Lavagem a seco? Como fazer? Tire suas dúvidas aqui.

  

 

Lavagem a SecoLavagem a Seco, também conhecida como Lavagem Ecológica, ultimamente o que mais temos ouvido falar, porém, com isso surgem muitas dúvidas a respeito desse método.
Vale a pena? Qual seria meu custo benefício? É fácil de fazer? Posso riscar o veículo com esse processo? Fazendo isso posso colaborar com o meio ambiente?

“Já ouvi pessoas dizendo que limpam seus veículos por completo com apenas um copo de 200ml!”
Isto é muito perigoso. Com pouca solução de produto de lavagem a seco, a possibilidade de causar algum risco na pintura do carro é muito alta. O ideal a ser usado numa lavagem a seco é no mínimo 500ml, até 2 litros de produto para lavagem a seco.

Eu recomendo uma solução de 1 Litro para uma boa lavagem a seco.

Também podemos avaliar isso de acordo com a condição da sujeira. De qualquer forma, o método de lavagem a seco é uma ótima ideia e não uma ação milagrosa. Usa-se pouca água, mas também não é uma lavagem totalmente a seco.

Água – Lavagem Tradicional X Lavagem a Seco
Uma lavagem convencional com utilização da água pode gastar em aproximadamente 300 litros de água para carros pequenos e 600 litros de água para carros grandes, contudo, haveria mesmo uma fórmula para uma lavagem tanto quanto melhor e mais eficaz que as convencionais sem a utilização de uma gota de água se quer? Tire suas conclusões!miromi-lavagem

Para efetuar uma limpeza a seco de qualidade, utilizamos aproximadamente, no máximo, 2 litros de água. Essa quantidade é muito significativa para a limpeza de um veículo que era acostumado a receber litros e litros de água por minuto. Com essa quantidade de água, podemos deixar o veículo devidamente limpo e brilhando.

Na Miromi você encontra todos produtos de Lavagem a Seco, clique no link ao lado para ver os produtos –> Lavagem a Seco

Pensando nessas dúvidas e nos consumidores que sofrem com a escassez de água em algumas regiões do país, resolvi tentar um método de ensino mais prático e eficiente. A seguir, confira o link de um vídeo rápido que pode lhe ajudar nesse processo de aprendizagem sobre o método de lavagem ecológica.

Nota !
Tenha cuidado com a limpeza a seco, se feita incorretamente, o veículo pode sofrer micro-riscos e até aranhões profundos. Sempre faça movimentos leves, sem aplicar força.
Caso o veículo esteja tomado por barro ou areia, recomendo a lavagem tradicional. Veja o tutorial de como fazer –> Lavagem Automotiva – Técnica de 2 Baldes.

Confira a lista de materiais necessários para efetuar uma boa lavagem a seco:
– Produto lubrificante destinado para a lavagem a seco (escolha o que for mais acessível para você);
– Panos microfibra limpos e secos (3 unidades para a limpeza de um veículo de porte médio);
– Pincel para detalhamento (utilize nas rodas e nos frisos);
– Outros produtos de limpeza específicos para outras áreas (rodas, vidros, etc)

Produtos recomendados para Lavagem a Seco:

Bio W - Lavagem a Seco 1:50 - Alcance

Bio W – Lavagem a Seco 1:50 – Alcance

Pulverizador de Compressão Prévia 1,25 Litros Guarany

Pulverizador de Compressão Prévia 1,25 Litros Guarany

Chemical Guys Pincel Especial para Detalhamento (1 unidade)

Chemical Guys Pincel Especial para Detalhamento (1 unidade)

Pano de Microfibra 40x40cm p/ Lavagem a Seco

Pano de Microfibra 40x40cm p/ Lavagem a Seco

Limpa Vidros Concentrado V12 Perol

Cadillac Desengraxante Limpa Rodas e Pneus (1 Litro)

Cadillac Desengraxante Limpa Rodas e Pneus (1 Litro)

