Polimento. Como efetuar um polimento automotivo?

  

 

Devido a muitas dúvidas de leitores do blog sobre polimento, processos, informações e tudo mais, chegou o momento de falar sobre polimento automotivo.

Segue abaixo um  curso grátis de polimento automotivo. :)

Polimento Automotivo

O que é polimento?

Polimento é o processo onde, por meio de abrasão, é removida uma pequena camada de verniz que está danificada para renovar a pintura automotiva.

Muita gente acha que é simples polir, mas não é bem assim. Antes de sair polindo, é necessário ter um treinamento e uma instrução adequada para não sair fazendo besteira e estragando a pintura. Então aqui vamos dar dicas, porém vamos explicar como tomar os devidos cuidados e se tiver qualquer dúvida, peça o auxilio de um profissional.

NÃO NOS RESPONSABELIZAMOS POR QUALQUER USO INDEVIDO DESTE MATERIAL

Como eu faço o polimento?

Vamos passar abaixo um guia, efetuando o passo a passo para não ter problemas. O processo de polimento antes mesmo de efetuar-mos o polimento, já que é necessário uma série de processos até iniciarmos o polimento. Confira:

1. Lavagem

Antes de qualquer coisa, é necessário lavar a superfície. Leia em outro tópico já abordado, Como lavar corretamente seu carro.

2. Análise

Pra começar, não existe uma receita de bolo, um processo pronto para todos polimentos que deve ser efetuado e sim, uma análise da situação da pintura e após isso é necessário fazer testes para ver qual processo de polimento será o mais rápido, com menos desgaste de verniz e com o melhor desempenho.

Contaminação e Riscos - Descontaminar - Argila - Clay Bar

Situação da Pintura após a lavagem

Após ter lavado o veículo, você irá encontrar várias dessas contaminações e riscos na superfície, como:

- Overspray (névoa de tinta), Poeira do Freio, Contaminantes de Ferro, Poluição Industrial – Estas contaminações que ficam sobre a superfície e deixam-na áspera e com o tempo vai perdendo o brilho de acordo com a contaminação. Como resolver? As contaminações são eliminadas com Clay Bar, efetuando o processo já abordado no Blog. Como descontaminar a pintura do seu carro com Clay Bar (Argila)?

Swirls - Marcas de pano- Swirls – São pequenas marcas, são as mais comuns, ocasionadas normalmente pela lavagem e secagem incorreta do veículo.

Como resolver? Efetuando a Etapa do Lustro, Boina de Espuma Macia e Lustrador. Caso o Lustro não resolva, é necessário efetuar o Pré-Lustro.

- Riscos Leves – São pequenos riscos, pouco mais fundos que as swirls.

Como resolver? Efetuando o Pré-Lustro, onde é feita com Boina de Espuma Agressiva com um polidor de média abrasividade. É necessário efetuar o refino para remover as marcas deixadas por este processo.

- Riscos Médios – São riscos médios, são os mais fundos que as swirls e os riscos leves.

Como resolver? Neste caso é necessário o uso de Boina de Lã e um polidor agressivo para remover. Em alguns casos, é necessário o uso da Lixa de Polimento (para usar lixa é necessário treinamento) somente no risco, sem gastar desnecessariamente o verniz em locais onde não é necessário lixar. Após se faz o processo com boina de Lã para remover os riscos de lixa. É necessário efetuar o refino para remover as marcas deixadas por este processo.

- Riscos até a base – São riscos muito fundos, onde você vê que a cor não muda, mas o risco já furou o verniz. Você percebe estes riscos passando a unha no verniz e você consegue até colocar a unha dentro do risco de tão fundo que ele é.

Como resolver? O polimento não resolve este problema. Necessita de uma aplicação de verniz localizado ou repintura.

- Riscos até o Primer – São riscos que atingiu até o Primer. É um risco que você vê nitidamente que dentro do risco, no fundo, aparece a cor cinza.

Como resolver? É fácil. Pintando! =) É possível efetuar um reparo localizado com um produto chamado Tira Risco e após é efetuada a aplicação do Verniz Tira Risco, veja Kit Tira Risco Light. Em seguida é feito um polimento para nivelar o novo verniz com o original. Este produto não é muito eficaz em cores claras, ficando assim, o reparo um pouco mais escuro que a cor original. Caso o dano seja maior, é necessário efetuar a re-pintura.

3. Descontaminação (se necessário)

Efetue a descontaminação da superfície caso haja contaminantes, mas saiba que, 95% das superfícies contém alguma contaminação. Veja como descontaminar a superfície no tópico já abordado aqui no blog. Como descontaminar a pintura do seu carro com Clay Bar (Argila)?

4. Polimento

Regras básicas do polimento

1. Sempre utilize a boina 100% na superfície. NUNCA incline a boina. Você verá que muitos, mas muitos profissionais inclinam a boina e isto esta totalmente incorreto. Antigamente, tinham empresas que ensinavam que o correto era realmente inclinar a boina na hora de polir e por isso existem empresas que não tem nada menos que 4 a 5 passos no seu processo de polimento. =)

Inclinando a boina você estará colocando somente 25% da boina em contato da superfície e estará exercendo uma pressão descontrolada sobre a pintura. Efetuando esta pressão, você estará criando as famosas holografias. São 2 tipos de holografias: uma criada pelas boinas de lã e polidores mais abrasivos e a outra é pela inclinação da boina, que são as piores holografias.

Veja abaixo as imagens da holografia criada pela inclinação da boina, estes traços que aparecem nas imagens são criadas por esse erro: (clique na imagem para ampliá-la)

Holografia - Boina inclinadaHolografia - Boina inclinada - 2Holografia - Boina inclinada - 3Holografia - Boina inclinada - 4Holografia - Boina inclinada - 5Holografia - Boina inclinada - 6

2. Mantenha as boinas sempre limpas. Boinas de Fio ou Lã limpe sempre após o uso com Espora para Boinas de Lã ou Escova Condicionadora de Boinas. Boinas de Espuma limpe sempre com Escova Condicionadora de Boinas. Quando a boina estiver muito suja, mesmo com a limpeza sempre após o seu uso, lave a mão com água e sabão.

3. Suportes e boinas balanceadas. As boinas e os suportes devem estar sempre balanceados. As boinas de velcro também deverão estar bem centralizadas no suporte.

4. Trabalhe sempre em áreas pequenas, 50x50cm, faça o procedimento, efetue totalmente o processo até a remoção total das marcas desejadas, após isso, passe para uma área seguinte. Faça assim todo um precesso, após ter feito todo o carro, passe para o processo seguinte.

5. Trabalhe sempre na sombra e com a lataria fria.

6. Quando for trabalhar com Politriz ou Roto Orbital, coloque sempre o fio no seu ombro, por trás de suas costas. Nunca deixe o fio solto.

7. Não pressione a politriz. Não faça pressão da politriz sobre a superfície, isso só irá criar holografias mais fundas, dificultando os passos seguintes ou deixando marcas que o processo seguinte é incapaz de remover. Deixe só o peso da politriz trabalhar sobre a superfície e vá guiando-a.

8. Rotação correta. Sempre utilize a rotação recomendada pelo fornecedor ou menor. A velocidade excessiva faz com que o calor aumente e o produto seque com mais rapidez, podendo você estar polindo uma superfície com um polidor seco, ocasionando marcas muito agressivas.

Quais os processos do polimento?

4.1. Corte

O Corte normalmente é efetuado para remoção de riscos médios e quando é usado lixa no processo. Falaremos sobre lixamento para o polimento num outro tópico que será abordado em breve.

Quais produtos eu posso usar no processo do Corte?
- Massa II Extra Forte Lincoln + Boina de Fio Amarela Lincoln
- Corte Diamante M85 MeguiarsBoina de Fio Amarela Lincoln
- Ultra Cut Meguiars M105 MeguiarsBoina de Fio Amarela Lincoln
- Composto Polidor Forte M84 MeguiarsBoina de Fio Amarela Lincoln
- Polidor Premium 3MBoina de Fio Amarela Lincoln
- Corte Rápido Power Gloss MenzernaBoina de Fio Amarela Lincoln

A Boina de Fio Amarela Lincoln pode ser substituída pela Boina Super Macia 3M, Boina de Lã da Lake Country ou Boina Ninja da Lincoln, que está para ser lançada.

Não recomendo o uso da Boina de Fio Branca por ela ser mais agressiva e mesmo sendo mais rápido o processo, provocará muita holografia, onde perderá mais tempo nos passos seguintes removendo estas marcas. Também poderá provocar a remoção demasiada do verniz sem necessidade.
As fábricas normalmente vão recomendar a Boina de Fio Branca para os produtos que eu indiquei, mas como disse, assim você irá ganhar tempo nos próximos processos, eliminando até o processo do Pré-Lustro ou Refino na maioria das vezes.

Rotação
No corte use rotação de 1.400 a 1.800 rpm (rotações por minuto).

Existem também boinas de espuma para efetuar o corte, porém pelo seu poder de corte ser menor, coloquei este processo como um Pré-Lustro ou Refino para facilitar a didática. Existem muitos tipos de boinas de Espuma, a Lake Country, por exemplo, tem 9 densidades de boinas de espuma, sendo do corte até a aplicação de selante ou cera. O processo de corte efetuado também pela boina de espuma é mais lento, esquenta rápido (onde a evaporação do produto também ocorre mais rápido), mas a remoção da camada de verniz também é menor.

4.2. Pré-Lustro ou Refino ou Polimento

O Pré-Lustro ou Refino ou Polimento é feito em alguns casos ou quando se busca um resultado melhor. No processo de polimento comercial, onde se busca desempenho, polimento rápido, quase nunca é feito este processo.

Este processo é utilizado quando:
- a etapa do Lustro não remove totalmente as marcas da etapa do Corte;
- quando a superfície está com Riscos Leves;

Quais produtos eu posso usar no processo do Pré-Lustro ou Refino?
- Composto Polidor Lincoln + Boina de Espuma Roxa Meguiars
- Dupla Ação M83 Meguiars + Boina de Espuma Roxa Meguiars
- Dupla Ação Intensive Polish Menzerna + Boina de Espuma Roxa Meguiars

Rotação
No corte use rotação de 1.300 a 1.600 rpm (rotações por minuto).

4.3. Lustro

O Lustro é fundamental e deverá ser feito sempre neste processo.
A função do processo do Lustro é para a eliminação:
- de Swirls;
- da marcas da chuva ácida (leve);
- de holografias do processo 1. Corte e 2. Pré-Lustro ou Refino.

Quais produtos eu posso usar no processo do Lustro?
- Lustrador Swirl Free Polish M82 Meguiars + Boina de Espuma Amarela Meguiars
- Super Lustrador Ultra Finishing M205 Meguiars + Boina de Espuma Amarela Meguiars
- Líquido Lustrador 3M + Boina de Espuma Amarela Meguiars

Rotação
No corte use rotação de 1.000 a 1.400 rpm (rotações por minuto).

Veja outras boinas de espuma que possam ser utilizadas:
- Boina de Espuma Lincoln
- Boina de Espuma Macia Amarela Buff and Shine
- Boina de Espuma Lustradora 3M
- Boina de Espuma Macia Preta Lake Country

E as boinas ainda mais macias?

As boinas:
- Boina de Espuma Ultrafina Azul 3M;
- Boina de Espuma Super Macia Preta Meguiars ou Bege Meguiars;
- Boina de Espuma Super Macia Preta Buff and Shine;
- Boina de Espuma Super Macia Azul Lake Country.

Estas boinas são utilizadas para um lustro ainda mais fino, em cores muito críticas, quando todos os processos forem feitos perfeitamente e ainda se percebe a presença de marcas de boina. Neste caso é utilizado uma das boinas super macias citadas acima.

O uso destas boinas é feito raramente ou se é detailer, um profissional focado na perfeição, daí sim, quase um uso obrigatório, focando no acabamento e no aumento do brilho.

Mas cuidado, as vezes você acha que fez todos os processos anteriores perfeitamente mas não, e vai querer efetuar um lustro com uma boina super macia porém ela não irá remover, porque ela é fina demais para remover as marcas mal-removidas nos processos anteriores.

5. Avaliação final

Após ter feito todos os processos anteriores, é necessário avaliar se todas as marcas foram efetivamente removidas.

Aqui vamos ensinar uma fórmula caseira para a remoção de excesso de produtos, para avaliar se realmente a pintura está 100% sem marcas, riscos, swirls.

1. Misture 1:1, Água Destilada e Álcool Isopropílico;
2. Borrife a solução sobre a superfície e no mesmo momento, utilize um pano microfibra 100% limpo e seco para espalhar, vire e com o outro lado, remova todo o produto;
3. Leve o veículo ao sol ou utilize a Pistola de Luz Maxfire Brinkmann ou Tripé de Luz Halogenea Kers para inspecionar a superfície;
4. Caso a superfície esteja perfeita, leia o tópico de como proteger a superfície. Caso tenha alguma marca, identifique o tipo de marca e refaça o processo.

Têm profissionais que lavam o veículo. Está totalmente certo, no entanto o processo acima tem maior poder de remoção de excessos de produtos, assim, sendo mais fácil de localizá-los. Recomendo fazer este processo em partes do carro e não em todo o carro.

6. Proteção e manutenção

Após ter removido os defeitos desejados no polimento, é a hora de proteger a superfície. Este assunto já foi abordado em outro tópico. Como cuidar da pintura do seu carro?

Considerações finais

Os processos de polimento aqui indicados não são uma regra, mas sim, um guia para tirar do chão quem não tem nem base por onde começar. O processo de polimento automotivo deve ser feito pelos processos e produtos que o profissional melhor se adequar.

Se for buscar efetuar um trabalho diferenciado, normalmente é feito os 3 processos. Tudo vai do resultado que você pretende chegar no seu polimento.

Gostou do artigo?
Então, insira seu email ao lado direito e receba gratuitamente as atualizações do blog Car Care.

Caso tenha ficado dúvidas sobre polimento, por favor, deixe seu comentário que farei o possível para ajudá-lo =)

Abraço

 

Clique aqui para enviar sua avaliação


Submit your review
* Required Field

l-z-silva@hotmail.com

Mar 28, 2014 by LUCIANO ZEFERINO

ótimo material para aprendizado e consulta, de grande utilidade com muita técnica, um abraço.


Polimento. Como efetuar um polimento automotivo?

Mar 20, 2014 by Gildasio Rodrigues

Excelente matéria muito educativa e com muita praticidade sem enrolação.


polimento

Mar 09, 2014 by osvaldo

gostei muito e obrigado, difícil encontrar pessoas como você. Ensina e não pede nada em troca.
sucesso


polimento

Mar 09, 2014 by osvaldo

gostei muito e obrigado, difícil encontrar pessoas como você. Ensina e não pede nada em troca.
sucesso


parabens gostei demais

Mar 03, 2014 by Joelson

foram bem detalhado e objetivo parabens


Dúvida

Feb 24, 2014 by Richard

Em primeiro lugar quero agradecer pelo seu ótimo trabalho e pelas explicações que me motivaram bastante a começar. Meu carro esta com o teto queimado, o verniz esta se ressecando e descascando, mas a pintura por baixo está boa, gostaria de saber qual o processo para igualar a superfície e deixar brilando... OBs meu carro é um corsa 2001 vermelho.. é um vermelho meio estranho pois ele muda de cor dependendo da luz... Agradeço a atenção!


trend car pinturas automotivas

Feb 23, 2014 by valter dos santos

cara vc ta de parabéns gostaria de receber mais orientação de vc por quer vc é o cara do polimento.


polimento

Feb 11, 2014 by NELSON BERTOLE

Parabéns excelente aula, uma excelente base para quem quer polir seu próprio carro.


Polimento

Jan 14, 2014 by Luiz

Gostaria de saber do curso que vc comentou com o brito Alex tenho interesse


Polimento.

Nov 28, 2013 by Carlos Daniel

Ótimo, porém preciso de adquirir prática... a matéria é excelente.


Car Care , BR 4.9 5.0 15 15 ótimo material para aprendizado e consulta, de grande utilidade com muita técnica, um abraço.
Page:
12

Sobre Alex Sandro Schmitt

Alex Sandro Schmitt, proprietário da www.miromi.com.br, loja virtual focada no comércio de produtos em estética automotiva. Fotógrafo nas horas vagas :)
Esta entrada foi publicada em Dicas, Polimento Automotivo e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

352 respostas a Polimento. Como efetuar um polimento automotivo?

  1. Wellington disse:

    parabens pela materia,

  2. Leandro Santos disse:

    olá tudo bem,

    Sou Leandro resido em Novo Hamburgo RS, estou pensando em começar a polir carros para ajudar na renda, possuo experiencia como pintor, porem de caminhão.

    Quais dicas vocêêpoderia estar passando ?
    Fico non aguardo .

    ATT
    Leandro santos ê

    • Olá Leandro

      Questão comercial eu lhe recomendo iniciar visitando as concessionárias, e o restante é boca a boca. Interessante também panfletagem mas melhor que boca a boca não tem. Revendas também é interessante você visitar e oferecer os teus serviços. Só que estes locais, vão pagar pouco mas vão oferecer bastante serviço. Onde se ganha melhor é direto no consumidor.

      E questão de processos, produtos, informações estão aqui no blog =)
      E também tem o fórum http://www.miromiforum.com.br

      Abraço

  3. Marcelo disse:

    Alex,boa tarde!
    Voce pode indicar um profissional para executar o serviço em meu carro?
    Morro na zona leste-SP!

  4. brito disse:

    ola gostei muito do curso pretendo trabalhar nessa area como faço pra ganhar mais esperiencia vc da aula pratica onde

  5. Cristiano da Rocha disse:

    parabéns pela aula,realmente muito esclarecedora.gostaria que me tirasse uma dúvida.meu carro está nas laterais com chamado”pés de galinha”o verniz está com vários riscos,esse tipo de polimento resolveria meu problema?ou uma massa de polir número 2?

    • Em muitos casos, o polimento resolve o problema sim, mas tudo depende da situação. Riscos leves e médios, são removidos tranquilamente. Os fundos, é preciso avaliar se atingiu a tinta/lata. E no pé de galinha eu não me recordo se o polimento elimina 100%, também depende da intensidade.
      Inicie o processo sempre do menos abrasivo para o mais abrasivo, mas neste caso, acredito até que seria necessário o uso de lixa.

      Abraço

  6. fernando cear bandiga disse:

    gostaria de fazer uma pergunta!!! se o veiculo repintado o local ficou mais escuro que a original, se no polimento com lixa ele pode ficar mais claro e chegar proximo a original ou nao terá que refazer a pintura?

    • O polimento pode corrigir textura, brilho, até mudar a cor um pouco a cor mas agora, quando a diferença for na tinta mesmo, polimento não resolve. Se o polimento estiver na tinta, só pintando novamente.
      O polimento é efetuado no verniz, que é transparente.
      É o verniz que protege a tinta, ficando em baixo do verniz.

      Como saber se o polimento vai resolver? Lave o carro e jogue água corrente nos 2 locais ao mesmo tempo. Este é o melhor acabamento que você irá conseguir chegar.

      Abraço

  7. Pablo disse:

    Olha eu de novo Alex.. Tu já me respondeu aqui e me ajudou muito, tanto que voltei..

    Como tinha citado, eu fiz uma compra de uma politriz Angular da Goodyear, fiz o pedido de cancelamento, mas mesmo assim eles me enviaram, e agora me deparo com esse equipamento..

    O que você me diz, tento vende-la por aqui, tento fazer a devolução, queria uma luz.
    Comprei jurando que serviria para trabalho doméstico, ainda bem que você me orientou e evitou que eu fizesse um desastre no meu carro, que é zero.

    Abraço

    • Pablo, toda compra na internet, você tem 7 dias de arrependimento após o dia de recebimento.
      Lógico, não pode usar mas está no direito do consumidor pois você não viu pessoalmente.
      E todos custos de postagem e devolução são por conta da empresa.
      Pode entrar em contato com eles dizendo que não quer mais e são obrigados a devolverem o teu dinheiro.