1. Produto – sempre confira a diluição indicada pelo fabricante do produto para ter total aproveitamento do mesmo, evitando assim o desperdício. Coloque-o em um borrifador de qualidade, há alguns que são de materiais sem um bom acabamento, com isso, ao final da lavagem, seus dedos e sua mão podem estar cortados ou doloridos.

panos-miromi2. Panos – utilize panos de tamanho entre 40×40 cm até no máximo 40x60cm,  panos com medidas maiores podem ser um empecilho na hora de serem utilizados e até lavados. Eu recomendo o tamanho 40x40cm.

3. Pincel – caso tenha interesse na utilização do pincel, que faz com que a lavagem se torne muito mais detalhada e de qualidade, utilize um pincel com cerdas macias, pois há alguns modelos com cerdas duras que riscam as peças envernizadas. Não se esqueça também, utilize apenas pinceis com bordas de plástico e não metálicas.IMG_7277
“Já tenho um pincel em casa com bordas metálicas e não quero comprar outro!”, sem problemas, isole toda a área metálica do pincel com bastante fita isolante ou crepe.

A utilização do pincel pode ser descartada, isso fica pelo tempo e pela disponibilização do usuário a dispor-se a efetuar um trabalho mais detalhado.

Escolha o produto correto de Lavagem a Seco
Você pode optar por produtos com formulação simples ou que possuem cera ou selante sintético. Normalmente os produtos para lavagem a seco já possuem o efeito 2 em 1, fazendo com que sua aplicação limpe e encere o veículo ao mesmo tempo. Com isso, a pintura do veículo fica protegida, além da solução dar manutenção de brilho e proteção para a cera aplicada anteriormente no veículo.

Proteção
A proteção de cera ou selante oferecida pelos produtos de lavagem a seco, com produtos de qualidade, variam de 5 a 10 dias.

Diluição
Não esqueça também de ver a diluição indicada pelo fabricante, isso é muito importante. No caso do Lavagem a Seco Bio W Alcance, você pode diluir em até 1:50 em sujeiras suaves, mas eu normalmente costumo usar 1:30 e limpa muito bem e gosto muito do brilho que fica na pintura!

Na Miromi você encontra todos produtos de Lavagem a Seco, clique no link ao lado para ver os produtos –> Lavagem a Seco

Passo-a-passo:
1. Mantenha o veiculo devidamente na sombra e com as peças frias;
2. Faça a diluição, caso produto seja concentrado. No caso do Lavagem a Seco Bio W, vamos diluir ele em 1 parte de produto para 30 partes de água, 1:30.
3. Borrife o produto de Lavagem a Seco diretamente na área desejada, ideal em áreas 50x50cm. Use bastante produto, o suficiente para deixar a pintura bem molhada. O ideal é pulverizar o produto até que ele quase venha a escorrer na pintura;
4. Remova a sujeira com um pano microfibra sem utilizar força, só num sentido;
5. Utilize um segundo pano microfibra limpo e seco para dar o acabamento;
6. Na hora de continuar, passe um outro local do pano, onde ainda esteja limpo para continuar a lavagem a seco;
7. Caso necessário, refaça o processo no mesmo local.
8. Após o pano ficar sujo, leve o mesmo a um balde de água, esfregue ele bem e após continue o processo.

Dica
Em alguns casos, a sujeira é mais difícil de remover. Você pode pulverizar o Lavagem a Seco Bio W e deixar ele também agindo por alguns instantes e depois tentar efetuar a remoção. Também é possível utilizar um pincel de cerdas macias para auxiliar na limpeza.

OBS: Caso o veículo esteja totalmente cheio de barro, utilize um jato de água para remover todo o excesso de sujeira antes de efetuar a lavagem a seco.

Vantagens da Lavagem a Seco
–  Limpa e protege seu veículo ao mesmo tempo; balança-miromi
– Ótima opção de negócio;
– Evita o desperdício de água;
– Não necessita de um local extra para a limpeza do veículo;
– Ótimo custo-benefício.

Desvantagens da lavagem a seco
– Se utilizada incorretamente, pode danificar a pintura do veículo;
– Não recomendada para veículos que estejam cheios de terra ou barro.

Super interessante

Confira a seguir alguns dados rápidos sobre os dois métodos de lavagem.

Sem título

lavagem-a-seco-miromiLavagem a seco e o meio ambiente.
“Inúmeros estudos e relatórios têm demonstrado a crescente deterioração ambiental do planeta, sendo que a escassez de água surge como um dos grandes e importantes problemas que teremos que enfrentar. E o reuso da água mostra-se de grande importância visto que além de possibilitar maior disponibilidade de água para o tratamento e distribuição também garante uma melhor qualidade da água dos nossos mananciais.

A lavagem de veículos mostra-se uma grande fonte consumidora de água potável, o que demonstra a grande importância que tem o reaproveitamento da água usada em lavagens,wagon-ecológico-miromi visto que não se faz necessário o uso de água potável para tal função.

Pode-se também concluir que o sistema de lavagem à seco se mostra muito mais sustentável que a lavagem convencional, e que apesar de ser um mercado novo, está em alta pelo fato de a população começar a se conscientizar sobre os danos ao meio ambiente.” (Hauschild Henrique; Roger, 2014, Gestão e tratamento de água.)

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida, poste seu comentário abaixo.

Abraço

Sobre Alex Sandro Schmitt

Alex Sandro Schmitt, proprietário da www.miromi.com.br, loja virtual focada no comércio de produtos em estética automotiva. Fotógrafo nas horas vagas :)
Esta entrada foi publicada em Dicas e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

52 respostas a Lavagem a seco? Como fazer? Tire suas dúvidas aqui.

  1. leandro paim disse:

    o ideal seria trabalhar sempre com 500 ml ?, como estou começando agora não gostaria de gastar muito mas também não quero ter e nem dar algum prejuizo, e qual o produto ideal para as rodas do veiculo ou posso usar o mesmo da lavagem? abç

    • Recomendo utilizar o Bio W, dilua ele na proporção de 1:30 se não quiser errar. E para uma lavagem a seco, faça 1 Litro de solução, no caso, 1 litro dividido por 30. Então, coloque 33ml de Lavagem a Seco Bio W e complete o 1L com água. Molhe bem uma peça inteira e após inicie o processo.

      Para limpeza de Rodas, precisa ter um poder maior de desengraxe, já que é um local muito sujo e principalmente, muita graxa. Recomendo o Bio W Rodas e Motor. É um produto top. Ele é concentrado também.

      Abraço

  2. Antonio Carlos Melo disse:

    Boa noite! Gostaria de saber dos principais produtos para lavagem a seco,polimentos,hidratação para bancos em couro e higienização no interior dos veículos,sendo que realizarei o serviço na residência de cada freguês e sozinho!
    Att Antônio Carlos

  3. Edson Silva de Melo disse:

    Gostaria de começar lavar carros a seco onde vcs estão localizados para adquiri seus produtos ??

  4. Raimundo Silva Carneiro disse:

    quero começar um negócio como eu compro os produtos e como fazer um curso para realizar um serviço sem riscos de danificar a pintura do veiculo.

  5. Vivaldo Chagas dos Santos disse:

    Fiquei interessado em conhecer melhor o método de lavagem a seco para cuidar melhor do meu carro e quem sabe um futuro negócio.

  6. claudinei donizete da silva disse:

    gostaria de conhecer seus produtos

  7. Carlos Ventura disse:

    Queria ver como posso adiquirir seus produtos para trabalhar com esse tipo de lavagens olha servi para estofados também

  8. Enrico disse:

    Valeu parceiro.

  9. Rinaldi disse:

    Era o que precisava saber.