      Abraço

  8. Eduardo Campos disse:

    Olá amigo, parabéns pelo site, muito bom mesmo, melhor do que os videos do you tube, pois é mais esclarecedor. Tenho uma dúvida, pois comprei a politriz Einhell e já adquiri a boina ninja lincom para o corte, a cinza da 3m para o lustro, ocorre que veio junto com a politriz uma boina branca de espuma que aparenta ser mais agressiva que a cinza da 3m, gostaria de saber se posso usar essa boina branca de espuma no pre-lustro, ou devo usar a ninja no corte e pre-lustro. Outra dúvida, uma boina de espuma será sempre menos agressiva que uma de fio, ou não necessariamente? Grato pelo site.

    • Pode usar mas deve ver se ela vai te ajudar ou prejudicar no processo.
      Essa boina deve ter um corte entre a ninja e a espuma cinza da 3M.
      E na politriz, usar essa boina de espuma tende a esquentar, evaporando mais o produto, onde você deve ficar atento para não trabalhar com a boina e sem produto na peça.

      Dúvidas? Poste

      Abraço

  9. jair disse:

    alex tb o que eu quero saber e como retirar as marcas helografica deixada pela politriz,mandei polir o meu carro e o cara fez isso, tem concerto, elas somem mesmo , abs

    • Sim, tem solução. Mas manualmente é praticamente impossível
      Agora, se for trabalhar com uma roto orbital, com uma boina de espuma amarela e um lustrador 4000 da Menzerna, com velocidade 5, você consegue resolver esse problema.
      Lógico, estou dando uma receita de bolo. Pode ter casos que as marcas sejam muito fundas e esse processo não remove 100% das marcas mas 80% vai remover.

      Abraço

  10. comprei a cera nxt ela esta mole dentro da lata poe que cera meguiars 2.0 generation paste wax

    • É a característica dela. É uma pasta cremosa mesmo. Só que na hora de aplicar, você pega pouco produto. Não fica encharcando o aplicador de produto não.
      Pega um pouco de produto, espalha bem fina na peça e remove após uns 20 minutos.
      Mas não se preocupe, ela é assim mesmo.

  11. abell disse:

    Boa tarde
    Gostaria de saber as sequencias de produtos usado no polimento, e como fazer.
    abraço. gostei do site mas fiquei um pouco confuso.

    • Olá

      Citei vários produtos nesse tópico e se quiser, tem um tópico onde cito sobre produtos da Meguiars.
      Agora, o processo de polimento automotivo não existe uma regra a ser seguida e sim, um melhor polimento para cada situação.
      Mas caso queira um processo engessado, poderá montar um com as dicas que escrevi no tópico.

      Abraço

  12. Claudio Fernando Marques Ramos disse:

    Gostaria que você me ajuda se, faço cristalização ou espelhamento com produtos 3M, estou com uma duvida, quando o carro esta queimado do sol, posso lixar ate sair aquele queimado, pra efetuar a cristalização, ou como poço tirar o queimado do carro , ou nao tem como tirar? Estou com dois casor um bem queimado que esta branco tipo ta ate aspero mais bem queimado, e outro que so ensima da porta esta queimado mais pouca coisa, tipo algus descascados do vernis mais ainda da pra ver a cor da tinta Obs. so tenho produtos 3M

    • Olá Claudio

      Se a pintura está queimada, como está imagem:
      Pintura queimada

      Única solução é REPINTURA. Não adianta lixar nem nada, já que, o sol queimou todo o verniz e não tem mais verniz pra você lixar, se lixar, você vai acabar removendo a tinta e vai aparecer o primer (fundo), que é cinza claro. O máximo que poderia fazer neste caso é, lustrar a pintura e passar uma cera, nada além disso. Esse processo ajuda a melhorar o acabamento e principalmente, vai proteger pra não piorar. Só que é bom reaplicar 1x por mês a cera para manter sempre bem protegida essa pintura.

  13. magrão disse:

    olá
    olha eu tenho uma duvida se no polimento é usado primeiro acera comum ou a massa numero 2 pois ja obetive varias respostas.

  14. Gabriel Alves disse:

    Fala, Alex.

    Parabéns pelo Site, ta d+. esta ajudando muita gente!

    Sou leigo, e nunca fiz nenhum tipo de polimento/enceramento. Tenho um Fiesta Preto 2010 hatch, ele esta com aqueles famosos swirl’s devido a lavagens incorretas, e tbm pequenos riscos.

    Ele fica exposto ao tempo e quando pega neblina a noite e percebo q o centro do capô esta fosco, e quando passo o dedo é como se fosse uma areia. o q será isso?

    veja se o método q quero adotar esta correto.
    Obs.: pretendo fazer todos os processos manualmente, independente do cansaço.

    1 – Lavar com luva de microfibra, xampu 3m e secar com toalha x2000 meguiars
    2 – usar a pasta abrasiva 3m para descontaminar (lubrificar com Brilho final 3m)
    3 – Ultimate Compound meguiars (para remover swirls e pequenos riscos)
    4 – Cera Collinite 476s, ou por ser preto melhor utilizar a 915 ou até mesmo a NXT?
    5 – Manutenção com UQD ou brilho final.

    manualmente obterei resultados?
    Os panos de micofibra, um tipo dele serve pra tudo, ou difere?

    obrigado.

    • Olá Gabriel

      Quando começa a ficar fosco desse jeito, é comum que já tenha danificado todo o verniz. Se for isso mesmo, só repintura vai resolver.
      Se não quiser pintar por enquanto, use somente cera na superfície, para não piorar a situação.
      Se for o mesmo efeito da pintura da imagem, o efeito se chama de Calcinação, que quer dizer, pintura queimada.
      Pintura queimada

      Faça os processos acima, só deixa de lado o processo 3, com polidor Ultimate COmpound. Se for usar ele, só em partes onde não está fosco, queimado. Se polir esse local, pode até ficar um pouco melhor na hora, mas em breve, ficará muito pior, fora que vai remover tinta no polimento.

      Pode usar panos microfibra comuns :)
      O da Autoamérica 40x60cm Premium é top e barato.
      Sim, manualmente vai chegar a resultados sim, porém, cuidado com o que informei acima.

      Abraço

  15. jose disse:

    oi tudo bem
    olha é possivel ir direito a fase do lustro ?sem ter k passar pelas outra fases mais agressivas? e é possivel faze lo á mao?
    e outra coisa o que achas da ceraMeguiars mirror glaze 16 ? é boa ? obrigado um abraço
    e fantastico site

  16. levi galvao disse:

    ola alex
    como eu faço pra tirar pingos de tinta do carro
    desde ja obrigado

  17. ciro krause disse:

    Alex,comprei o m105 contigo esta semana,chegou tudo direitinho,e ja tenho o m205,quero ti perguntar se tenho que limpar a peça depois de aplicar o 105 e 205.para depois aplicar a cera.estou usando a cera da lincon,a carnauba premiun,para proteçao é boa mas brilho não,já usei a nxt mas acho que eu nao sabia aplicar,pois ficava com manchas,vi nos comentarios que voce deixa ela por ate 30 min antes de retirar é isso mesmo?valeu abraço.

  18. boa noite! vou fazer um espelhamento em qual tipo de cor em um carro ,posso passa o auto brilho e depois a pasta wax.ou sò a pasta wax direto no carro.

  19. elinei santos da costa disse:

    AMIGO VOCE NAO TEM UM CURSO DE POLIMENTO EM VIDEO PARA PRATICA

  20. rony disse:

    Boa noite
    Parabens pelo site.
    Bom, estou querendo fazer polimento a domicilio,pois no momento faço apenas em um lava rapido, onde ja pego o carro limpo pronto para fazer.
    No caso de ser a domicilio , como devo proceder?
    Lavar o carro na casa do cliente? Pedir para que o dono lave antes da minha visita?
    Se der para vc me ajudar com esta duvida, agradeco

    • Olá Rony

      Tem 2 opções:
      1. Pedir pro cliente lavar o veículo no dia anterior;
      2. Fazer uma lavagem a seco, recomendo o Lavagem a Seco Perol, rende muito e seu custo é muito bom.

      Se eu estivesse no seu caso, eu lavaria na casa do cliente e cobraria a lavagem a parte, dando a opção, cobrando sempre mais caro que em outro local, forçando com que o cliente lave fora, e se ele quiser comodidade de lavar com você, você vai estar ganhando bem pra fazer isso.

      Espero ter ajudado.

      Abraço

  21. ciro krause disse:

    Alex, primeiramente parabens e obrigado. Ja tirei varias duvidas com tua experiencia no assunto e sempre acompanho tuas dicas, hoje me cadastrei na tua loja, queria tirar algumas duvidas , Quero comprar o m105 meguiars , e o sonax para inspeçao final.tem um outro produto que seja “igual”ou mesma eficiencia ao m105? Desde ja agradeço, abraço.

  22. DANILO disse:

    Boa noite, parabens pelo site, bastante variedade de produtos e preços bons. Gostaria de uma orientacao, comprei com voce a 476s só que esta muito ruim aplica-la e remove-la na mão. Tenho uma makita sa7000 o que preciso comprar para utiliza-la com essa cera ? essa maquina da para fazer esse tipo de servico ? posso danificar a pintura ? tem algum macete para iniciantes. Ate mais, obrigado.

    • Olá Danilo

      A Cera 476S deve aplicar e remover logo em seguida. Não pode secar na pintura, senão fica difícil remover mas se remover logo, ela é muito fácil de remover. Não pode utilizar politriz nessa cera não, pois a temperatura vai secar ainda mais a cera e poderá riscar a pintura.
      Não seria um macete mas sim, não deixar ela secar. Caso tenha secado e queira remover, recomendo dar 1 pulverizada de Quik Detailer Meguiars e remover com pano microfibra, que vai remover tudo.

      Abraço

  23. Vieira disse:

    HELP! Necessito de uma orientação… U.R.G.E.N.T.E
    Boa tarde e parabéns pelo blog!

    - Meu carro é um citroën preto (não é metálica) está aparecendo no capô e tampa traseira uma macha meio fosca e esbranquiçada creio que seja devido a tomar mt sol e chuva, as colunas da porta tb começaram a ficarem foscas.

    - Não tenho experiência nehuma com polimento, más já li bastante e assisti mtos vídeos no youtube a respeito. Em fim, estou pensando em fazer o seguinte procedimento, e gostaria que complementasse sobre o que eu poderia fazer para que ficasse um trabalho relativamente bom, com um custo reduzido:

    1º Passo: Lavá-lo com um champoo neutro de boa qualidade na sombrar e secar bem;
    2º Passo:Aplicar a Lixa 2000 (mão leve) em sentido único borrifando bastante água de forma localizada nos locais afetados;
    3º Passo: Lavá-lo novamente para retirada dos resíduos que por ventura soltaram do lixamento e secar bem;
    4º Passo: Aplicar massa de polir nº2 (não sei se devo aplicar em todo o carro, ou localizado) e iniciar o processo de polimento. Obs.: tenho uma furadeira/parafusadeira profissional com regulagem de velocidade, consigo colocar a velocidade que eu quiser. Ainda não comprei as boinas pois tenho dúvidas devido ao leque de opções existentes no mercado;
    5º Passo: Iniciar o processo de Lustro – Ainda não comprei nenhum produto, nem químico e nem boina. Esse processo é realmente necessário? Não há como pulá-lo?
    6º Passo: Iniciar o processo de enceramento/acabamento final – Tenho a cera Gran-Prix tradicional.

    Resumindo: tenho a furadeira/parafusadeira, a Massa nº2 e a Cera GranPrix.

    Diante disto qual o passo a passo que vc me orientaria a fazer?

    Desde já Obrigado pela colaboração!

    • Olá Vieira

      Se a pintura é mais antiga, esse esbranquiçado pode ser uma pintura queimada e é fatal e não tem como resolver no polimento e sim, só repintando, pois já não deve ter nenhum verniz na pintura e polir e vai remover o restinho de verniz e vai começar a tirar a tinta e dai sim, pode ficar pior do que já está.
      O que recomendo efetuar neste caso é, aplicar uma cera de qualidade, como uma Cera 476S Collinite.

      Segue abaixo uma imagem de exemplo de uma pintura queimada:
      Pintura queimada

      Abraço

  24. igor augusto disse:

    poderia usar no processo de polimento: a lixa d’água1500 ,massa de polir da base d’água da marca proauto , cera liquida da proauto e boina de lã de pois da lavagem ? só usando esses itens ? Qual procedimento eu uso pra retirar a mancha feita pela chuva acida ? E também como faço a cristalização?

    • Olá Igor

      Processo de lixamento só é feito em último caso. Como explicado no post, sempre faça o processo menos abrasivo para o mais abrasivo. Tente primeiro um processo de polimento antes de iniciar o lixamento. Lixamento só em último caso.
      Cristalização é quando, você protege uma pintura polida, quer dizer, se você poliu uma pintura e aplicou uma cera de qualidade, você efetuou uma cristalização.
      Chuva ácida é uma corrosão, as vezes é necessário até lixamento para remoção, mas como disse acima, é necessário testar, primeiro tenta polir, se não removeu, vá para o lixamento, porém, até no lixamento, primeiro utilize lixas mais suaves, como P2500, e só após testar P1500/P1200 (último caso).

      Abraço

  25. Valdir Rosa disse:

    Prezado Alex,

    Estou com uma dúvida na montagem do meu setup
    para um polimento de um carro prata com a pintura
    razoavelmente boa.

    Polimento – Buff Lite II com Boina Lincoln Polifacil Pele Ninja;
    Refinamento – Lite Finish com Boina LC.Flat 6″ Branca Macia Corte Suave;
    Lustro – Swirl Remover com Boina LC.Espuma Constant Pressure Flat Macia Preta 6″
    Avaliação – Solução IPA
    Proteção – Malco Cera Líquida Paste Wax Cherry Flash

    obs: o suporte Kers para Boinas com Velcro – 6″- Rosca 5/8″ é bom para
    os tipos de boina que vou utilizar ? Você modificaria algo neste setup ?

    Desde já, agradeço e mais uma vez parabéns pelo seu ótimo trabalho.

    • Muito bom seu Setup.
      Sim, suporte da Kers é muito bom sim, pode adquirí-lo sem medo. Recomendo a você as boinas de 6.5″ da Lake Country, elas tem 50% mais espuma que as boinas de 6″ da Lake Country.

      Qualquer dúvida, estou a disposição

  26. Breno disse:

    Olá Alex,
    Há 2 meses comprei um carro zero na cor preta.
    Tive um “ataque” de passarinho que sujou meu carro.
    Bem…o fato é que acredito que tenha afetado o verniz, pois não consegui retirar nem com um polimento local. Também percebi que fica umas “micro-rachaduras” no local afetado, semelhante a um ressecamento.
    O que fazer para resolver este problema?
    Além de manter sempre limpo, o que devo fazer para evitar outros problemas desse tipo? Existe algum produto protetor que diminua o risco de acontecer novamente?

    • Olá Breno

      Feses de pássaros são ácidos e com atrito com a pintura sem proteção acabam corroendo a pintura e penetrando a dentro.
      O correto é, quando ocorrer isso é lavar o veículo no mesmo dia senão acaba ocorrendo isso.
      Se efetuou polimento no local e não resolveu, sinceramente, para resolver é só repintando. Pode efetuar antes um teste lixando o local com lixa de polimento e depois polir mas é difícil, normalmente quando não sai no polimento, quer dizer que foi bem a fundo na pintura.
      Para isso não acontecer, bom é sempre ter uma cera de alta durabilidade, neste caso, recomendo seguramente a Cera 476S Collinite. Porém, mesmo assim, sempre que ver alguma feses de pássaros na pintura, remova logo, porém a Collinite vai dar mais tempo até você remover, pois ela é muito resistente.

      Abraço

  27. Wilson Strelis disse:

    Olá! Gostaria de saber de quanto em quanto tempo devemos fazer o polimento no carro ?

    • Olá Wilson

      Quando você verifica que a pintura está com riscos. Não tem uma regra para o momento certo mas sim, quando tem riscos, deve efetuar um polimento. Agora, a agressividade do polimento deve ser de acordo com a situação da pintura.

      A questão é não deixar que esses riscos ocorram. Quando menos precisar polir a pintura, menos verniz irá remover e mais a pintura vai resistir.

      Abraço

  28. eliseu lucas disse:

    ola alex tudo bem.
    gostaria de tirar uma duvida, sera a primeira vez que irei usar produtos menzerna.
    sera que poderia utilizar o produto power finish 2500 com boina de la amarela 3m no pre lustro ou nao, teria que ser boina de espuma, e se for espuma qual seria. obrigado.

  29. Sergio disse:

    Boa Dia Alex!
    Sou apenas um entusiasta, porém pretendo adquirir um roto orbital para economizar um pouco do braço, tem um Fluence Preto – a cor é fantástica, mas da um trabalho – a intenção é apenas lustro e cera – daí vai algumas dúvidas:
    1. Para lustro e cera com a roto nas mãos inexperientes, há a necessidade de isolamento com fita crepe das partes não pintadas? Existe risco de lascar as quinas?
    2. Porter Cable Roto Orbital x Kers x V8 – Todas são dual action (V2)?
    3. Em post anterior li que a Kers é mais agressiva que a V8, isto implica em algum risco para amadores?
    4. Dentre estas mencionadas, qual você recomendaria, considerando durabilidade, reparabilidade, anatomia (praticidade) e peso(melhor desempenho na hora de trabalhar), podendo desprezar o quesito preço.

    • 1. Como roto orbital não tem risco de lascar quinas. É bom sempre cuidar para não pegar partes de plásticos e borrachas, porque vai sujar e depois pode ser difícil de remover dependendo do caso mas não vai estragar. Com a Roto é seguro.

      2. Dual Action e V2 são duas coisas diferentes.
      - Dual Action significa Dupla Ação, quer dizer, ele gira e também oscila. Isso significa Dupla Ação.
      - V2 é um sistema criado pela Meguiars por causa do motor deles que é mais fraco e esse sistema faz com que, quando a máquina sofre pressão, o motor não tem força para manter a mesma ação, dai o sistema aumenta a potência do motor afim de fazer com que a mesma ação seja mantida. Com as máquinas com motor mais forte não tem sistema V2, já que possuem motor mais forte e assim, não perdem potência quando sofrem alguma pressão.

      3. Não, isso quer dizer que ela tem mais potência e você pode controlar a potência no controle de velocidade. Só não recomendo utilizar velocidades 5.5 ou 6. Na velocidade 5 já é preciso cuidar mas acima disso não é recomendado para iniciantes.

      4. Eu recomendaria a Kers. A da Meguiars é muito boa e o diferencial da ergonomia e peso (lógico, motor menor) mas tudo isso foi pensado no hobista, quer dizer, a Roto da Meguiars foi desenvolvida pensando no hobista. A Roto da V8 e Kers são muito parecidas. A da Kers é um pouco mais barulhenta mas muito robusta e sim, a Kers e V8 são mais pesadas que a Meguiars.
      No seu caso, eu recomendaria ainda a da Meguiars. Excluindo o quesito preço nesta opção.

      Abraço

      • rodrigo disse:

        Olá colega. Primeiramente parabens pelo site.
        Retirei um ford fiesta prata da consercionaria a um ano e meio.
        Logo quando tirei o carro, fiz uma proteção de pintura. Depois nunca mais me inportei com os cuidados com a mesma.
        Recentemente notei alguns pontinhos pretos em cima do carro.
        Analizando mais de perto, percebi que eles estavam grudados, com aparencia de estarem enferrujando sobre o vernis.
        No outro dia dei uma lavagem no carro, ao secar, percebi que fiapos do pano estavam ficando agarrados na lataria, nestes mesmos pontinhos.
        Primeira atitude que tive foi ir ao mercado e comprar uma cera limpadora, como já estava de noite, aparentemente havia resolvido o problema, no outro dia ví que os pontinhos pretos ainda estavam na pintura, estes, até mesmo com a mão pura ao ser passada sobre o carro se sente uma certa aspereza.
        Lavei o carro novamente e tentei uma polida com massa de polir numero 2, para minha surpreza, eles ainda resistem.
        Alguns consigo tirar com a unha, outros não, e guando removidos fica uma manchinha marrom na pintura.
        Teria ideia doque pode ser e como retirar??
        Após a sera, ficaram varias marquinhas brancas em vouta destes pinguinhos, que se nota elhando em uma determinada direção.
        Será que com claybar ou outro produto para descontaminação de superficie resolveria o problema???
        Os pontinhos são bem pequenos, quase não se vê direito, a não ser que se preste bastante atenção.

  30. Claudio disse:

    me tira uma duvia eu faso o polimento e cristalizacao em minha casa so que na minha area nao e tal claro estava pensando em compra uma lampada e fui pesquisar e achei uma lampada economica de 85w equivalente a 300w sera que com essa lampada colocada em um projetor eu vou consiguir achar os defeito tanto os risco como ologramas?

    • Vai ajudar sim. Só que ela é uma lâmpada fria, ela não mostra tanto defeito quanto uma lâmpada quente. Mas pode fazer isso, colocar ela num holofote. Vai te ajudar muito. Tem opção de holofotes de LED, porém, são bem mais caros.

      Abraços

  31. Claudio disse:

    Gostaria que vc avaliasse meus pasos e tirase duvidas
    Ha algum tempo eu comesei a faser espelamento ou cristalizacao com produtos da 3M e sigo os seguintes pasos

    1 Lavagem do veiculo
    2 si nessesario lixamento so mente em ultimo caso eu uso a lixa
    3 si tiver contaminacao 3M Pasta Abrasiva
    4 polimendo com boina normal branca com 3M Perfect-It Polidor Premium
    5 Lavagem do veiculo para a retirada da massa de polir
    6 polimento com boina amarela com 3M Perfect-It Finesse-it
    7 lutro com boina lustradora cinsa 3M com 3M Perfect-It Líquido Lustrador
    8 lustro com Boina de Espuma Ultrafina Azul 3M com 3M Perfect Purple Lustrador Ultrafina
    9 3M Perfect-It Auto Brilho pasando com pano alta performace e retirando com pano ultr performace 3M
    10 Cera PASTE WAX 3M nacional aplicada com espuma retirando com pano ultra performace
    Apos isso levo o carro ao sol para verificar o trabalho

    agora a minha duvida auto brilho e depois a Cera PASTE WAX 3M ou nao pasa auto brilho?
    e qual os beneficio pasar auto brilho e depois Cera PASTE WAX 3M ou nao tem beneficio pasar os dois?

    • Bom dia Claudio

      1. Não vejo necessidade em lavar o veículo. Bem, se fica muito sujo, recomnedaria usar o Inspeção Final Meguiars, tem opção de bombona também (link). Borrifa na peça e remove com pano microfibra. Assim tu faz uma lavagem a seco e não precisa lavar o veículo.

      2. Auto Brilho 3M vai aumentar o brilho só que, também vai diminuir a aderência da Paste Wax na superfície, diminuindo a durabilidade da cera. Em vez de passar Auto Brilho antes, eu recomendaria fazer 2 camadas da Cera Paste Wax 3M.

      3. Tem benefício do Auto Brilho antes sim. Ele mascara defeitos como ninguém e deixa o acabamento com muito brilho. Pena que ele não dura muito. Em 2 lavagens no máximo, ele já vai sair todo da pintura.

      Abraço

  32. Evaldo disse:

    Alex, parabéns pelo Blog!
    Gostaria de tirar umas dúvidas contigo. Alguns dias atrás comprei na Miromi uma Roto Orbital Kers 900W, em seguida comprei o Ultra Cut (M105). Meu carro é preto pintura sólida e esta com vários riscos, não fundos, grande parte devido a panos usados em Lava-Rápido.
    No corte com o M105+boina amarela Lake Country, depois no refino M105+boina branca Lake Country e por último no lustro M205+boina preta LC, consigo eliminar os riscos com este combo? No refino é aconselhavel usar o M105? E por fim, qual combo vc me indicaria para o caso?

    Desde já agradeço

    • Olá Evaldo

      Vejo este processo com bons olhos. A Espuma Amarela da Lake Country é bem agressiva, vai remover muito bem os defeitos e fazendo um refino com a boina branca Lake Country com o mesmo M105 é muito bom. E finalizando com M205 na espuma preta da Lake Country sim, vai ficar ótimo!!! Sim, pode fazer o refino com o próprio M105.
      Eu vejo que seu processo ta legal, não mudaria este combo não já que estes produtos são excelentes na roto orbital.

      Abraço

  33. Olá Marcelo

    Faz tempo que não respondo no blog mas estou retomando e acredito que em breve respondo todos comentários. Tem muito comentário pendente mas estou respondendo a medida do possível. Estou respondendo primeiro os comentários mais novos e após, vou indo para os comentários mais antigos.

    Abraço

  34. ivam kaihara disse:

    Boa tarde, Alex!
    Posso utilizar a maquina orbital para tirar hologramas?
    É mais vantagem eu utilizar um selante ou posso utilizar uma cera de longa duração?
    Valeu pela atenção!!

    • Olá Ivam
      Para tirar defeitos, é recomendado utilizar a Roto Orbital com boina de espuma com um polidor. Assim irá remover defeitos.
      Se utilizar um selante ou cera, irá mascarar e aumentar a proteção mas a cera ou selante não irá remover as marcas.
      Abraço

  35. Claudio Braga disse:

    Gostei muito, e parabens, coisa de profissional, porém, para meu caso trata-se de um scortinho 89, muito judiado, que eu (robe, mas com categoria) gostaria de dar um “tratinho”, para rodar no dia a dia, sem fazer feio com um “antiguinho”. Pode me dar algumas dicas?

  36. celso luiz disse:

    por favor, estou tentanto recuperar a pintura vermelha de 40 anos……em muitos lugares já cosegui, mas acho que posso melhorar. Minha dúvida é: tenho politriz 1300w. massa branca a base de água e lustro 3em 1 Linconl. Pergunto tenho uma parte na caçamba muito queimada, que tentei passar a massa com boina de lã. não deu certo.será que devo passar com boina de espuma?

    • Olá Celso

      Quando mais agressivo o processo, mais será a remoção da tinta. Se a boina de lã não resolveu, o processo com boina de espuma é menos agressivo e dará menos resultado. Pintura antiga é recomendado procurar um profissional para ver o que fazer, onde ele vai avaliar pessoalmente.

      Abraço

  37. marcio a costa disse:

    Bom dia Alex!

    Tenho acompanhado seu blog ha muito tempo, as vezes fico ate de madrugada lendo os topicos e todos os comentarios.
    Gostaria de parabeniza-lo por essa iniciativa , pois ajuda muito .

    Bom eu nunca havia tocado numa politriz , ate que resolvi montar uma estetica automotiva aki na minha cidade (Goiania-Go), entao fui ate Sao Paulo para dar uma pesquizada no salao internacional do automovel , e aproveitei a viagem pra fazer um treinamento de lavagem a vapor, polimento, espelhamento, higienizacao etc.

    Apos voltar pra minha cidade eu comecei a pesquizar na internet sobre o assunto e descobri esse seu site que eh de altissimo padrao, desde entao acompanho sempre que posso.

    Agora tenho uma perunta Alex … vc sempre diz pra lixar em ultimo caso… minha duvida eh… algums carros estao mais zuados em algumas partes tipo capo ou teto ou tem algums arranhoes nas portas.

    pergunta 1= se lixar o capo , devo lixar o resto do carro ?
    pergunta 2= se nao lixar o resto do carro nao daria diferenca ? (tipo … lixo uma porta mas nao lixo a outra , isso nao daria diferenca de uma porta pra outra?)

    Obs= estou pensando em fazer lixamento com trizact p3000 (somente com p3000, e depois entro com polidor m105 c/ boina de lã amarela e politriz rotativa, depois roto orbital com m205 com boina de espuma roxa , depois novamente m205 com boina de espuma amarela).

    Tenho roto orbital kers , e recentemente comprei uma roto orbital pneumatica tipo hokit, mas nunca usei.

    pergunta 3= o que vc me diz sobre lixar com a roto orbital pneumatica usando trizact p3000
    com interface?

    Comprei a pneumatica pq ela eh mais leve e parece ser facil de manuzear .

    • Olá Marcio

      Obrigado! Fico feliz em saber que o blog está ajudando você =D

      1. Você deve lixar somente nos locais necessários. Se ter um risco fundo na porta, lixe somente no risco, lixando no sentido contrário do risco. Nada de lixar toda porta, ok?

      2. Não fica diferença não, quer dizer, pode dar diferença de textura mas é praticamente impercebível. E onde lixar, vai ter que fazer um processo de polimento mais agressivo. Isso, esse processo que mencionou na observação é show.

      3. Nunca lixei com uma orbital pneumática porém, ela é mais agressiva que uma elétrica, onde é possível ter controle. E lixando com a P3000 na Roto, vai ter que pulverizar um pouco de água, não pode efetuar o lixamento a seco.

      Abraço

  38. Beto disse:

    Daew Alex,

    Tenho dois carros um fusca com a cor azul pavão e um palio vermelho, gostaria de saber quais os produtos que você indica para cuidar dessas cores, sendo que o palio fica exposto ao tempo ( sol, chuva, etc).
    Desde já agradeço pela atenção….
    Abraços Beto…

  39. Alexandre Costa Lindolfo disse:

    Olá.
    Fiquei deslumbrado com o site. Em alguns recantos do País é impossível encontrar mão de obra qualificada, ou seja, que ofereça esse grau de responsabilidade e compromisso com a matéria.
    Estou com um Focus, prata madri, e ele apresenta o verniz do teto parcialmente “esfumaçado”. Diante de tantos tópicos e produtos disponíveis eu fiquei totalmente perdido. O tema é vasto. Sendo assim eu gostaria de saber se eu posso, adquirindo os produtos corretos, amenizar ou anular esse defeito do verniz do carro.
    Em mãos eu tenho duas ceras: 3M pastwax (perfect-it); Meguiars NXT; pano microfibra 3M; autobrilho (3M); lustador (3M); Claybar (3M).
    Estou disposto a comprar um roto orbital também. Queira me indicar um, além dos outros complementos para sanar meu problema.

    OBS.: sei que é impossível um diagnóstico à distância, mas estou num mato sem cachorro.

    • Olá Alexandre

      Realmente, tema é muito vasto mesmo.

      Este tipo de problema é complicado. Isso acontece quando o verniz acaba levando muita agressão do sol, chuva, fezes de pássaros e acaba ficando sem verniz.
      Não é possível polir e para resolver o problema, só pintando mesmo. Agora, para amenizar ou pra não deixar piorar é aplicando uma cera somente.
      VOcê tem a Cera NXT, é o máximo que recomendaria fazer, mais do que isso não é recomendado.

      Abraço

  40. Josias Menezes da Araujo disse:

    são uns dos pontos básicos e mas necessários para nossa utilização como para o aprendiz.

  41. Marcio Torres disse:

    Ótimo artigo Alex, bem esclarecedor.

  42. Rodrigo disse:

    Barbaridade Alex, excelente tópico.
    Só para parabeniza-lo pelo empenho.
    Obrigado!

  43. Kledir disse:

    Eae Alex Blz?
    Entaum estou com um problemão, tenho realizados alguns polimentos em carros escuros PRETOS, utilizando boina de lã amarela macia da lincoln junto com Extra Forte mas mesmo tomando todo o cuidado em naum inclinar a boina e naum dar pressao nela na lataria está ficando muitos hologramas no capo e teto nas laterais portas e paralamas não ficam, mesmo depois do lustro não consigo remover totalmente.
    Acredito que seria necessario um refino após o corte certo?
    E o que recomenda a usar boina de espuma agressiva meguiars roxa + composto polidor lincoln ou nissem ? teria mais algum produto eficaz em hologramas?

  44. Jonathan Melo disse:

    Olá, gostei do post.
    Gostaria de saber, uma opinião sobre uma massa de polir de qualidade.
    Eu sou Luthier e trabalho com restauração de instrumentos musicais,mas o processo é o mesmo e queria ter uma visão diferenciada.
    Obrigado

    • Jonathan Melo disse:

      é indicável, usar a furadeira para polimento?

      • Não. A rotação de uma furadeira é muito elevada e você não tem um controle correto dessa rotação.
        Agora, para polimento de faróis, com equipamento e boinas adequadas, é possível utilizar sim uma furadeira. Porém é perigoso efetuar polimento com furadeira na pintura.
        Abraço

    • Olá Jonathan
      No polimento de instrumentos musicais a questão é a seguinte. Tem tipos de materiais diferentes.
      Num violão, é madeira envernizada, neste caso, recomendado é utilizar um polidor manual, no caso, massa de polir porém, recomendo neste caso um polidor não tão agressivo. Neste caso, o Polidor 3 em 1 Lincoln terá um resultado muito superior que a Massa de polir.
      No caso de partes metálicas, recomendo o Polidor de Metais Mothers. É um polidor de metais fantástico, restaurando muito bem o metal e deixando como original.
      Abraço

  45. rodrigo frança disse:

    alex queria fazer uma pergunta sobre polimento
    tenho um carro prata 2010, em bom estado de pintura
    com pouquissimos swrils e um pequeno arranhao na saia em cima da roda trazeira
    mas sou mt perfeccionista e pensei em mandar fazer um polimento
    o q vc acha? vai deixar o carro mais bonito? ouvi dizer q tira um pouco do brilho do carro? e a camada de verniz retirada, nao deixara a pintura fraca?
    brigado pela atençao :)
    abraço

    • Um polimento não enfraquece a pintura. O polimento faz, é remover aquela camada de verniz que está danificada, deixando aparecer uma camada de baixo que esteja perfeita. Você vai remover uma camada danificada. Vai sim deixar o carro muito mais bonito porém, é necessário ter cuidados pra não danificar depois a pintura novamente pois você faz um polimento para restaurar a pintura, após é necessário cuidar, lavando adequadamente e enceramento periodicamente.
      Abraço

  46. evandro rocha disse:

    alex muito bom todos estes esclarecimentos,só que eu gostaria de saber sobre ceras cristalizadoras marcas e quais as melhores, pois nunca ví estas ceras só vejo falar em cristalização mas desconheço o produto !!!brigado e parabens….

  47. olá to para adquirir uma roto orbital
    qual vc me indica qual a melhor?
    roto orbital v8 900w
    ou Roto Orbital Dual Action Polisher Meguiar
    vc sabe me dizer se a da v8 é dupla ação tbem ?

    • Sim, a Roto orbital da V8 Brasil também é dual action. Dual Action quer dizer que ela gira em 2 sentidos:

      Recomendo a Roto da V8 Brasil de 900W. Custo X Benefício é superior a Roto da Meguiars, na qual, o motor é de 550W.

      Abraço

  48. Danilo disse:

    Parabéns pelo site, simplesmente excelente!!!
    Sou ainda amador nesta área de “car detailing” e venho buscando informações para aos poucos conhecer e praticar as técnicas existentes (sou um adorador do faça você mesmo).
    Tenho um carro preto com 3 meses de uso e gostaria de obter o mesmo resultado de repelência de água mostrado no vídeo sobre a durabilidade da cera Collinite. Como posso saber se após descontaminar será necessário efetuar o polimento? E também, qual processo você recomenda (polimento) para quem não tem politriz e terá de fazê-lo no braço :-( Gostaria de agredir a pintura o mínimo possível..

    Desde já obrigado!

    • 1. Você descontamina e leva o veículo pro sol e olha se ele tem riscos, swirls (riscos pequenos, normalmente ocorrem na lavagem) ou não. Caso tenha, é necessário efetuar um polimento, porém, de acordo com a situação encontrada. Não irá polir uma pintura com poucos defeitos num processo altamente agressivo.
      2. Para uma Cera ter alta repelência, também é importante ter o carro descontaminado e polido, isso faz com que a cera tenha uma repelência muito maior.
      Abraço

  49. EVALDIR RIBEIRO disse:

    COMO FAÇO UM RETOQUE SEM PINTAR TODA A PEÇA, POR EX; UM PARALAMA

  50. Elson Queiroz disse:

    boa noite Alex.na sua opniao, qual o melhor revitalizador de plastico,e gel de passar no pneu que a miromi tem,que proporciona maior durabilidade.

  51. Alcione Werner disse:

    E aí Alex! Tudo bem?

    Tenho algumas dúvidas em relação aos produtos de alto brilho e gostaria da tua opinião.
    Gostaria de saber quais as diferenças (facilidade na aplicação e remoção, aspectos final após o uso, etc.) entre o AutoBrilho da 3M e o Meguiars Mirror Glaze Brilho Rápido Speed Glaze M8032 da Meguiars.
    São produtos que eu poderia usar com certa frequencia ou não é recomendado o uso contínuo?
    Tenho um Focus preto. Já uso a cera NXT da Meguiars e acho um ótimo produto, mas sou meio viciado em brilho. Hehehehe. Tenho um amigo que passa o AutoBrilho de vez em quando e depois dele, toca uma cera por cima. O acabamento fica muito bom.

    Poderia me solucionar essas dúvidas?

    Mais uma vez, parabens pelo blog. É show de bola!

    Abraço.

    • Tudo bem Alcione.

      Esses alto brilhos são produtos de acabamento final em repinturas, onde não pode se utilizar uma cera para dar aquele acabamento de alto brilho, e nesse caso, se usa alto brilho, que não tem silicone e deixa a pintura transpirar.

      M8032 Meguiars é um lustrador se usado na boina de espuma e se usado manualmente, ele tem a função de um alto brilho. Só que este é mais focado mesmo como se fosse um Lustrador com Alto Brilho, fazendo isso com boina de espuma numa politriz.
      Se quiser um produto pra aplicar antes da Cera para aumentar o brilho, use o Auto Brilho 3M. Só que eu não vejo real necessidade. Então, faça 2 aplicações da Cera NXT, terá um resultado muito melhor.

      Abraço

      • Alcione Werner disse:

        Mais algumas perguntinhas, Alex (Desculpe, mas sou amador… Aff.. Hehehe).

        1 – Comprei essa semana pelo teu site o Plum Crazy Hand Glaze da Malco. Ele tem um tempo de cura, ou seja, preciso esperar para passar a NXT após a aplicação?

        2 – Esse glaze não remove swirls, apenas os mascara né?

        3 – Como disse no comentario anterior, meu focus é preto. Eu não sei que burrada eu fiz. Só sei que agora o capo do carro ta cheio deles. Qual produto tu me indicarias para fazer a remoção permanente deles? Um lustardor daqueles que eu vi no site seria suficiente, mas não tenho nem politriz e nem roto. Por isso gostaria que tu me informasse um produto que eu pudesse usar manualmente, como deve ser aplicado (metodologia de aplicação) e com o que deve ser aplicado (aplicador de espuma, algodão, etc.).

        Pode me quebrar esse galho?

        Abraços

        • 1. Você aplica com aplicador de espuma e aguarda 2 minutos e remove com pano de microfibra.
          2. Sim, somente mascara.
          3. É preciso analisar o seu caso, mas um Ultimate Compound com uma Roto orbital já removeria praticamente todos os defeitos eu acredito. Agora, Ultimate Compound pode ser usado também manualmente, mas você terá de trabalhar e muito na superfície para obter resultado.

          Abraço

  52. Fabio Sobrinho disse:

    Olá Alex, tudo certo???

    Cara, ve se pode me ajudar…estou pra comprar uma Porter Cable 7424XP…e estou querendo comprar as boinas da LC pra utilizar na roto…será que me indica quais preciso pra fase de corte, pre-lustro, lustro e selante???

    Nas 4 fases serão utilizados os produtos da Lincoln (Extra Forte, Composto Polidor, Alto Brilho e PLC). Eu preciso comprar algum adaptador pra acoplar na 7424XP?

    obs.: Todos os produtos, exceto a roto serão comprados na Miromi…to montando uma lista boa aqui…final do mês executo ela…

    Outra coisa: E o tópico sobre as roto/politriz heinn?? To aguardando ele aqui no CarCare.