  10. Rosania Brasilina de Lima disse:

    Eu conheço a lavagem a seco, excelente,sua loja é ótima, o que mais impede as minhas compras e os valores do frete,muito altos,você poderia tentar ao menos obter menor preço.

  11. Alfredo disse:

    Boa tarde como consigo esses produtos pra mim trabalhar na minha cidade .Preciso de um curso pra começar a lava a seco

  12. Edmilson caetano Lopes disse:

    Bom dia! Ouço muito falar sobre a lavagem a vapor. Essa lavagem é mais eficiente que as outras lavagem?

    • Olá Edmilson

      A Lavagem a Vapor é interessante mas é preciso ter cuidado. Ao efetuar a limpeza a vapor em superfície é fácil riscar a pintura, porque é só vapor de água, não há um produto que ajude a lubrificar a superfície na hora que passe a pintura com um pano de microfibra. Mas a limpeza a vapor é excelente para limpeza de cantos de portas, caixa de rodas, motor. Mas pra limpeza de superfície eu recomendo a lavagem a seco tradicional.

      Lavagem a vapor não é ruim, mas ela ajuda a complementar a lavagem a seco. Uma acaba não substituindo a outra.

      Abraço

  13. Getulio Vargas disse:

    Gostei.

  14. Jose Medeiros disse:

    Muito bom.

  15. filipe xavier disse:

    ola tenho uma duvida…vc mistura agua com o produto? quanto litros de agua?

    • Olá Filipe

      Sim, mistura a água com o produto. Por exemplo, se está com uma sujeira moderada, de 1 semana por exemplo, recomendo uma diluição 1:30 com o Bio W Lavagem a Seco e uma solução de 1 litro.
      Então, pra calcular quanto se mistura de água com o produto você faz o seguinte.
      Se quer 1 litro de solução, pega 1 Litro e divide por 30, dando 33ml.
      Então, misture
      – 1 litro de água;
      – 33ml de Lavagem a Seco Bio W.

      Misture bem, coloque no pulverizador e faça a lavagem a seco.
      É simples e funciona muito bem.

      Dica
      Coloque num balde pequeno e primeiro coloque a água e depois adicione o produto. Se colocar primeiro o produto, ele gruda nas bordas e fica ruim de diluir. Daí mistura bem, e depois de misturado, você adiciona a solução dentro do Pulverizador da Guarany.

      Espero ter sanado a sua dúvida. Caso tenha ficado alguma coisa, fique a vontade em me perguntar.

      Abraço

  16. Pingback: Como cuidar da pintura do seu carro? | Car Care

  17. Alexandre Ermogenes disse:

    Ola,

    Não consegui vizualizar o video, aparece uma msg dizendo que eu tenho que fazer o login primeiro!! Como eu faço??

    Obrigado!!

    • Olá Alexandre

      Pronto, agora você pode visualiza-lo.
      Mas em breve, vou fazer um novo vídeo, pois este não foi feito por mim e ficou muito abaixo do que precisa ser. Quando eu lançar, vou avisar para os que tiverem inscritos na newsletter da Miromi. Acesse o site da Miromi e se inscreva.

      Abraço

  18. Daison disse:

    Olá, como faço para assistir o seu video de lavagem a seco, aparece como privado… Agradeço desde as informações na matéria, muito interessante.

    • Olá Daison

      Pronto, agora você pode visualiza-lo.
      Mas em breve, vou fazer um novo vídeo, pois este não foi feito por mim e ficou muito abaixo do que precisa ser. Quando eu lançar, vou avisar para os que tiverem inscritos na newsletter da Miromi. Acesse o site da Miromi e se inscreva.