    Abração ae!!

    Fábio Sobrinho

  53. Dino Lite Brasil disse:

    Prezado Alex, boa tarde!

    Muito legal esse post sobre polimento automotivo!

    Obrigada, abraço!

  54. Odilon disse:

    Alex,

    Qual dessas politrizes é a melhor e para o uso doméstico qual dessas é o melhor custo e benefício?

    1) Meguiars Politriz Roto Orbital Dual Action Polisher;
    2) V8 Brasil Roto Orbital 900w Profissional;
    3) Autoamerica Roto Orbital V2.

    Grato.

  55. daniel lf disse:

    o que vc me dis do uso de agua no polimento para tirar o eseso de material ? e serto ?
    o borifamento de agua pode causar ologramas (teia de aranha)

    • Se jogar muita água sim. Se umidificar somente, não.
      O que acontece com um avião quando ele cai no mar? Fica todo em pedaços. Se o avião cai na terra, ele não se despedaça.
      Quero dizer que, se você jogar muita água e com a alta rotação da politriz, as moléculas da água não conseguem se dividir, tendo assim, a tensão superficial, isso faz com que, em alta rotação, com muita água, causem as marcas. Não sou contra o uso de água no final do processo pra fazer isso que você falou, limpar a peça, porém, é necessário cuidar a quantidade de água, precisa ser pouco sempre, só umidificando.

      Abraço

  56. Fabio Sobrinho disse:

    Olá Alex, tudo bem?

    Alguma previsão pra cera Collinite 476S (255g) chegar na Miromi? Estava quase fechando uma lista aqui com 17 itens pra comprar…mas, ela está indisponível.

    Abraços,

    Fábio Sobrinho

  57. Fabio Sobrinho disse:

    Alex, gostaria da sua opinião quanto ao processo abaixo. Sou iniciante-intermediário no processo de car care e dicas vindas de pessoas experientes sempre são bem vindas.

    Processo 1 – Lavagem (método 2 baldes)
    Neste processo utilizo os 2 baldes conforme mostra em outro tópico, 1 com o shampoo Soft Wash Gel A2516 Meguiars e o outro só com água. Utilizo uma luva de microfibra (vou começar a utilizar 2, a outra para a parte baixa) e seco com a Toalha de Microfibra Meguiar’s.
    obs.: Próxima aquisição é a Toalha Mágica – Fixxar (mais barata).

    Processo 2 – Descontaminação da pintura (se necessário)
    Neste processo, irei utilizar a 3M Pasta Abrasiva (200g) – Clay Bar, Tok Final QD Meguiar’s para lubrificar e a flanela de microfibra Meguiar’s para remover o excesso.
    obs.: Indica alguma flanela com um preço menor e com boa qualidade também?

    Processo 3 – Polimento/Lustro

    Se necessário o polimento antes do lustro, irei utilizar o Ultimate Compound com a Boina de Espuma Agressiva Roxa 7″.
    Para o lustro, irei utilizar o Sonax Nano Pro Lustrador Nano Polish, Meguiars Mirror Glaze Boina de Espuma Macia 7″ com a roto orbital Autoamerica Roto Orbital V2 (110v) MEG 550 (ainda vou adquirir).
    obs.: ansioso pelo post sobre politriz/roto…

    Processo 4 – Procura de defeitos

    Neste processo, irei utilizar o Sonax Spray Controle Final Lack Prepare pra limpar a área e checar se tem alguma imperfeição. Se sim, retorna o lustro….se não, go ahead…vamos para cera.

    Processo 5 – Proteção/Cera

    Neste processo, a divisão é feita pela cor do carro.

    Cores claras – Collinite 476S + Aplicador Lake Country

    Cores escuras – Meguiars Cera NXT + Aplicador Meguiar’s que vem embutido. A escolha pela NXT em relação a 915 Collinite é exclusivamente pelo preço. Já utilizo a NXT também.

    Passo 6 – Ver a satisfação do cliente na entrega do veículo.

    É isso…sugere algo a mais ou alguma mudança no processo??? Quanto você cobraria de um cliente pra fazer este serviço?? Atualmente cobro 90,00 pra Hatches e abaixo e 120,00 para sedãs médios e acima. Só que faço tudo no braço (tensoo) e, atualmente, faço a lavagem, compound e nxt…Gasto em torno de 7 a 8 horas pra terminar um carro (muito tempo).

    Abração ae e parabéns pela Miromi e pelo car care!

    • Processo 1. Ta certo seu processo, só recomendo usar essa luva para partes baixas, sempre para as partes baixas. Nunca utilize ela para parte superior, ok?

      Processo 2. Existem Microfibras da qualidade da Meguiars, 3M, as vezes até melhores, com um preço mais baixo. Recomendo as 2 tipos de microfibras abaixo:
      http://www.miromi.com.br/pano-microfibra-40x60cm-verde.html
      http://www.miromi.com.br/autoamerica-pano-microfibra-40x60cm-premium.html

      Processo 3. O Ultimate Compound é muito bom na roto. Agora o Nano Polish Sonax, é fantástico na politriz e não o testei na roto ainda mas deve ter um resultado muito bom também.

      Processo 4. Isso ai.

      Processo 5. A Cera NXT Meguiars você consegue um resultado melhor, digo, no acabamento, pois ela tem um poder de mascarar (esconder) os defeitos muito alto. Já a Cera 915 Collinite não tem o mesmo poder de mascarar (esconder) os defeitos como a Cera NXT Meguiars. Só que, a durabilidade da Cera 915 Collinite é muito alta.

      Processo 6 – Acho que você deve investir em uma Roto Orbital e ir melhorando seu serviço. E o valor deve ser de acordo com a situação do veículo e o resultado esperado, melhor dizendo, você terá de calcular o tempo que você terá de gastar para chegar um resultado esperado. Dai você faz o cálculo do custo do material do serviço + valor que você quer ganhar por hora.

      Abraço

      • Fabio Sobrinho disse:

        Processo 1 – Pode deixar…já está na lista de compras as luvas de microfibras.
        Processo 2 – Tenho 2 da Autoamerica , 5 da 20x20cm Azul – Miromi Auto e 5 da 30x30cm – Miromi Auto na lista de compras.
        Processo 3 – O Compound eu conheço já. O Sonax fui pelos comentário aqui no blog….Vou testá-lo com a roto.
        Processo 4 – A NXT é muito top mesmo…mas, acho que o ideal seria um melhor trabalho nas etapas anteriores e a Collinite pra dar durabilidade no serviço….Pensei no selante PLC da Lincoln também depois do lustro. O custo dele é bem legal e o pessoal fala bem dele.
        Assim que for as compras vou poder definir o preço de custo + mão-de-obra. Muitoooo obrigado por sua opinião. Sempre agrega.

        Abração ae!

  58. Fabio Sobrinho disse:

    Olá Alex! Primeiramente, show de bola o blog…Li ele de cima a baixo…lendo os comentários e já aprendi demaissss Já posso melhorar bastante o processo de car care que faço no meu carro e nos primeiros clientes…hehe…isso mesmo, estou começando a ganhar clientes depois que fiz um trabalho legal num Opala 78 – Fotos (https://www.facebook.com/media/set/?set=a.244779362275547.59947.158055834281234&type=1). Depois de ler tudo aqui no blog eu montei um “best practices” e queria a sua opinião pra ver se posso melhorar algo ou se estou no caminho certo….vou postar em um novo post logo em seguida!

    Abraços,

    Fábio Sobrinho

    • Você está no caminho certo. Agora, não consigo saber quanta tinta você tinha pra trabalhar neste Opala mas que tava feio, ah sim, ela tava. A tinta estava oxidada e por isso ela ficou opaca. As tintas atuais são verniz e não oxidam da mesma maneira.
      Na foto 2, no depois, se você trabalhasse mais, você conseguiria espelhar perfeitamente essa tampa de porta-malas e conseguiria ver o reflexo das nuvens na parte direita superior dele.
      Mas desde já, está muito bom seu trabalho.

      Abraço

      • Fabio Sobrinho disse:

        pois eh…a pintura do carro estava péssima…tive que lavar o carro 2 vezes pra tirar o máximo possível com o Soft Wash…esse carro é do meu tio…ele queria melhorar o aspecto dele…pena que eu só tinha o Ultimate Compound e a NXT pra tratar ele…e foi tudo na mão…por isso que acho que não tive um desempenho tãooo bom assim. Mas, já deu uma reanimada nele né…

        estou preparando uma boa compra na Miromi viu…vou comprar APC, QD, panos de MF, roto, boinas de espuma, Lincoln PLC, as Collinite, a Lincoln Premium, Aplicador Lake Country, Mister Massa, escovas da Mothers, Malco Appeal, Cleaner e Condictioner da Mothers e por aí vai…vou montar um portifólio pra poder começar as tarefas como aspirante a Detailer…

        Abração ae!

  59. Carlos Antonio disse:

    Olá , Pintei meu carro tem duas semana, é recomendado esse procedimento, comprei a politriz e a pasta n2 e lixa P1200, e se eu fizer este procedimento depois posso polir com ceras tipo GranPrix. grato

    • Tem treinamento, não recomendo sair lixando o veículo.
      Mas bem, você pode usar Lixa P1200, refine o lixamento com uma P2500 e após inicie o polimento. E pra finalizar o polimento, recomendo o Auto Brilho 3M. Não use nem pensar em cera. Cera você usa somente 1 mês após a pintura ter sido efetuada.

      Abraço

  60. Elson Queiroz disse:

    ola alex, obrigado pelas resposta.alex vc não tem aquelas lixas para polir vidros da 3m ou outra marca.prá mim entra com o carlaque como acabamento oque vc acha.alex eu zerei a pintura do capó de um carro preto. levei até o sol e nada daqueles terriveis hologramas. Mas eu usei uma roto orbital. eo lustrador da 3m.Obs; vc disse que ele é lustrador mascarador vc acha que daqui alguns meses pode aparer os hologramas.estou preocupado de ser uma maquiagem.

    • Lustrador 3M não foi desenvolvido para Roto Orbital. Tem produtos de polimento que simplesmente não funcionam na Roto Orbital, você não consegue absolutamente resultado com a Roto com estes produtos. Você pode usar a Lixa P3000 Trizact da 3M para polir os vidros com a Roto Orbital e não é necessário a Interface.
      O Lustrador 3M sim vai ter mascarado boa parte e algumas marcas vão voltar.

      Abraço

  61. Ola! meu caro é branco, acho que passarão algum produto forte na porta e se soltou uma parte do verniz, da um palmo mais ou menos, ele esta um pouco encardido, vou mandar fazer uma politriz nele, da pra fazer alguma coisa pra repor a parte do verniz que saiu??? me ajuda???

  62. Elson Queiroz disse:

    Alex, me tire algumas duvidas.
    1 a miromi esta sem a boina compressor roxa super agreciva da lake countr. qual vc recomenda ela ou a de espuma agreciva da meguiars qual a diferença entre ela.
    2 qual politriz roto orbital vc recomenda da v8 900w ou da meguiars.
    3 tem como fazer lixamento localizado com politris roto orbital da v8 900w com o disco trizark p1500 ou p2500 p 3000 da 3m.
    4 em pinturas fresca de carro que acabou de repintar quantos dias vc recomenda fazer um polimento.
    5sempre que vc lixar um risco medio vc recomenda refinar com lixa menos abrasiva .
    obrigado se vc responder eu fico muito agradecido

    • 1. Importamos uma pequena quantidade da Kompressor Roxa e já estamos sem estoque. Ela era agressiva como uma de Lã Amarela, só que era de espuma. Recomendo a Roxa da Meguiars mesmo, que é uma agressiva normal.
      2. Recomendo a Roto Orbital de 900W da V8 Brasil, pois ela é mais potente. O motor da Roto da Meguiars é 550W, que é focada no Hobista, enquanto a da V8 Brasil é focada no profissional.
      3. Tem sim, so que é necessário usar Interface.
      4. Eu recomendo somente após 28 dias, quando o verniz está totalmente curado mas é preciso ver as informações do fabricante, onde, normalmente é possivel polir no dia seguinte e não é possível usar nenhum produto que tenha silicone ou cera. Mesmo sem usar nenhum produto que contenha silicone ou cera, ele acaba murchando um pouco, por isso eu recomendo fazer o polimento somente após 28 dias.
      5. Sim, sempre refine o lixamento, com lixamento no sentido contrário.

      Abraço

  63. Eduardo de moraes torres junior disse:

    Ola camarada sua explicação é luz para nós, cegos nesta área. Bom, sou martelinho e estou aplicando polimento em veiculos e demais aplicaçoes. Obrigado por suas dicas e como devo proceder com polimentos automotivos e que produtos comprar minha politris e dewalt de 600 a 3500 rpm. que posso fazer em veiculos.

  64. Kledir disse:

    Eae Alex blz? entaum to precisando investir em uma politriz profissional a minha demanda está tranquila um carro por semana…
    Pesquisei e notei que a Dewalt 849 é muito utilizada e bem recomendada mas não estou achando ela aqui em SP nova, somente o modelo novo W849X não sei se mudou alguma coisa ou só a aparencia das duas mesmos.
    Entre essas marcas qual vc recomendaria?
    Dewalt 849 1300watts modelo mais antigo
    Dewalt X849X 1250watts modelo recente
    Makita sa7000c de 1600watts
    Bosch GPO 14 E

    entre essas a bosch está um pouco fora do meu orçamento, modelos dewalt e makita se encaixam mais no que posso gastar agora

  65. Ricardo disse:

    Boa noite Alex!
    Gostaria de comprar uma politriz,estou ainda em duvida de marcas,dewalt,makita,bosh,enfim…se fosse uma dessas 3 marcas qual indicaria?
    e sobre o roto orbital…pq vc diz que eh mto mais facil trabalhar com ele?ele eh bem mais leve,tem mto ajustes de rotaçao,enfim…vc pode me ajudar a esclarecer melhor?
    Eu sou cliente seu,ja comprei alguns produtos pelo ML da miromi!
    desde ja agradeço,se puder me esclarecer totalmente minha duvida por aki agradeço,ou pelo meu e-mail…obrigado brother!

    • Makita, depois Dewalt.
      Estou escrevendo um tópico sobre Roto Orbital que será poblicado esta semana. Segue abaixo a explicação sobre o que é a Roto Orbital.
      A Roto Orbital é a ferramenta que facilita a vida dos hobistas e profissionais, que não é agressiva como a Politriz (Politriz é uma máquina que faz a boina girar somente no sentido circular, onde umas tem controle de rotação, partindo de 600 rotações por minuto a 3000 RPM, onde são muito mais agressivas) e você não corre o risco de queimar a pintura pois a Roto Orbital trabalha em sistema de órbitas (oscilações) e possui o eixo central circular solto.
      Ricardo, a Roto Orbital também não esquenta a pintura como a Politriz, então você não tem nenhum risco de queimar a pintura.

      Abraço

  66. eu gostaria de inserir-me neste negocio, porem na minha cidade não existe curso para polimento, se o amigo pudesse dar algumas dicas, ficaria muito grato. (Lages SC).

  67. Roger disse:

    Boa tarde, só uma dúvida, para esse polimento é necessário lixar o carro e deixar ele com a pintura fosca ou só a aplicação do produto conforme mencionado é o suficiente? Abraços e fico no aguardo!

  68. luiz fernando disse:

    ola eu gostaria de saber quanto cobrar + ou _ por um polimento pois estou começando e nao tenho muita noção de preços

  69. jaisa mendes disse:

    gostaria de saber se existe alguma maquina que tire a cera, que nao seja politriz

    • Você quer remover a cera com máquina em vez de fazer com um pano de microfibra? Tem como fazer isso sim.

      Utilizando uma Roto Orbital, você utiliza uma boina de espuma qualquer e por cima dela, você coloca uma capa de microfibra (bonnet) por cima da boina de espuma. Utiliza velocidade 3 e faz a remoção da cera com a máquina.

      Abraço

  70. Fernando disse:

    Olá Alex, tenho um Ford Focus 2006 preto ebony e gostaria de dar um trato na pintura. A parte que está pior é o caput, que tem micro-riscos e manchas. No caso de usar uma lixa, qual a forma de utilizar? Em circulos? Somente em um unico sentido? Deve ser perpendicular ao risco? Agradeço sua ajuda!

  71. Alexandre Gomes Goulart disse:

    Muito boas as dicas, eu sempre pensei em montar um centro de cristalização em minha cidade pois não tem profissionais totalmente qualificados. Eu queria saber se vocês tem alguns videos que mostram o passo-a-passo destes processos, se tiveres e for possível me mandar por e-mail. Muito obrigado, Parabéns pelo trabalho!!

  72. Flavio disse:

    Alex, boa noite.
    Sempre fiz polimentos e cristalização em meu propio carro, mas sempre manual (Braço), rs. Claro uma coisa bem caloura, existe curso profissionalizante. Poderia me indicar.
    Obrigado pelos esclarecimentos.

  73. jozimo portes disse:

    ola amigo,,entao eu fiz um polimento em meu carro que e cor preta,,,,ficou joia porem ficou com hologramas,,e nao tem cristo de eu conseguir tirar,,ele e repintado,lixei primeiro com 1200,e depois com 2000,,usei politris com rotaçao minima,e massa de polir a base dagua,,numero 2,com boina amarela,e depois usei oum polidor alto brilho da norton,com boina de espuma,estilo caixa de ovo,,,eu lavo o carro e fica joia,,mas no outro dia,putz cheio de hologramas de novo,,,,cara me da uma luz ai,,desde ja agradeço

  74. John disse:

    Boa noite, Alex!! a alguns anos atras conversamos pessoalmente, ceras e aplicações manual, show as dicas e orientações, parabéns!! Estou querendo melhorar os resultados em pinturas mais antigas de carros sem cuidados especiais, enfim quero uma ajuda para o braço rsrsrs e qualidade, entre politriz e rolo orbital qual melhor opção para resultado e melhor para se trabalhar? pode ser que as duas tenha o mesmo resultado, mas qual seria a melhor resultado e melhor para se trabalhar?

    Valeu abs.

    • Tenha Politriz e Roto Orbital. Politriz trabalha mais rapido, mas deixa mais marcas (essas marcas depende também da pessoa). Roto Orbital é muito fácil de trabalhar e não deixa marcas. Se usar boina macia com lustrador, é muito fácil zerar uma pintura.

      Muitos profissionais fazem o corte com a politriz e o lustro com a roto orbital.

      Abraço

  75. Boa tarde Alex,
    Você sabe informar se cocô de passarinho pode ocasionar trincas na pintura de um veiculo zero, pintura nova de fabrica, e em quanto tempo para essas trincas aparecerem?

  76. Lucas disse:

    Alex, em relação às rotações por minuto. Se usar a politriz numa rotação muito alta, isto pode prejudicar a pintura de alguma forma?
    E quanto a marca da politriz? Basta ela fazer 1600rpm?
    Valeu!

  77. Felipe Fusco disse:

    olá Alex
    fiz o polimento de um carro 92 , com muitos micro riscos
    que diminuiram mas nao sairam . fiz o processo com m105 e boina branca
    qnd eh assim só lixando?

    • Os riscos que ficaram, são riscos antigos mesmo ou são marcas do polimento que você fez?
      Se for antigas, sim, só lixando. Recomendo usar uma P2500 num canto e faça o polimento e veja se é o resultado que deseja.
      Se precisar, aumente abrasividade da lixa mas saiba, sempre teste o menos abrasivo primeiro.
      Abraço

  78. Alfredo Madeira disse:

    Olá Alex. Onde posso fazer um curso de polimento profissional em SP?

  79. erivaldo disse:

    Alex, por favor me de uma orientação. Tenho um carro está com pintura de fábrica, tem uns pequenos aranhões e eu mesmo quero polir. Já sei que o carro tem que estar limpo. Gostaria de saber o que passar primeiro, enfim me de uma dica de como polir.

    Me falaram que no lugar aonde tem risco passar lixa 1200, passar masa de polir 3m, dou uma polida e depois passo uma Cera de Polir 3M e dá o polimento final.
    Por favor, estas informações estao corretas???

    Outra coisa, é possível polir um carro na mão? Sem a politriz.

    Por favor me de esta orientação
    Lhe faço estas perguntas porque não entendo nada de carro
    Muito obrigado e fique com Deus
    Um abraço

    • Erivaldo, cada caso é diferente.
      Em riscos mais fundos, as vezes é realmente necessário efetuar o lixamento. Como não tem muito conhecimento, recomendo uma lixa P2000 ou P2500, que é menos agressiva.

      Após, use um polidor abrasivo com Aplicador de Espuma (http://www.miromi.com.br/lake-country-espuma-polidor-manual-agressiva-laranja-1-unidade.html). Recomendo o uso do Ultimate Compound, terá um resultado melhor com ele. E esse aplicador acima que indiquei, é mais fácil e fácil de efetuar o serviço, já que é duro trabalhar manualmente.

      Após, pode usar uma espuma mais macia e aplicar um lustrador.
      Lógico, manualmente é muito difícil (quase impossível) conseguir o mesmo resultado do que com politriz ou roto orbital só que é possível conseguir um bom resultado sim.

      Após efetuar o polimento, faça a aplicação de cera. Recomendo uma cera isenta de abrasivos.

      Abraço

  80. Rogério Parisi disse:

    gostaria de fazer um polimento manualmente, como fazer?

    • Recomendamos o Ultimate Compound Meguiars com aplicador de espuma. Mas saiba que, fazer manual demanda muito tempo e esforço. Mas conseguirá resultado também.
      Agora, conseguir o mesmo resultado que utilizando uma máquina é pouco provável.

      Recomendo adquirir uma Roto orbital que é de fácil utilização.

      Abraço

  81. rogério disse:

    Acabei de ver o desenho acima, não mencionei na pergunta a boina de espuma agressiva seria eficaz ou ameniza bem o risco médio ou risco leve ou a boina macia que é a que tenho ja seria eficaz, fera to afim de aposentar a boina de lã branca e amarela, muito trabalhoso. abraços!

    • A Espuma Agressiva remove riscos mais leves. Agora, não vai remover tudo. Recomendado é lixar os riscos mais fundos, tornando riscos fundos em riscos mais finos, sendo mais fáceis de remover. Tem casos que terá de usar ainda a Lã Amarela.

      Abraço

  82. rogério disse:

    fera, só mais um detalhe, esqueci de mencionar abaixo, falei da descontaminação e depois lustro com boina de espuma agressiva, mas eu tenho a boina de espuma macia não daria pra fazer esse processo ou seria mesmo melhor a agressiva que no caso me refiro a certa substituição da boina de lã amarela? abraços

    • É pouca agressividade para remover as marcas de lixa. Como respondi seu outro comentário, precisa de um polidor mais agressivo. Caso a Espuma Agressiva não remova as marcas, terá de usar Lã Amarela. Existem vários tipos de vernizes, um mais macios, outros mais duros. Cada veiculo é um caso diferente.

      Abraço

  83. rogério disse:

    Fala fera, me ajude em uma coisa, quero baratiar o processo de polimento, mas com qualidade se possivel… efetuando uma descontaminação com clay bar, fazer polimento com boina de espuma agressiva com lustrador sonax na maquina a 1.500 rpm e passar a cera de carnauba lincoln (que é a que tenho), o que falaria desse processo, ficaria muitas marcas ou sao muito poucas a ponto de não perceber? abraços

    • É necessário fazer o teste mas sinceramente, acho que não vai remover todas marcas.

      No lixamento, finalize sempre com lixa P2500 ou P3000.

      Recomendo adquirir o Composto Polidor da Nissen. Use ele com a Espuma Agressiva.
      Apos, use o Lustrador Nano Polish Sonax com Espuma Macia.

      Esse é um processo barato e de alta qualidade.

      Faça o teste e veja o resultado.

      Abraço

  84. mauro disse:

    Oi Alex, venho lhe comunicar que adiquiri uma roto orbital v8 e não sei como agir com os produtos que tenho 1) ultimate composto meguiars, 2) massa premiun 3m, 3) finess-it 3m 4) cera em pasta importada 3m e ou gold class carnauba meguairs, tambem tenho trizaquion (lixa 3000) 3m, só que os autos que faço estão sempre no sol acredito que esse fator atrapalha bastante, bem a maquina v8 não sei como se comporta pois fiz um teste com ela e me pareceu “fraca”, pois encostei a mão e ela praticamente parou “é assim mesmo com roto orbital?” tenho 3 boinas todas de espuma 1 branca, 1 amarela, e uma preta qual devo usar primeiro e em seguida?

    • 1. Nunca faça um trabalho com o carro no sol. A lataria deverá estar sempre limpa, seca e FRIA.
      2. Sim, é assim mesmo. Se aumentar mais a rotação, ela não vai parar, mas pode diminuir um pouco a oscilação mas fica tranquilo quanto a isso, ok?
      3. Qual a marca de suas boinas? Porque cada marca usa cores diferentes para determinar suas densidades.
      4. Recomendo usar o Ultimate Compound com a Boina Espuma Agressiva para remover as marcas mais severas, depois use uma boina mais macia com M205 Lustrador Meguiars ou Nano Polish Sonax para efetuar o lustro, dando o acabamento final.

      Abraço

  85. carlos costa disse:

    Ola Alex, antes desejo a todos voces um ano novo de muita saude. tenho umas duvidas:
    1 qual o produto da meguiars que substitui o polidor ultra fina da 3m?
    2 depois de aplicar manualmente o carlack long life selante posso fazer o acabamento com a boina ninja antes de passar a cera, nao tenho experiencia com esta.onde posso usa-la?
    muito obrigado pelos toques.
    carlos costa

    • Muito obrigado Carlos e pra você e sua família também =)
      1. Ultrafina é um lustrador da 3M. Neste caso, você usaria o M205 Lustrador Ultra Finishing Meguiars.
      2. Não. Long Life é um protetor, deve ser aplicado manualmente, com aplicador de microfibra e removido após 10 a 15minutos com uma microfibra. Se tiver dificuldade na remoção, borrife um pouco de água no pano e faça a remoção. Logo após, passe outro pano microfibra totalmente seco para dar o acabamento final.
      Sobre o uso da Boina Ninja. Ela é uma boina de corte suave. Ela serve para polir, nunca a utilize no processo de proteção, ok?

      Abraço

  86. Emerson disse:

    Oi Alex, parabéns pelo blog, é exelente.
    Gostaria de saber qual boina de espuma posso usar para subistituir as de lã na fase de corte (massa de polir e tech cut menzerna)?

    Desde já agradeço

  87. claudio agapito disse:

    Estou interessado em trabalhar com espelhamento para veiculos. Gostaria de saber se um kit da 3M serve para fazer o serviço em qual quantidades de veiculos

  88. bom dia vou montar uma loja especializada em polimentos de veiculos e limpeza, gostaria de saber qual tipo de maquinas politriz ou roto orbital et… e se puder dar umas dicas agradeço… estou em sao paulo e precisava ver se tem algum curso tbm, ja fço nos meus carros mas sabe como é ne…. desde ja agradeço e abraços

    • Politriz, a Makita 9227C é uma das melhores que eu já vi. Orbital, eu recomendo a Roto Orbital 900W V8 Brasil. A 900w tem um motor mais forte, quer dizer que aguenta uma grande produção diária, se for usar pouco, a 500w vai aguentar.

      Abraço

  89. Carol disse:

    Alex, boa noite
    Mandei polir meu corsa sedan e na parte do sedan existem algumas batidinhas e esta descascando um pouco. Achei que essas batitinhas ficariam disfarçadas com o polimento, mas qdo fui buscar o carro, as rachaduras estavam todas lá. O carro está brilhando mas o que fiquei na dúvida foi exatamente nessa parte. O polimento não teria que cobrir as rachaduras brancas que estão na parte de trás do carro?? Eles não teriam que ter usado a tinta na cor do carro??? Ou cada profissional faz de um jeito… Sai de lá super frustada, achando que fui enganada. Se puder mata minha dúvida
    Abraço

    • Olá Carol

      É preciso entender algumas coisas
      Onde está descascando, o polimento não vai resolver isso.
      Essas batidinhas de pedra, o que resolve é tinta, pintura, o que pode ajudar é o Tira Risco (http://www.miromi.com.br/tira-risco-automotivo/montadoras-do-tira-risco/tira-risco-gm-chevrolet.html).
      Essas rachaduras também, não vai resolver se as rachaduras chegaram na tinta. As vezes, o polimento consegue resolver mas é casos que, onde a rachadura ou defeito é bem superficial. Como mostra o desenho que simula defeitos de pintura. Se o defeito é muito fundo, polimento não resolve.

      Não se preocupe que você não saiu enganada não, ok?
      Agora, se o polidor prometeu tirar esses defeitos e não tirou, dai é outra conversa.

      Abraço

      • Carol disse:

        Olá Alex, muito obrigada pelo esclarecimento, agora não estou mais me sentindo enganada!!! Vc é muito gentil. Adorei seu blog!! Parabéns!!!
        Abraço
        Carol

      • Carol disse:

        Olá Alex, muito obrigada pelo esclarecimento, agora não estou mais me sentindo enganada!!! Vc é muito gentil. Adorei seu blog!! Parabéns!!!
        Abraço
        Carol

  90. Michel Eduardo disse:

    Caro Alex, realizei o polimento em meu carro, mas fiquei na duvida de quanto eu deveria polir, e o carro acabou ficando com holografias, eu utilizei para o lustro o M82 e a boina amarela. Mas ai vai a pergunta: uma dica para saber quanto tempo posso ficar com a politriz no carro sem que alcance a tinta??? acho que foi o motivo do polimento não ficar como eu esperava!

    • Usou Boina Espuma Amarela com M82 e ficou marcas? Digo que essas marcas que ficaram são marcas mais profundas. Quer dizer, você precisa fazer um processo mais abrasivo, pois essas marcas que ficaram não são devido as marcas que seu processo deixou e sim é algo que não foi removido.
      Bom é fazer 3x frente-trás e 3x esquerda-direita e você analisa o resultado. Num processo tão pouco abrasivo, não tem problema em trabalhar mais tempo do que informei agora não, questão é que você vai notar que aquele embaçado ou rastro que fica da boina, vai começar a não ter mais e isso quer dizer que tá faltando produto, dai você vai ter que por mais produto para continuar trabalhando.

      Abraço

  91. Carlos Jr disse:

    Alex, vc comentou que existem muitos tipos de boinas de espuma, a Lake Country, por exemplo, tem 9 densidades de boinas de espuma, sendo do corte até a aplicação de selante ou cera.
    Vc poderia exemplificar quais seriam as caracteristicas da boina para aplicação de selante ou cera? Poderia citar alguns modelos para esta finalidade? Podem ser usadas com politriz? em qual velocidade? Obrigado pela atenção!

    • Primeiro, precisa ver se a cera ou selante pode ser aplicado na boina, depois use se é aplicada na roto orbital ou politriz.
      Após isso, utilize Boina de Espuma Super Macia, existem várias marcas e tipos. Da Lake COuntry, pode ser: Preta, Azul ou Vermelha, todas podem ser utilizadas, pois todas são muito macias. Velocidade da aplicação da cera é sempre muito baixa, se fosse na roto orbital, seria na velocidade 1-3.

      Abraço

  92. Rogério disse:

    E mais uma coisa,
    1- pois voce ja respondeu no meu email que tem o produto da nissen, agora me fale a sequencia de boinas devo fazer, no caso com o composto polidor nissen e o lustrador sonax, seria 1º com boina amarela e 2º com boina de espuma? bom nao sei se conhece mas a minha boina de espuma é da politec que é macia, o que me diz devo utilizar outra boina ou com essa voce acredita que da pra fazer o lustro?
    2- no caso da descontaminação o carlack nano systematic nao faria o processo da clay bar e ja com proteção ou voce acha a clay bar é superior? Poderia dizer a diferença de uma pra outra?
    3- qual seria a diferença entre sonax controle final com o carlack nano?
    abraços…

    • 1 – Recomendaria usar Boina Espuma Roxa, veja se remova todas marcas mais agressivas, caso não remova, dai sim use Boina Fio Amarela. Após faça o lustro com Boina Espuma Macia. Saiba que, se usar Boina Fio Amarela, terá que caprichar no lustro pra não ficar marcas.

      2 – Não. O Nano Systematic é um limpador para remover impurezas do tipo de manchas de água que ficam no verinz. Use primeiro a Clay Bar e depois o Nano Systematic, um não substitui o outro.

      3 – Nada a vê um produto pro outro. Controle Final Sonax é um produto de limpeza que remove gorduras, graxas, restos de produto da superfície.
      Nano Systematic é um limpador químico com selante, que limpa superfície, removendo marcas de água e deixa uma proteção de selante sobre a superfície.

      Abraço

  93. Rogério disse:

    fala fera,
    no anuncio nao tem a pronta entrega esse composto polidor nissen, me indique um composto similar a esse que fosse liquida tambem? e esse composto não é necessario o refino? pois a massa de polir 2 precisa neh! esse composto polidor forte da meguiar, corte de diamante ou ultra cut nao seria o substituto do nissen? e esse processo deve ser feito com boina amarela neh? pois realmente a de lã branca deixa bastante marca, em carro preto nusss… Forte abraço e sucesso ai brother

    • Tem pronta entrega sim, basta clicar em comprar e colocar no carrinho.
      Ele tá somente sem descrição e sem foto, mas pode adquirir sem problemas.

      Composto Polidor é com corte como que fosse uma massa, só que deixa um acabamento muito menor.

      Boina de Lã SEMPRE precisa de refino, pode usar um produto mais fino que quiser, que a Lã deixa marcado, sempre.
      Não recomendo boina lã branca, ela marca d++++. Use BOina Lã Amarela, mas só se precisar, procure SEMPRE evitar o uso de boina de lã.

      Recomendo usar o Composto Nissen em boina de espuma, que fica um acabamento fantástico, precisando só um leve lustro pra zerar a pintura.

      Abraço

  94. Kledir disse:

    Fala Alex tranquilo?
    Sobre a roto-orbital que está disponivel na miromi a de 500w que seria para hobista, mesmo ela sendo um pouco mais fraca vc acha que ela aguenta o processo corte, lustro e enceramento de um carro por dia? lembrando que seria com alguns pequenos intervalos entre os processos e uns 2 ou 3 carros por semana.
    E se for usada só para proteção com a cera Nxt 2.0 acha que aguentaria 2 ou 3 carros por semana

    • Não vejo problema não. Só cuidar da máquina, fazendo manutenção e as limpezas como recomenda o fabricante que ela tem excelente durabilidade.

      Recomendo usar ela mais para lustro e aplicação de cera, já que o corte, o desempenho numa politriz é muito maior.

      Se for usar somente para aplicar Cera NXT, credo, tranquilo tranquilo, até não precisa ter tanta pena da Roto Orbital 500w viu, ela aguenta mais rsrs.

      Abraço

  95. mano broow disse:

    ola usando massa de polir n2 com a politriz qual boina utilizo para nao deixar hologramas ? massa e depois cera

  96. Kledir disse:

    Obrigado Alex e desculpa a duplicidade no comentario pensei que tinha dado erro na hr de publicar!
    Mas entaum vou adquirir o composto nissem na minha proxima compra! vou fazer uns teste nele com a boina ninja vc acha que posso substituir o composto polidor da lincoln por esse da nissem e usar em casos num corte menos abrasivo ou em um refino após um corte abrasivo em caso que o lustro não retire todas as marcas?
    Outra duvida Alex preciso de um produto que mascare um pouco os defeitos que não puder resolver no polimento pensei em começar a usar a cera nxt 2.0 ou a ultimate paste wax ou talvez um alto brilho 3m ou o da lincoln antes da cera, mesmo que saia depois de algum tempo, mas a ideia de realizar um serviço de qualidade cuidados com hologramas e marcas de boinas isso não deixo de fazer só queria ter uma opção para melhorar defeitos que não tenha saido com o polimento e deixar bem claro ao cliente que voltará depois de algum tempo fica a criterio do cliente optar ou não.
    Abraço

    • Sim, pode substituir o Composto Polidor Lincoln por ele. Saiba que ele é um pouco mais abrasivo que o composto só que vai ter um resultado melhor.

      Cera NXT Meguiars é excelente mascaradora. Auto Brilho 3M também é um excelente mascarador, só que o Auto Brilho 3M não tem proteção, se usá-lo, use uma cera sem poder de limpeza por cima.

      Abraço

  97. Kledir disse:

    Olá Alex!
    Li em um comentario vc indicando o composto polidor nissen como não conheço gostaria da sua ajuda uso a linha da lincoln posso comparar a abrasividade desde da nissen com qual desde: extra forte, mega forte ou composto polidor lincoln?
    Abraço

    • O Composto Polidor Nissen é um pouco menos abrasivo que o Extra Forte, mas pode ser usado, substituindo o Extra Forte, tem um acabamento melhor e sem mascaramento.
      Pode adquirir o produto, se não gostar, lhe devolvo o dinheiro. Garanto que ele é TOP.

      Abraço

  98. Kledir disse:

    Fala Alex ? tudo bem?
    Entaum notei em um comentário sobre o composto polidor nissem que tem preço bem competitivo pode me dizer se seria um polidor para corte ou para refino se for de corte pode ser comparado abrasividade com o extra forte da lincoln ou mega forte? notei no comentario que não mascara por isso me interessei!
    Desculpa postar duvidas sobre a Miromi por aqui mas é que preciso saber se ter previsão para a boina ninja da lincoln preciso repor uns produtos e queria fechar um pacote com tudo! Abraçooo

    • Tudo bem Kledir.

      O Composto Polidor Nissen é um pouco menos abrasivo que o Extra Forte, mas pode ser usado, substituindo o Extra Forte, tem um acabamento melhor e sem mascaramento.
      Pode adquirir o produto, se não gostar, lhe devolvo o dinheiro. Garanto que ele é TOP.

      Sobre a Boina Ninja, temos 1un em estoque mas vamos receber em até inicio da semana, normalizando o estoque.

      Abraço

  99. hiromasa disse:

    Alex,
    Antigamente, em alguns locais vendiam politriz mais compactas e até com alimentação em 12V. Não sei se isto funciona, mas para dar um lustre apos aplicação da cera… acho uma boa ferramenta (repita, nunca testei e nem sei a qualidade). Mas sabe onde encontro esta “politriz portatil”?
    Sei que não substitui a politriz convencional!

    Abraço e excelente site!

    Quando puder, tente fazer aquela promoção de kit limpeza? ou um convenio com a Miromi para dar um “excelente desconto” rs !!!

    • Essas politrizes não tem potência suficiente. A DWT hoje pra você ter ideia, a boina chega a parar na superfície. O mesmo ocorre com a politriz da Black&Decker, elas são muito fracas. Imagine essa de 12v.
      Recomendo as marcas: Flex, Makita, Dewalt, Bosch. Só que deve ser com controle de velocidade, preferência que inicie em 600rpm.

      Eu sou o proprietário da Miromi e hoje não temos nenhuma promoção ativa, quando tiver, comunicaremos via newsletter. =)

      Abraço

  100. alexandre disse:

    cara gostei e vou tentar fazer o foi dito obg………..

  101. celso de lira ferreira disse:

    gostei das fazes da perfect it polimento simples bem sucedido e o polimento normal quais passos a serem feitos cristalização e espelhamento por favor quais os preços de mercado valeu ALEX SANDRO

    • Cada região tem sua realidade. Cada profissional que faz seu preço. Não sei lhe informar preços, isso é muito relativo. O que está acontecendo é surgindo muitos polidores que se dizem profissionais cobrando barato e enchendo os veículos com holografias.
      Eu acho que um polimento básico não pode sair por menos de R$ 200,00. Quando falo em básico, é polimento de 1 fase. Tem gente cobrando R$ 150,00 por 4 fases.

      Os passos que você me pediu, já estão informados no blog.

      Invista em conhecimento, curso com profissionais de qualidade.

      Abraço

  102. gilvam jose da silva disse:

    Achei muito proveitoso as orientações, porém, gostaria de saber sobre a utilização do Auto Brilho, uma vez que não foi abordada neste.
    De qq forma será de grande valia.

    • Auto Brilho pode ser usado como que se fosse um Glaze. Glaze é um produto usado para esconder pequenos defeitos da superfície e promover brilho, look.
      Caso a superfície não tenha riscos ou defeitos, o Glaze vai aumentar o brilho, melhorando o look.
      O Glaze pode ser aplicado antes da Cera.

      Saiba que, usando o Auto Brilho, também diminuirá a ancoragem da cera no verniz, diminuindo sua durabilidade.

      Abraço

  103. Nícollas disse:

    dae alex tranquilo? seguinte to qrendo abri uma oficina de polimento aki mais qria i uma opinião sua ai do kit q posso usa pra te bom desempenho no meu polimento poderia me da uma ajuda ai cara se tive como me manda por e-mail ai uma dica agradesso..

  104. Vinícius Araújo disse:

    Olá Aléx, não sei se alguém já perguntou sobre isso aqui, mas meu carro teve que dormir no tempo 3 dias e quando voltei tinha caído fezes de pássaro no capô. Após a lavagem percebi que as manchas continuaram, tem alguma coisa que eu possa fazer? O ultimate compound resolveria meu problema?
    Obrigado.

    • Pode testar um polidor para tentar remover o defeito mas é complicado. Feses de pássaro, quando você ver, corra para limpar. Use um pano microfibra úmido e remova logo. Não deixe agir na pintura.

      O ácido das feses agem em cima do verniz e vão entrando. Vão penetrando que as vezes chegam até o primer (fundo). As vezes só repintando mesmo e já aconteceu comigo.

      Caso seja superficial, o Ultimate Compound irá remover, caso contrário as feses podem ter ido além do verniz.

      Abraço

  105. charles rogerio disse:

    ola, parabens pelo conhecimento de pintura,e de pergunto,voce usa lixadeira orbital para polimento,qual ,qual disco.voce acha a boch gex 125 a melhor orbital eletrica.muito obrigado.

    • Acredito que funcione sim. Já que o processo orbital é menos agressivos que o circular (politriz). Em orbital é utilizado normalmente boinas de 6 a 7 polegadas.
      Recomendo sempre, para polimento, use uma orbital para polimento. Eu sei que elas tem agressividades diferentes só não sei agora explicar a respeito.

      Abs

  106. Leandro disse:

    Para a remoção de pequenos riscos e swirls qual seria o mais indicado para aplicação com esponja manual?
    Mothers Lustrador, 81132
    Lincoln Composto Polidor

    Obrigado.

  107. Fernando disse:

    Olá amigo! Gostaria de saber se pode ser feito o lixamento com lixa grão 2000 e 3000 e efetuar o corte com o dupla ação Menzerna com a boina de espuma Buff and Shine Laranja (Agressiva) ou com a boina de lã amarela 3M? O produto diz que removerá marcas de lixa 2000, mas quero saber se trará um brilho perfeito, e depois sim, fazer o lustro com o super lustrador Menzerna com a boina de espuma amarela. Desde já, muito obrrigado!

    • Sim, pode usar Dupla Ação da boina de espuma laranja buff. Caso não remova as marcas de lixa, use o Tech Cut ou Power Gloss Menzerna. Mas recomendo mesmo é refinar o lixamento para 3000 e após iniciar o polimento. 3000 o Dupla Ação com espuma laranja ele remove brincando. É, depois vem com o Super Lustrador na espuma amarela e pronto.

      Abraço

  108. Márcio disse:

    O teu blog está bem explicado,eu trabalho com isso há muito tempo,gosto muito de usar 3m,mas descobrir que com o tempo de polimento tem fazer um bom lixamento com a lixa 3m superfina,ter paciência por cada etapa e usar borrifador com água e as boinas sempre limpas a velocidade da máquina e a cera 3m e remover com pano microfibra

  109. maicon disse:

    qual e a melhor maneira de polir a mao,e quais sao os riscos de machucar a pintura algo parecido?
    se pode me responder fico muito grato.obrigado

  110. Eder disse:

    Falai Brother, sussa?
    Parabéns pelo Blog.
    Na loja que eu trabalho, os caras tão apresentando uns produtos que se chamam Politec, vc os conhece? eles dizem ser igual ao 3m. Mas os custos são muito bons. Ia comprar um kit pra ver como fica o espelhamento… o que acha?

  111. Kledir disse:

    Olá Alex! valeu pelas dicas novamente! a intenção é usar o Sonax controle final justamente para encontrar os defeitos só assim vou aprender da maneira certa como estou começando agora quero sempre ter a certeza que estou fazendo um bom serviço! escuto muitas reclamações por aqui onde moro que o pessoal compra pelo serviço e mascara o carro e depois de alguns dias já aparece os defeitos de polimento, naum posso dizer que é por eles não ter o conhecimento de um bom polimento ou por tentar enganar os clientes mas é nessa falha que quero crescer e oferecer um serviço de qualidade e preço justo!!!
    Sobre a boina ninja fiquei tranquilo deu uma luz vou usar basicamente assim em lixamento boina amarela e em casos que não estejam tão ruim usar o corte com a boina ninja sempre começo pelo lustro e vou aumentando a abrasividade conforme as condições do carro, vi uns videos do Paulo Cera sobre a linha da Lincoln e um deles vi ele refinando com boina ninja e composto polidor vou fazer esses testess mas no video ficou otimo o que acha dessa combinação?
    Fico no aguardo sobre o curso!! Abraçooooo

  112. Ronaldo disse:

    Oq vc. acoselha para fazer algo manual e em casa ! pequenos e medios riscos ?!?! tenho os produtos 3m !

    Obrigado

  113. Kledir disse:

    Ahh esqueci vou adquir o controle final da sonax para dar um acabamento e qualidade aos serviços conforme já foi abordado no topico especifico ao tema!!

  114. Kledir disse:

    Eae Alex!! tudo bem??
    Vou fazer uma reposição dos meus produtos e vou adquiri a boina ninja da Lincoln mas pintou uma duvida, Onde vou encaixa ela no processo de polimento?

    Estou usando a Lincoln para corte tenho extra forte e mega forte e para lustro vou adquirir o lustrador da Sonax e proteção uso Collinete 476s e Cera Carnauba Lincoln dentro desses produtos ou se tiver alguns outros para me indicar, pode me descrever dois exemplos: Um processo que for feito lixamento e um processo sem o lixamento com risco normais mais que necessite de corte.
    Vinha utilizando como vc descreveu no topico utilizando a boina macia no corte uso a da Lincoln mas agora com a boina ninja no mercado fiquei na duvida em que parte vou utilizar a boina ninja e a boina macia…

    Li em uns comentarios abaixo sombre uma possivel turma curso de polimento com o Viny Detailer aqui em SP tenho interesse me informe por favor se tiver novidade sobre essa turma pode me avisar no meu e-mail kledirvieira@hotmail.com se tiver msn add la!!!
    Abraço e desculpa o texte grande!

    • Olá Kledir

      A boina ninja da lincoln é menos agressiva que uma fio amarela e mais agressiva que a espuma roxa. O diferencial dela que ela possui uma espuma entre o suporte e a lã, moldando a boina na superfície.

      Sobre questão de processo com lixamento ou sem lixamento, é um conteúdo tão extenso que vou deixar para um próximo tópico. Dica que dou num lixamento, é sempre refinar o lixamento até 2500 ou 3000 e depois iniciar o polimento. Olha, se for remover marca de lixa, recomendo fio amarela e se não tiver lixamento, use a boina ninja. A ninja não tem um desempenho tão bom na remoção de marcas de lixa.

      Curso do Viny, vou guardar seu email aqui e quando organizarmos um curso em SP, vamos enviar newsletter. Se você recebe hoje emails da Miromi e do Blog Car Care, certamente será informado por email =)

      Abraço

  115. Francisco Cesar Fenato disse:

    Oi Alex!!!
    Vc ja conhece os produtos da NSWAX? Que acha dessa linha? Custo benefício está muito bom. Será que da pra arriscar?

    • Olá Francisco

      Uma vez, a muito tempo, eu vi o site deles mas não chegou me chamar a atenção. São bons os produtos? Com quais produtos que hoje tem no mercado você poderia comprar? São caros? Recomendo é ter amostras antes de arriscar em comprar toda linha né? Hoje a Lincoln oferece amostras de todos os produtos deles, de graça. Seria interessante antes você testar do que sair comprando o que não conhece (isso se você não conhece ainda)

      Abraço

  116. eduardo suzuki disse:

    ola gostaria de tirar uma duvida, fiz o curso 3m a pouco tempo e quando eu chego na etapa de usar boina de espuma, uso em baixa rotação mais o produto seca rapido e a boina de espuma começa a travar e dar tranco na maquina, e no curso falaram que usaria pouco produto na peça, mais a forma de manter deslizando na superficie e colocando mais produto.
    obrigado

    • Olá Eduardo

      Se tranca ou começa a “cantar” a boina, é falta de produto. Coloque mais produto. Você precisa ver o produto na peça, precisa ver aquele embaçado, se isso sair, está sem produto, é o produto que irá polir a peça, não adianta ter somente a boina de espuma diretamente na lataria se não tem produto.
      Outra coisa também, no início do processo com a boina de espuma, precisa colocar um pouco mais de produto para a boina encharcar do produto, depois você vai notar que não precisa mais colocar tanto produto, já que a espuma vai estar encharcada. Outra coisa, no processo com a boina de espuma, se usa +- a metade de produto ou até menos que no processo com boina de fio.

      Abraço

      Abraço

  117. bruno alves de lima disse:

    boa noite Alex, estou com uma duvida sobre a avaliaçao final,vem falando assim depois dos processos anteriores como polimeto e lutro ista esta correto lavar o carro pra com isso ter a vizibilidade toda do carro si tem holografias ou si eu posso usar o (spray sonax) para tira os rezidos do carro todo ou nao pode ser usado o spray sonax dessa maneira em todo ,para depois asim aplicar a cera. mais outa duvida si eu posso aplicar o utimate quik detailer da meguairs para entregar ao cliente.muito obrigado tou na espera um abraço .

    • Olá Bruno

      Após finalizar o veículo, em vez de lavar o carro, pode utilizar o Spray Controle Final Sonax para remover os resíduos e após aplicar uma cera em cima, assim não terá resíduos na pintura e a cera terá maior aderência a pintura, tendo mais durabilidade. Sim, após a aplicação da cera e também após as lavagens você pode utilizar o Ultimate Quik Detailer Meguiars para aumentar o brilho e proteção.

      Abraço

  118. marcelo neto disse:

    boa tarde, foi de grande auxilio seus ensinamentos teoricos mas gostaria de saber se vc pode me indicar onde efetuar um bom curso de polimento e espelhamento pois estou montando uma renovadora e gostaria de um curso a altura destes equipamentos por vc citados estou em são paulo capital desde ja agradeço.

    • Recomendo o curso com o Viny Detailer. Nós temos uma parceria com o Viny onde organizamos cursos. Vamos ter em breve um curso em Maringá-PR e após no RS. Não temos uma turma ainda em SP mas se tiver 6 interessados, podemos fazer o curso em SP.

      Abraço

      • Francisco Cesar Fenato disse:

        Gostaria de saber sobre esse curso em Maringá. Pode qquer pessoa participar? Tem custo? Onde será realizado? É em cima de uma marca de polidores?

        • Olá Francisco

          Ainda não temos data definida do curso mas estou alinhando com o Viny Detailer para organizarmos 2 em sequência, um em Maringá e outro no RS. Sim, o custo está hoje calculado em no máximo R$ 850,00 por pessoa, sendo 2 dias de curso, com certificado, apostila, nota fiscal e muito conhecimento =)

          O curso é recomendado para profissionais que hoje já fazem polimento e querem evoluir seu nível.

          De todas marcas que tiverem. No último curso teve: Lincoln, Meguiars, Menzerna, Sonax, Malco… acho que não esqueci nenhuma rsrs
          E se você tiver uma marca de polidores, pode levar no curso que é feito teste dos produtos e mostrado a sua real eficácia.

          Abraço

  119. Luiz Fernando disse:

    Obrigado pela resposta Alex,mais uma dúvida,infelizmente comprei a boina de cor amarela da Meguiars,sei que não é recomendada,mas se eu fizer o na velocidade 2 ou 3? É a primeira vez que irei usar uma Roto Orbital,então passo ela inteira no carro,deixo secar por 10 minutos ae removo com meu pano de microfibra? e qual velocidade recomendada para usar a roto da meguiars?

    • Se quiser usar, vai conseguir aplicar a cera nessa boina também, só que a Cera NXT você só espalha ela na roto, pode usar velocidade 2. E não faça pressão na hora da aplicação. Saiba que você não está lustrando e sim espalhando cera. Depois de 10 minutos ou mais, pode fazer a remoção.

      Abraço

  120. Luizzz Fernando disse:

    Olá Alex… gostaria que me tirasse umas dúvidas,comprei uma Politriz da Meguiars a Politriz Roto-Orbital Meguiars Dual Action Polisher G110-v2 ela é boa ?
    E tenho uma cera NXT da Meguiars, gostaria de passar na politriz roto orbital que comprei pra encerar minha saveiro que é de cor preta e depois lustrar com o pano de microfibra da meguiars que comprei?

    • Roto Orbital da Meguiars é uma roto para hobista. Pode usar ela pra corte, lustro e aplicação de cera, ela é muito menos agressiva que uma politriz. O corte dela é fraco, normalmente se usa a politriz no corte e a roto no lustro e aplicação de cera. Aplica a Cera NXT Líquida com a Roto, boina preta, e remove depois de uns 10min com pano de microfibra.

      Abraço

  121. tuca disse:

    olá alex , se possivel gostaria de saber quais produtos da 3m eu devo usar para dar um espelhamento no meu carro moro em recife, já procurei e não achei nenhum tipo de curso aqui falando sobre isso . já perguntei para alguns profissionais mais as informações não batem e também não senti firmeza da parte deles ! aguardo reposta desde já obg ! um abraço.meu carango está precisando muito !rsrsrsrsrs

  122. saulo disse:

    Olá Alex, tudo bem? Gostaria de saber se eu posso usar uma politriz para encerar o carro, no caso seria uma cera NXT Meguiars liquida com a boina amarela 7.5, seria apenas para aplicar a cera, para a retirada usaria o pano de microfibra meguiars. Obrigado e parabens pelo blog, sem duvida, o melhor do Brasil nesse assunto.

    • Olá Saulo, tudo ótimo e contigo?
      Único selante que pode aplicar na politriz é PLC da Lincoln, os outros, no máximo uma roto orbital e ainda precisa ser o produto líquido. Cera Líquida NXT Meguiars pode aplicar somente na roto. Na politriz, a cera vai secar. A boina também deveria ser a de espuma preta e não a amarela, porque a amarela tem abrasividade e a preta não. Pode fazer o teste na politriz, use a menor rotação possível e espalhe muito muito rápido e mesmo assim vai ver que a cera vai secar prematuramente ou vai ter que usar cera além do necessário. Resumindo, use com roto orbital ou manualmente.

      Abraço

  123. Fabricio B. disse:

    Olá! Como vai? Procuro cuidar bem do meu carro nas horas vagas, e por isso comprei os seguintes produtos: Politriz Skil 9070 com regulagem de velocidade, suporte e boina de espuma Meguiars (amarela e bege), Ultimate Compound, Swirl-x, Ultimate Liquid Wax, aplicadores manuiais de espuma e flanelas de micro fibra, tudo da Meguiars. O problema é que não quero utilizar a politriz sem fazer um treinamento. Não quero fazer polimentos, apenas ressaltar o brilho da pintura e eliminar os swrils. O que você recomenda? Moro em Vitória-ES e não consegui encontrar nenhum curso por aqui. Desde já agradeço a atenção.

    • Olá Fabricio. Recomendo procurar o Senai e ver se tem cursos de polimento em sua cidade, é o modo mais fácil de aprender o básico. Eu particularmente recomendo não sair comprando produtos antes de fazer um treinamento, pois você pode estar adquirindo produtos errados para a função que deseja.

      Abraço

  124. clayton disse:

    onde posso faser um curso de polimento cristalisado,e espelhamento em veiculos .
    SOU DOno DE UM LAVA JATO MAS Ñ CONSIGU CURSOS . moro em anapolis goias..
    se possivel me enforme onde posso achar. grato

    • Clayton. Questão de cursos, procure no Senai da sua região e veja se tem algum curso de polimento. Curso hoje para iniciantes eu não sei lhe informar mas para quem já tem algum domínio de máquina, tem o Viny Detailer e o Paulo Cera.

      Abraço

  125. Muka jf disse:

    Oque me diz da pasta wax colinite è melhor que a da 3m?

  126. DEMETRIUS disse:

    Bom dia, Qual a melhor politriz para o processo, a politriz comum orbital angular? a politriz vertical? ou a roto orbital?, tenho uma lizadeira roto orbital da bosch com regulagem de velocidade, posso adaptar para usa-la? ou o angulo do roto é menor e nao vai fazer o serviço? Obrigado

    • Olá Demetrius

      Não usei uma lixadeira orbital para polir, não sei dos resultados. Sei que existem vários tipos de lixadeiras orbitais e tem orbitais específicas para polimento. Chegou na Miromi a Politriz Orbital da Flex que é profissional. Ela faz o trabalho orbital e tem o eixo dela fixo, girando circular também. É uma máquina fantástica mas tem um custo elevado, como disse, é profissional.
      Politriz angular, vertical ou como quiser, importante que gire e tenha controle de velocidade =)
      Fuja das politrizes sem controle de velocidade, ela é fixa numa rotação muito elevada.

      Abraço

  127. Marcos disse:

    Como fazer com a politriz quando chegar nas quinas para nao remover lasca de tinta ?

  128. mario david disse:

    alex,tenho um golf preto e usava a cera nxt e a agora a ultimate da meguiars,mas meu capo esta cheio de risco tenho o ultimate composto,passei manual mas nao saiu sera que sai com a politriz com boina amarela ou com a de esponja amarela?grato mario david

    • Mario, tente esfregar mais manualmente estes riscos. Com a politriz você vai estar fazendo a mesma coisa que está fazendo manualmente, só que muito mais rápido, então experimente esfregar um pouco mais pra ver se não sai. Com a Politriz você vai remover muito mais rápido só que tem outra coisa, que tipo de risco você está tentando remover? São riscos superficiais? Riscos fundos? As vezes é necessário utilizar uma lixa 2500 pra auxiliar.
      Abraço

  129. mario disse:

    muito bom as indicaçoes de cada produto ,poderia me esclarecer se passo o selante[meguiars] primeiro ou a cera[ultimate meguiars]?parabens alex,existe muita gente usando produtos errados,inventando até,vc esclarece tecnicamente de maneira clara e objetiva,com a anastomose de varios produtos de marcas diferentes,valeu mesmo em vc confio,abraços mario david

    • Olá Mário
      A tecnologia do Selante Sintético e da Cera Ultimate é a mesma, os 2 são selantes a base de polímeros sintéticos só que a Cera Ultimate é chamado de Cera comercialmente, para vender mais :). Os 2 produtos são a base de selantes, então não tem porque utilizar um produto ou outro. Os 2 produtos são diferentes.
      Não tem porque ter os 2 produtos. Quer um melhor acabamento? Aplique 2x camadas do Selante Sintético ou Cera Ultimate, aguarde 6 horas entre camadas.
      Abraço

  130. Bernardo disse:

    Olá alex,

    Até onde é possível retirar Swirls e riscos leves num processo manual? Caso possível, quais seriam os procedimentos e produtos? O tópico está bem sortido de informações sobre polimento, porém sempre utilizando politriz. Mas gostaria de algo mais caseiro, tipo, alguém põe uma bolsa no capô de um carro preto e puxa arrastando, deixando aquelas marcas. Como resolver em casa mesmo?

    Abraços,
    Bernardo

    • Olá Bernardo
      A 3M tem um produto chamado Elimina Riscos 3M, que é um polidor para ser utilizado manualmente para remover estes riscos. A Meguiars também tem o ScratchX para está função. Os produtos são utilizado com espuma aplicadora e utilizados com movimentos circulares para remover os riscos. Após feito, passe um pano microfibra e analise o resultado. Caso necessário reaplique o produto.
      São produtos desenvolvidos para o uso doméstico na remoção desses defeitos.
      Abraço

  131. Alexandre disse:

    bom dia Alex..tenho uma duvida..tenho uma politriz skil modelo 9050 com rotação fixa em 2800rpm..qual sua dica para um polimento uniforme….existem muitas informações sobre rotação correta para polimento com massa 2..depois lustro e finalmente acabamento
    se fosse possivel gostaria de saber de vc qual boinas usar realmente, em todas etapas ( boina de pele que acompanha este modelo é aconselhável para massa N2)

    agradeço se vc pudesse me dar uma luz em relação a isso….
    Forte abraço
    Att
    Alexandre

    • Alexandre, como já disse no seu outro comentário, recomendo trocar de politriz.
      Sobre esta boina, ela possui o mesmo corte que uma boina de fio branca. Ela deixa holografias e precisa fazer refino com boinas de espuma.
      No tópico informo várias opções de boinas e casamento de produtos a serem feitos.
      Se tiver alguma dúvida a respeito, deixe aqui.
      Abraço

      • Alexandre disse:

        Obrigado Alex…sem problema…

      • Alexandre disse:

        Obrigado Alex….mas no caso antes de trocar de politriz não seria mais viável colocar um dimmer (controlador de rpm)na politriz?? com esta peça vc controla totalmente a politriz, tanto nos rpms altos e baixos…..
        agradeço e aguardo

        • Olha, quanto a isso eu não entendo muito mas já vi gente que colocou um sistema que muda acho na voltagem ou resistência algo assim (é, acho que to falando bobagem agora hehe), deve ser o dimmer que você comentou, mas é algo na voltagem, corrente que muda e é possível controlar a rotação por ali. Mais fácil mesmo é adquir uma politriz já com esse controle nela mesmo =)
          Abraço

  132. Alexandre disse:

    bom dia Alex..tenho uma duvida..tenho uma politriz com rotação fixa em 2800rpm..qual sua dica para um polimento uniforme..
    agradeço e aguardo

    • Olá Alexandre
      Sinceramente? Troque de politriz, e adquira com controle de rotação, de preferência que iniciem a rotação em 600 ou 1000rpm.
      Não recomendo nem pra testes essa rotação de 2800rpm, é simplesmente muito alta, vai saltar holografias na pintura.
      Abraço

  133. Juliano Jk polimentos japan disse:

    Salve grande alex valew man Arigatou problema resolvido e falta de produto msmo to fazendo aos poucos meu carro rsrs falta de tempo e complicado então olha lá no orkut dpois as fotos Jk polimentos abraços e obrigado

  134. dionir disse:

    E ai Alex td blz?
    Amigo estou com uma duvida aqui, por não ter muita pratica ainda estou com dificuldades de remover riscos leves a médios da pintura com a boina roxa da meg, hj estava usando ela com o extra forte da linconl, até que foi bem, mais ta demorando mto pra cortar a superficie, lembrando que antes de começar descontaminei com a clay da 3M, sera que se eu pegar essa boina ninja da linconl ou uma amarela de lã, ficaria mais facil? a pintura desse carro q estou fazendo tem muitos riscos, o carro é 2008, grafite metalico, mas nunca viu cera na vida, e eu acho que ele ficava dentro de um pombal, de tanto M de passaro que tem, da até dó, mas enfim gostaria de sua opinião sobre as boinas, valeu.

    • Olá Dionir
      Extra Forte é um excelente polidor. Na boina roxa ele não vai ter tanto corte mas vai ter bastante ainda mas o acabamento que ele vai dar é excelente, quase isento de holografia.
      Agora, se ele não está removendo, concerteza, recomendo usar uma Boina Ninja e trabalhar com calma. Faça um teste bem trabalhado numa área de 50x50cm e veja o resultado. Caso ainda assim não consiga remover os riscos, recomendo o uso de lixa 2000, usando taco para lixa de polimento. Após você usa boina de fio para refinar as marcas da lixa. Para remover as marcas da lixa 2000, recomendo Extra Forte + Boina Fio Amarela. Se usar a Boina Ninja, vai demorar um pouco mais, porque ela tem a espuma e não deixa a lã ter o atrito tão alto, demorando para remover as marcas da lixa e também, a boina não foi feita para tirar este tipo de defeito, pode até tirar mas vai comprometer a durabilidade da boina.
      Bem, como a pintura também sofreu danos com feses, cuidado, essas contaminações de feses tentem a atravessar o verniz e o polimento não vai resolver.
      Abraço

      • dionird disse:

        Valeu Alex, obrigado pela dica, mais uma coisinha, eu posso lixar somente onde tem riscos mais fundos para fazer uma correção, lembrando que o carro tem pintura original ou tenho que lixar o carro todo, valeu e mais uma vez obrigado pelas dicas.

        • Sim, faça lixamento localizado, nada de lixar todo o veículo. Utilize um taco ou chinelinho e lixe no sentido contrário do risco, no sentido vai-e-vem. Lixe adicionando água e não faça pressão na lixa, lixe de forma suave, após um pouco do lixamento, analise de o risco saiu com a lixa. Agora, você terá que remover os riscos menores, deixados pela lixa, que vão ser muito mais fáceis de serem removidos que o risco mais fundo, que foi removido pela lixa.
          Não faça a besteira de lixar por lixar. Você só lixa se tem um porque e lixa só onde é realmente necessário.
          Abraço

  135. Salve grande Alex cara preciso de um help seu amigo…to tendo dificuldade em usar a boina roxa da Meg com COmposto Polidor da Lincoln….tipo to fazendo assimm…..descontamino, lixo 1500 e 2000, lavo, MF, Corte Extra forte e Boina amarela(de boa otima boina), Boina Roxa Meg e Composto polidor(cara ela fica quicando d++++ parece q resseca sei la) seguido de Ultra finishing MEG com boina de Espuma(excelente boina adorei a melhor msmo) e dpois PLC e Colinite 845……o problema por enquanto foi um poouco de holografia que ficou onde to errando espero q possa me ajudar abs….. t+++ parceiro ta pra entrar uma grana e vou comprar outras coisinhas…abraçoss t+++

    • Olá Juliano
      Então, parece que você está colocando pouco produto para estar acontecendo isso ou o seu suporte está desnivelado (a superfície contaminada também faz isso na boina de espuma mas você já descontaminou e poliu, então não tem mais contaminação). Essas seriam as causas.
      Sobre o produto, recomendo fazer um X na boina de espuma que dai é uma quantidade boa de produto. Se mesmo assim está picando, veja o suporte se não está trepidando.
      No aguardo
      Abraço

  136. Kledir disse:

    Fala Alex! outra duvida vi que está disponivel a boina ninja da lincoln mas qual seria a abrasividade dela seria igual a boina de fio branca? ou posso comparar ela com a boina amarela e se vc já testou caso sim o que achou?
    Abraço

    • Olá Kledir
      Abrasividade da boina ninja fica +- como a boina fio amarela. Ela é menos abrasiva também por fazer um atrito mais suave na pintura mas ela corta muito bem. Posso dizer com segurança que é uma boina totalmente diferenciada do mercado. Não tem nenhuma parecida com ela. Para remover marcas de lixa não é interessante com ela mas se não lixar e quiser dar a primeira pegada com ela, é excelente, mas é bom descontaminar antes, é claro. Depois faz o lustro e já era. Ela vai deixar poucas holografias, facilitando e muito a etapa do lustro. Ela deixa um acabamento melhor que a boina de fio amarela.
      Abraço

  137. Kledir disse:

    Eae Alex!! to com uma duvida, o M105 ulta cult da megiars já testou ele no corte ? ele seria mais abrasivo que por exemplo a extra forte ou mega forte da lincoln ? logo logo vou ter que comprar mais polidor para o corte e já estou pesquisando to usando a extra fonte da lincoln o custo dela é otimo vc acha que vou ganhar em qualidade se eu troca pelo ultra cut ? pela descrição dele notei que ele é o mais avaçando entre os produtos de corte to certo?
    Abraçooo!!!

    • M105 Ultra Cut tem um excelente corte, semelhante ao Extra Forte da Lincoln porém eles tem tecnologias diferentes. Ultra Cut tem muito mais abrasivos, eles são bem pequenos só que eles são muito duros e não diminuem no polimento (você quase não sente os abrasivos se pegar esfregar ele nos dedos), quer dizer, enquanto tiver lubrificação, ele está cortando do mesmo jeito e deixa um excelente acabamento. Extra Forte vai diminuindo os abrasivos e não tem o mesmo poder de corte quando estiver com menos produto, isso quer dizer que precisa usar mais produto. Pode utilizar o M34 Inspeção Final para dar uma nova lubrificada no M105 para aproveitar melhor os abrasivos, usando assim menos produto, fazendo render mais e deixa a superfície limpa já.
      O acabamento dentre os 2, posso lhe dizer que o Ultra Cut fica um pouco melhor.
      Abraço

  138. Thomas disse:

    Alex, sobre politriz agora…
    Apartir do pre lustro posso usar apenas a G220v2 por exemplo, no caso so no ” corte” seria necessario uma politriz ou pelo contrario posso fazer uso da Politriz em tudo e a Roto Orbital e que pode inicialmente ser dispensada ( compreendo que o ideal e ter e usar as 2 sendo que a Roto seria para a parte final esta certo? ) mas vi tambem que a Roto e menos agressiva e a nao queima a pintura quando nao se entende sobre o RPM (ou OPM ) correto bem como a força aplicada, notei que a potencia em watts e bem menor elas podem trabalhar direto neh,
    no caso penso em investir em uma Roto top de linha e uma politriz chinezinha para nao passar de mil reais…
    nao sei se pode passar por aqui mas na MIROMI cartao de credito faz em vezes?
    Abraços

    • Se você for profissional, sempre politriz no corte, sempre. Roto orbital, recomendo mais para aplicação de cera e lustro em cores críticas. Unica coisa que a roto é diferente é que ela é menos agressiva que a politriz. Questão é, se você efetua o lustro com Politriz e sempre fica holografia, tem alguma coisa errada, alguns casos, pinturas mais delicadas, poderá recorrer a roto (mas quem tem habilidade na politriz, não precisa da roto pra lustro, muito menos corte). Agora aplicação de cera, como uma NXT líquida na roto é excelente. O processo na roto demora muito mais.
      Se for pra polir em cantos críticos, dai sim, utilize a roto.
      Sim, o funcionamento da Roto orbital é diferente da politriz. A roto funciona por oscilações por minuto, e a politriz por rotações. Existe a roto da flex, que oscila e gira, ao mesmo tempo, tendo uma agressividade entre a roto e a politriz, tendo melhor acabamento e desempenho. Vamos aguardar ela chegar no Brasil, acho que vai chegar por um preço meio salgado também =\
      Sobre potência lhe digo, a Roto da Meguiars não aguenta o dia-a-dia de um profissional que vai utilizar ela sempre. Ela foi feita mais para entusiastas. A Porter Cable é mais forte e a Flex é profissional mesmo.
      Em até 6x sem juros, parcela mínima de R$ 50,00.
      Abraço

  139. Juliano JK Polimentos disse:

    Grande Alex, Salve Paceiro rapaz vc ta inspirando muita gente msmo ja fiz o pedido dos prod. lincoln la na miromi vai chegar pra minha mãe logo logo….ja falei pra ela…Chegando ja despacha pro Japao to doido pra testar, entao companheiro uma perguntinha. 1º”No Lustro eu posso usar o PLC ao inves desses ai que vc citou, pois queria testar um processo inteiro lincoln pra dpois fazer outros com marcas misturadas ou o PLC vai mascarar muito?:::
    2ºainda nao adquiri uma cera de qualidade entende..rsrsrs…to querendo acabar com uma que comprei, ainda antes de estudar mais a fundo sobre polimento e espelhamento….ela é da marca: SurLuster ( http://www.surluster.jp )nome: Super Star made with carnauba, ela e fabricada aqui no japao msmo mas na lata diz que e tecnologia é do lab. deles la da California USA…..acredito q a diferença sera no tempo de proteção e brilho!?!?!?
    3ºFalando em Qualidade brilho e duração……carro branco CERA vc aconselha a 476S ou se eu usar a NXT ou a M2611 vou ter bons resultados????T+++ valew parceiro VC, Viny, Nelson e outros ai tao inspirando muita Gente…kkkkk Fica com Deus……Ps. Se eu não encontrar CARLACK 68 aki no japao ou no USA ja reserva o Meuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    ela vai fazer sucesso aki no japaooo…muita chuva….Jesus Te Ama e Ama os parceiros do Blog Tbm…..
    “Aquele que tiver sede de graça lhe darei da fonte da vida enterna”

    • Olá Juliano
      Maravilha =D
      1. Você não pode usar o PLC pra lustrar, ele não remove holografias, ele é um selante, de durabilidade média-baixa. Um processo inteiro da Lincoln, poderia usar: Massa II > Boina Lã Amarela; Composto Polidor > Boina Espuma. Com estes 2 produtos, vc mata a charada. Recomendo também adquirir o Mega Forte, que é um polidor muito abrasivo mas combinando ele na boina amarela, você poderá ter excelentes resultados e um polimento muito rápido de se realizar. Mas é preciso aprender a lidar com este polidor.
      2. Não posso falar nada sobre esta cera, até porque não conheço.
      3. Carro branco, use a 476S. Você terá os melhores resultados e proteção. M2611 também pode ser usado tranquilamente em carro claro. Cera NXT também mas como ela tem uma proteção um pouco menor que a M2611 e não terá muita diferença no look, se for usar entre NXT e M2611 em cor clara, use a M2611.
      Valeu fera. Vou continuar postando conteúdo, problema que estou sempre correndo e veja quanto tempo demorei pra responder dessa vez seu post.
      Sobre Carlack, não achei em nenhum lugar nos EUA, onde realmente está difundido a Carlack é na Europa. ÉÉÉ, vai fazer sim, não só por ai não viu, aqui ela também vai fazer sucesso hehehe
      E Carlack não tem selante de vidros, tem outros produtos de excelente qualidade e estou trazendo primeiramente os 3 principais produtos da Carlack: Glass Sealing, Limpador de superfície Nano Systematic e Selante Longlife.
      Amém. =)
      Grande abraço

  140. Rodrigo Fattori disse:

    Bom dia Alex, obrigado pelas explicações, não querendo rasgar seda mas tu é o cara meu! Entende tudo de lataria de carro. Me avisa quando chegar a Flex roto-orbital que quero compra-lá. Grande abraço

    • Olá Rodrigo
      Capaz, estou aprendendo como todos aqui e tenha certeza, tem gente nesse Brasil que sabe muito mais que eu. A diferença é que eu criei um canal de comunicação pra passar o meu conhecimento. Outro cobram para passar este conhecimento e outros nem trabalham com internet. Mas tem outros também que fazem videos, e trazem dicas de cuidado automotivo.
      Vou cadastrar a Roto Orbital Flex no site, com um preço totalmente aleatório pois não sei ao certo qual será seu preço, mas lógico, ela é mais cara que a politriz, mas você poderá se cadastrar para ser informando quando ela estiver disponível.
      Abraço

  141. Rodrigo Fattori disse:

    Boa tarde Alex, tudo na boa? Gostaria de saber se o produto Meguiars Ultimate Compound Ultra Composto, G17216 é o mesmo produto só que com embalagem menor do Meguiars Mirror Glaze Composto Ultra Cut Compound M10532. E Gostaria de saber sobre a politriz que tu está vendendo a Flex, quero saber qual o tamanho de boina que a gente usa nela e comparando com a politriz da Meguiars a Flex é superior ou inferios ou se elas não podem ser comparadas já que a Flex não é Roto-orbital. Grande abraço. Valeu.

    • Olá Rodrigo, tudo bem e contigo?
      Não são exatamente o mesmo produto mas são fabricados com a mesma tecnologia. Mas digamos que usando um ou outro, terá o mesmo resultado =)
      Pode usar qualquer boina para esta politriz. Terá que adquirir o parafuso adaptador e suporte, que não vem incluso. Veja o tamanho de boina que você melhor consegue trabalhar. A Meguiars tem roto orbital e a Flex é Politriz, elas não podem ser comparadas porque funcionam de maneira diferente mas a roto orbital da Flex também está sendo importada mas lhe digo, a roto orbital da Flex que está vindo é muito mais forte que da Meguiars. A Roto Orbital da Meguiars é mais para entusiasta, ela não aguenta o pique do dia-a-dia de uma oficina, a Flex sim.
      Abraço

  142. Thomas disse:

    Parabens em primeiro lugar, seus preços sao incriveis…
    1- vejo muito, pessoas fazerem polimento ou corte sei lah ( usando massa n2 geralmente e boina amarela ou branca de la) e borrifando bastante agua!!! seria para evitar aquecimento da lataria, se for como controlar isso so com experiencia mesmo?
    2- me disseram que a diferença de uma politriz de 700reais para uma de 200reais seria so o fato de aquecer durante o uso e nao poder ser usada por muito tempo seguido, confere?
    3- ( ultimo, rs) serviços completos necessitam intervalo de horas entre aplicaçoes certo, quais sao esses? 12 horas para aplicar selante por exemplo o carro deve ser exposto ao clima ou ficar fechado na loja, libero pro cliente e ando voltar ou peço 2 dias de prazo???
    desde ja Muuuiittoo obrigado

    • Obrigado Thomas =)
      1 – Pode usar massa II, não tem problema mas é recomendado procurar uma massa II de qualidade por que muitas no mercado que são de baixa qualidade. Não adianta ver só o preço. Não recomendo boina de lã branca, somente para remover lixamento 1200 ou 1500 e mesmo assim, se for lixar com 1200 ou 1500, recomendo refinar numa 2500 e começar a polir com a boina amarela de lã. Questão da água é meio complicado. A água ajuda a vc espalhar o produto sobre a superfície mas veja bem, um químico estudou a fundo a formula do produto, para com o polimento, a peça vai aquecendo, produto vai evaporando e os abrasivos vão agindo, se você adiciona água, vc acaba quebrando esta formulação feita pelo químico, entende? O que pode ser feito é uma leve lubrificação antes de começar a polir na boina, e quando estiver polindo (depende o tipo de polidor) e nota que o produto está secando, vc dê somente 1 leve borrifada sobre a peça para reaproveitar melhor o produto, a água neste caso, acaba agindo como lubrificante na formulação, mas se quiser um produto específico para isso de qualidade, recomendo usar o Inspeção Final M3416 da Meguiars. É muito bom fazer esta dica que passei com os polidores Ultra Cut 105 e Super Lustrador Ultra Finishing 205 Meguiars, já que os abrasivos desses polidores não se quebram, vc está polindo, lubrificação do polidor está evaporando, vc readiciona lubrificação na formulação e continua trabalhando com estes abrasivos, assim vc poupa produto =). Mas como lhe disse, é somente quando está terminando o produto e recomendo com produtos específicos e use o M3416 para esta função. Outra, se você está polindo e o produto logo seca, ou peça está quente, ou carro está no sol ou produto não tem lubrificação suficiente.
      2 – É a qualidade da politriz. Quando mais simples, ela não vai aguentar a jornada de trabalho de um profissional que está 8 horas por dia com uma politriz na mão. Todas aquecem, umas menos, outras mais, agora se isso influi na durabilidade, eu não posso lhe responder, mas depende realmente de máquina pra máquina. Mas você também não poderá comprar uma DWT com uma Makita por exemplo entende? Se for comprar uma politriz, procure um profissional para se informar. Falando nisso, estamos recebendo as politrizes da Flex que semana que vem estarão disponíveis. Qualidade realmente diferenciada.
      3 – Claro que não. Pode fazer processo atrás de processo, só algumas ceras ou selantes que realmente tem um tempo de cura, entende? Faz o polimento e já pode aplicar o selante ou cera. Só cuide se for aplicar um selante e também uma cera, dai sim é preciso aguardar a cura do selante para após aplicar a cera. Sobre entregar o carro para o cliente. Se você aplicar uma Cera NXT, que tem cura de 12 horas. Pode entregar logo o carro pro cliente massss recomendo é ele levar o carro direto para a garagem. Imagina se ele sai da sua estética e pega um toró de chuva? Bye Bye boa parte da proteção da NXT.
      Se tiver mais dúvidas, fique a vontade em perguntar =D
      Abraço

  143. Carlos Eduardo disse:

    Ok Valeu abraço

  144. Carlos Eduardo disse:

    Parabéns pelo Blog!
    Tem Previsão para chegada das Lc Laranja e Verde (corse)

  145. Kledir disse:

    Alex uma outra duvida existe diferença entre as boina meguiars de espuma roxa, amarela e preta da linha mirror glaze com as boinas roxa, amarela e bege da linha soft buff ou seria só o tamanho que muda? abraçoo

    • Podemos dizer que as boinas são iguais e a boina Preta e a Bege tem a mesma densidade. Muda o tamanho e a linha da boina, sobre a construção das células da espuma eu não tenho tanta certeza, mas parecem ser identicas.
      Abraço

  146. Kledir disse:

    Olá Alex!! obrigado pela atenção prestada sobre as duvidas aqui postada vou fazer o teste mesmo deixando um pouco de lado a boina branca e partindo direto para a amarela e sempre descontaminando essa era a minha duvida mas vi que realmente a descontaminação é o primeiro passo. Não sei se fiz correto mas postei um comentario no topico de espelhamento da 3m pedindo um auxilio mas acabei me atrapalhando era para ser postado nesse topico peço que naum note a falta de atenção. Outra gentileza seria se possivel um topico sobre cuidados com a etapa de lixamento quais graos de lixa recomendado, quais possivel ocasioes a fazer o lixamento, lixamento a seco ou a umido e sobre a lixa trizact p3000 que pareçe ser uma boa opção para executar esse passo quando necessario e ser naum for abusar as lixadeiras roto orbital que poderiam ser usadas, acho que iria ajuda bastante quem está pesquisando sobre esse ramo.
    Muitooo obrigadoo e parabensss pela iniciativa! abraço

    • Olá Kledir.
      Sobre lixamento, eu já coloquei na minha lista de assuntos para abordar este assunto que é muito importante e delicado de se trabalhar.
      Trizact P3000 é uma excelente lixa e foi desenvolvida para refinar o lixamento de outra lixa e não pra sair lixando direto com ela.
      Se for trabalhar com polimento, use nunca uma muito abrasiva, Lixas como 1200 e 1500 são mais para repintura, remoção de casca de laranja. Lixas 2000 e 2500 são mais para polimento e a P3000 Trizact 3M é para refinar os riscos da lixa 2000 ou 2500, se usar pra refina uma 1200 ou 1500, vc vai gastar muita lixa p3000 e ela não é barata. Mas no lixamento sempre é preciso fazer trabalhar e quando lixar, deixar o local lixado sempre 100% opaco (lógico, não se aventure em tirar riscos fundos com lixa :P ) e depois faça o polimento.
      Sempre falo, muito cuidado com lixa, recomendo treinar sempre em capô antigo. E na maioria das vezes não é necessário lixar.
      Abraço

  147. Rodrigo Fattori disse:

    O legal de tudo isso é que tu não cobra o transporte dos produtos quando o valor é acima de R$ 199,00 pra eu que sou de Gramado RS e isso é muito legal porque as vezes só de Correio custa o valor de um outro produto de polimento. Muito bom esse up grade da tua empresa, é sempre um plus a mais pro teu cliente. Parabéns e ótimas vendas que Deus abençõe todos os teus funcionários e as pessoas da tua família.

  148. Adriano Luiz disse:

    Olá, Alex muito bom os seus comentários estou procurando me informar bem sobre este ramo pois quero começar um negócio aqui onde moro com esta qualidade pois não vejo nada igual esotu começando com lavagem a seco e depois partirei para este projeto. Abraço

  149. Kledir disse:

    Olá Alex!! Parabéns pelo blog está excelente e a Miromi melhor ainda, acabei de realizar minha primeira compra e já tornei cliente! Vamos lá nas dúvidas adquir os produtos da Lincoln estou entrando no ramo agora e os preços deles são bons, comprei o 3 e 1, massa extra forte e a PLC junto com as boinas amarela e de espuma lincoln tb, gostaria de saber sua opinião sobre esses produtos. Vou realizar o primeiro polimento no meu carro mesmo a pintura está com bem pouco de contaminação mas tem brilho ainda irei seguir essa ordem boina de lã branca junto com extra forte seguindo por 3e1 com boina amarela, depois com a boina de espuma e para finalizar plc com boina de espuma o que acha estou no caminho certo sugestões?

    • Olá Kledir
      Os produtos da Lincoln são ótimos, tem excelente lubrificação e trabalham rápido, além de terem ótimos preços.
      Bem, recomendo efetuar o processo de acordo com o estado do carro. Se ele tem contaminação, sendo muito ou pouco, não importa, primeiro você irá descontaminar. Após isso, você fará pequenos testes, começando do processo menos abrasivo até o mais abrasivo e verá qual o processo irá remover as marcas da pintura e após isso vc vai refinando. Não precisa iniciar direto com boina de lã, as vezes só com lustro vc mata a charada. Se for trabalhar com boina de lã, recomendo sempre a boina amarela, pois ela pode demorar um pouco mais que a boina branca mas você irá eliminar 1 processo.
      Se ficou qualquer dúvida, volte a perguntar =)
      Abraço

  150. Pingback: Espelhamento 3M. Como efetuar um Espelhamento 3M? | Car Care

  151. Adriano disse:

    Gostaria de respondesse minha duvida… Como aplico corretamente o produto no carro? Comprei 3 in 1, espalho ele com os dedos na superfície…Ta certo? Obrigado

    • Olá Adriano
      O modo que vc coloca o produto e o espalha não faz diferença. A questão é tentar fazer isso sem fazer ele espirrar quando ligar a máquina. Pode espalhar com dedo, pincel ou usando alguma tecnica.
      Abraço

  152. Tulio disse:

    Obrigado Alex pela sua atenção, bom poder contar com ela !!!

    Uma ultima dúvida, polidores a base de solvente sempre é mais agressiva por tê-la na composição, certo ? Ou, isso não quer dizer muita coisa em te-la na formula ou não ?

    Abraço.

    • Tulio, produtos a base de solvente eles fazem a pintura brilhar mais rápido por causa do solvente. Mas isso não quer dizer que está eliminando os defeitos. A Boina não dura e esse solvente fica sobre a superfície e se continuar um processo de polimento sobre a superfície, vc terá residuo deste produto sobre a superfície, projudicando os próximos processos, além de não fazer bem a saúde do polidor. Sinceramente, não recomendo esse tipo de polidor, é uma tecnologia antiga, então use um polidor a base de água que seja barato mas não um a base de solvente.
      [Editei o final do seu comentário, motivo foi enviado para seu email]
      Abraço

  153. Tulio disse:

    Outra pergunta, qual a diferença de OPM e RPM ? Eu sei que opm e mais lento mas, em comparação a RPM, qual a proporção ?

    Essas duas curiosidades gostaria de tirar, esta e da mensagen anterior.

    Abraço

    • OPM – Oscilações por minuto
      RPM – Rotações por minuto
      Eles funcionam diferente. OPM ela “treme” (oscila na verdade) e não gira, se gira, é muito pouco e não tem risco nenhum de queimar a superfície, é bem menos agressiva que a rotativa, nem se compara.
      RPM tem um poder muito maior de corte e esquenta muito mais a superfície e é muito mais agressiva. Não tem como comparar um valor de OPM com RPM pois o funcionamento dessas máquinas é diferente.
      Espero ter tirado sua dúvida, caso contrário, pergunte novamente =)
      Abraço

  154. Tulio disse:

    Alex, deu-me uma dúvida, pode polir um carro recem pintado com produtos a base de solvente ou, pode dá problema e tambem contaminar o ambiente de trabalho ?

    Abraço

    • Olá Tulio
      Não tem problema em polir carro com produtos a base de solvente, porque eles não contém silicones. O problema é utilizar produtos com silicone em locais de pintura ou superfícies recém pintadas.
      Abraço

  155. Adriano disse:

    Boa noite. Parabéns pelo blog. Gostaria de saber a maneira correta de aplicar o produto no carro. Obrigado

  156. Luiz Gustavo disse:

    Alex, gostaria de saber qual ou quais as marcas de APC que tanto se fala estão disponiveis no mercado.
    Obrigado

    • Olá Luiz Gustavo
      APC são limpadores de interiores, famosos multi usos. Existem muitas qualidades desses produtos, hoje tem o Multi Uso da Autoshine e está chegando ao mercado em Julho desse ano APC da Meguiars. =)
      Abraço

  157. bruno disse:

    Fala Alex,tudo tranquilo?esta formula caseira que você fala não poderia ser somente Álcool Isopropílico,ou seria muito forte para limpeza.

    grande abraço!

    • Olá Bruno
      Não. O álcool vai secar muito rápido e manchar a pintura. Por isso a água, que acaba não se misturando na solução com o álcool mas não deixa o álcool secar na pintura. Vc deve borrifar e remover logo a solução.
      Abraço

  158. Alexander Souza disse:

    Gostaria de saber se vc conhece o selante e paste wax da simoniz,e os produtos da glare e chemical guys.

  159. Evandro Oliveira disse:

    Olá Alex,beleza?!Me chamo Evandro,moro em Três Cachoeiras-RS, e sou cliente da MIROMI,onde já adquiri varios produtos.Gostaria de uma ideia sua sobre alguns processos que pretendo executar em um polimento que vou fazer.Aí vai:
    Vou polir um veículo branco,que após ser descontaminado, será polido com corte de diamante meguiars(boina super macia 3M),pré-lustrado com boina de espuma amarela e dupla-ação(ambos meguiars) e por fim lustrado com swirl free polish na espuma preta(meguiars), e minha dúvida seria quanto a proteção,no caso o que você me recomenda:
    selante sintético meguiars M2116(na mão ou na espuma preta???) e após 12h a NXT, ou o selante e após 12h cera hi-tech de carnaúba M2616 (liquida)?????

    Me dê sua opinião, que para mim será fundamental na execução do trabalho,VALEU ABRAÇOS!!!!!!!!

    • Olá Evandro, beleza fera!!!
      Bem, recomendo fazer um teste.
      1. M85 (Corte diamante Meguiars) + Boina Lã Amarela
      2. M82 (Lustrador Swirl Free Polish Meguiars) + Boina Espuma Amarela

      Faça num canto este teste e veja se ficou holografia. Assim vc irá poupar um processo ;) Ainda mais em branco, que quase não aparece as pequenas marcas que possam ficar.
      Poderia também usar o Dupla Ação na boina espuma roxa (ou laranja da Lake Country), porque irá cortar até mais rápido, e lustre com boina espuma amarela. Isso porque cor branca não aparece a holografia e é possível zerar a pintura tranquilamente com boina amarela, só se a pintura for sensível, será necessário a boina preta.

      Enceramento.
      - Cera NXT x Selante Sintético – Ambos Meguiars = São os mesmos produtos em embalagens diferentes.
      - Aplique Cera NXT ou Selante Sintético, após 12h, aplique M26 (líquida ou pasta).

      Esta é minha opinião =) Faça o teste e tire suas conclusões.
      Abraço

  160. alex disse:

    Boa noite tbm me chamo alex e tbm trabalho com polimentos mas moro em rio pardo no rs mas venho atraves desse e mail para saber a sua opiniao ou dica sobre liquidos ou produtos para fazer um polimento com espelhamento se vc tbm tem algum site ou blog sobre dicas de espelhamento q possa me passa.
    aguardo seu retorno!!!

    • Olá Alex, meu xará =D
      Espelhamento é um nome registrado pela 3M e ela detém este nome. Vamos falar ainda sobre a nomenclaruta futuramente aqui no blog. Polimento, Espelhamento, Cristalização, Diamantização e blablabla. São tantos nomes, o que realmente importa é o processo feito para deixar a superfície sem marcas.
      Os processos informados neste tópicos são muito mais resumidos e práticos do que os da 3M, que tem vários processos mas estamos também organizando um tópico que fala somente os processo do espelhamento da 3M, mas digo que vc pode fazer menos processos deixando um acabamento igual ou superior.
      Abraço

  161. Ricardo Badotti disse:

    Boa noite. Em que ocasião eu deveria usar a boina branca? Geralmente se uso após o lixamento. E vc fala que posso usar direto a amarela que facilita o processo. Uso boinas Lincoln compradas no seu site. Para descontaminar uso 3 em 1 com boina de Espuma. Fica bom. Seria melhor usar o Clay Bar? Parabéns pela excelente blog. Tava faltando isso na net.

    • Olá Ricardo
      O uso da Boina Branca seria feita quando fosse usada uma lixa 1200 ou 1500, porém nesse caso eu recomendo refinar com uma lixa 2500 e depois iniciar com a Boina Amarela. Sobre a descontaminação, se a superfície estiver contaminada e usar uma boina de espuma, você irá sentir que a boina irá trancar e mesmo assim, poderá não remover a contaminação e ela irá ficar junto com o produto e poderá riscar deixar marcas na superfície. O processo é descontaminar e depois efetuar os passos para eliminação dos riscos.
      Abraço

  162. Deivy Munhoz disse:

    Muito bom Alex, gostei do artigo, tem muita informação que vai ajudar o pessoal a conhecer melhor o processo de um bom polimento técnico.
    Muitos não conhecem e acabam levando o veiculo em empresas que se preocupam mais e fazer os carros rapidamente do que fazer algo com qualidade.

    • Fala Deivy
      Concerteza. Não só o profissional mas também o usuário que vai ter mais instrução e não vai ser qualquer polidor que vai conseguir enganá-lo, como muitas vezes acontece. Saiba, se tiver um conteúdo bacana ou um processo que vc fez e quiser o espaço no blog, vc tem! ;)
      Abraço

  163. Alessandro Belle disse:

    Valeu Alex, obrigado por retornar o pedido.
    Vou me empenhar e praticar, quaquer coisa entro em contato.

  164. Pedro Tadeu Sassa disse:

    Queria te parabenizar pelas dicas, mas como estou querendo entrar no ramo, gostaria de saber se o meu material esta faltando alguma coisa, fiz um curso rapido no japão trouxe uma politriz da Ryobi PE2010,boina 5728 branca,boina de espuma preta, cera prof.38526m perfectpro5978 e5958 todos prod. 3m import.,e gostaria de saber quais os produtos para substituilos pois estão acabando, com estes produtos ta dando para fazer alguns espelhamento. desde ja agradeço pelas dicas ………… abraço.

    • Olá Pedro
      A Cera você poderá escolher uma sem abrasivos de carnaúba, que irá substituir a sua. Pelo que parece, é a Paste Wax 3M, mas com fabricação no Japão. A politriz, boinas e polidores eu não posso te ajudar, já que não consegui informações sobre estes produtos. Mas de acordo com suas técnicas aprendidas no Japão, poderá ver que a realidade do Brasil não é nada diferente, estamos falando das mesmas técnicas, mas com produtos encontrados em nosso mercado. Tudo vai depender da qualidade dos produtos que vai querer. Todos os produtos recomendados nestes post são produtos de qualidade e com real eficácia. Dentre eles, dou destaque para o Super Lustrador M205 da Meguiars, que é fantástico.
      Abraço

  165. Iury Traspadini Batista disse:

    Ótimas informações! Mas não podemos esquecer que tbm temos que isolar as partes plásticas não pintadas e demais áreas onde não é conveniente sujar, usar uma fita crepe de boa qualidade pq as mais baratinhas deixam muita cola grudada no carro… eu usei uma fita qualquer em um espelhamento que eu fiz e pra tirar a cola depois é muito chato!
    Abraço!

  166. Cláudio Marcolin disse:

    Tenho dois carros, um tem pintura original e é branco.
    Outro carro é dourado metalico, foi totalmente repintado, o polimento e os cuidados com a pintura são os mesmos ??

    • Olá Cláudio
      Independente da cor, você deve ter todo o cuidado com a pintura do seu veículo e sim, os cuidados são os mesmos. Só precisa prestar atenção se o carro foi muitas vezes polido, neste caso, não recomendo efetuar o polimento (pois a camada de verniz fica cada vez mais fina), mas os cuidados com a proteção deve existir sempre.
      Abraço

      • Cláudio Marcolin disse:

        Levei hoje meu carro repintado para polir e o profissional me disse que vai ser necessario LIXAR TODO CARRO para descotaminar e afinar o verniz, que está escorrido em algumas partes.
        Não deixei o carro lá estou preocupado.
        O que o amigo acha ???

        • Olá Cláudio
          Questão de lixar todo o carro, sinceramente, é necessário efetuar uma avaliação. Não tem necessidade para lixar para descontaminar, pra descontaminar, usa-se Clay Bar. Então, é necessário lixar somente nos locais onde tem os escorridos. Esta é a minha opinião. Porém, é necessário realmente ver pessoalmente para ver se realmente é necessário lixar, pois lixamento é somente em último caso.
          Abraço

  167. sidney dos santos neves disse:

    blz, Alex em primeira mão gostaria de parabenizar pelas materias do site, muito legal e perguntar o seguinte ,estou iniciando na area de revitalizaçao e tenho uma politriz , que ao inves de rotaçao , marca velocidade tem algum macete pra min converter ! fico no aguardo certo de um breve retorno abs ..

  168. Francisco Vianna disse:

    Valeu Alex. Excelente trabalho e didatica passo-a-passo, facilitando a “vida” de iniciantes como eu.
    Não vejo a hora de conhecer os novos tópicos :)

    Dúvida:
    1) Ja tenho a politriz DW849-B2 e algumas boinas de 7″, entretanto, não estou conseguindo achar uma Roto-orbital de dupla ação, onde posso comprar?

    Parabéns e Obrigado.

    • Olá Francisco
      Ninguém tem ainda Roto Orbital pra vender aqui no Brasil. A Meguiars terá mas não sei quando terá disponível.
      Abraço

    • Guilherme Fergutz disse:

      Opa, amigão, tenho uma roto-orbital da Meguiars e não estou usando-a.
      Caso tenha interesse em comprá-la entre em contato.
      Tenho uma roto-orbital Meguiars G220
      Abraços
      Guilherme Fergutz – Três De Maio RS

      • alexander disse:

        ola
        , muito bom esse seu tutorial + se tiver como me ajudar agradesso muito
        gostaria de saber como polir e dar brilho nas superficie do gel cout
        ex: barcos, banheiras, ect

        • Olá Alexander
          Existem produtos específicos para polimento de Gel Coat porém como o giro desses produtos é muito baixo, não tem disponíveis no Brasil. No entanto, é possível usar os mesmos produtos de polimento para automóveis, na pintura Gel Coat. Os polidores específicos para barco são normalmente mais abrasivos que os normais para veículos então, utilize os polidores para automóveis que sem dúvida vai ter um excelente resultado, porém, poderá usar um pouco mais de abrasividade.
          Abraço

          • jose n claro disse:

            e ai fera td bem quando é que vai aparecer por aqui tive um tempo parado mas agora estou de volta em breve vou te procurar para saber das novidades e aprender mais um pouco com vc

          • Fala José Claro
            A coisa pra mim ta muito corrida e ta difícil eu sair da empresa, nem dentro da empresa consigo vencer o que tem pra fazer rsrs
            Ta certo

            Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>