      Abraço

  19. Ola gostaria de saber qual seria o produto mais recomendado ?

  20. Euclides Rebouças disse:

    Bom dia Alex, estou desempregador e gostaria de ter um ganho com lavagem a seco como devo fazer, aonde encontrar este produtos eu moro em Sorocaba.
    o que você acha disso

  21. Pingback: Lavagem Ecológica - llotus-campinas.com.br

  22. robson da silva disse:

    como aspirar um carro sem o local que voce vai nao tem força como ligar o aspirador

  23. Gerson disse:

    Olá Cristian gostei muito do seu post e tenho interesse em trazer este serviço pra minha cidade e queria saber que tipo de pano de microfibra e o ideal e se tem alguma especificação, tipo de microfibra, numeração etc para que possa escolher um pano de qualidade.
    Desde já agradeço.

  24. José Tavares disse:

    Pretendo lavar o meu carro e também dos outros. Para adquirir os produtos, qual a forma de pagamento? Desde já, os meus sinceros agradecimentos.

  25. Davidson Silva disse:

    Não consigo ver o vídeo, parabéns pela matéria.

  26. Marcelo disse:

    Gostaria de saber como lavar caixas de rodas e partes superiores do motor. Aguardo retorno. Obrigado.

  27. Marcos Antonio Bernieri disse:

    qual na sua opinião o melhor produto hoge no mercado de lavagem a seco na loja miromi,

  28. Fábio disse:

    Achei muito interessante este processo, por gentileza voce tem idéia do investimento para um negócio desse tipo que atenda de 60 a 100 carros mês ?

  29. José Tavares disse:

    Achei muito interessante as informações à respeito da lavagem a seco. É, portanto, uma verdadeira aula que nos incentiva como economizar água e também colaborar com o Meio Ambiente. Gostaria de saber como e onde encontrar os produtos em geral. Desde já, os meus sinceros agradecimentos.

  30. André Almeida disse:

    Sabe me dizer qual é o nome do produto utilizado no vídeo? e se vocês tem para vender?

  31. Eduardo disse:

    Ótimo vídeo.
    Farei ainda hoje um teste no meu carro e se der certo, quem sabe no carro dos vizinhos.

    Abraços!

  32. Ana Carolina de Oliveira disse:

    Boa tarde a todos. Poderiam colocar uma matéria falando sobre o lavar carroceria com máquinas a vapor!? Estou pensando em acrescentar estética automotivo ao meu negócio mas ando mais perdida que tudo. Primeiro no estado do Rio de janeiro quase não tem treinamento para isso… ( se souberem de algum lugar correto que ensinem de verdade por favor me avisem…no estado do RJ .) Depois pensava em utilizar esse tipo de máquina a vapor que é garantida seu uso pelo vendedor ( mas todo vendedor quer vender certo!!?)
    Enfim.. Desde já agradeço o espaço para expor as dúvidas e incertezas.
    carol

  33. Euzebio aparecido de souza disse:

    gostei da enovasao como faço para adiquirir est produto para qpoosso fazer teste de apredizado para abrir um ponto de lavagem de carro porq isto aq na baixada santista nao ten seria pionero no ramo vcs pode me ajudar por favor ,trabalho de pescador mais nao esta dano nen para comer grato

  34. Ricardo disse:

    Boa noite Cristian,

    Eu sou Ricardo Ribeiro Diretor de uma empresa de lavagem a seco que atua neste mercado a mais de 4 anos e possui uma linha completa de produtos próprios voltados à embelezamento automotivo ecológico.

    Parabéns pela matéria, pois é importantíssima para quebrar o pre-conceito que ainda existe sobre a lavagem a seco que é gerada pela falta de informação, porém é importante frisar que a nomenclatura “Lavagem é Seco” é apenas uma forma de tratar este sistema de limpeza que de “Seco” não tem nada, pois, os produtos são líquidos e a pintura é molhada antes de fazer a remoção da sujeira, acredito que sabendo disso, já quebra em grande parte o receio de usar este sistema.

    Deve-se ter cuidado com qualquer tipo de limpeza a base fricção tanto da lavagem a seco quanto com água, pois quando mal executada ambas podem riscar o carro!

    Outro ponto importante é quando você fala que quando o carro está com barro é aconselhável lavar com água ou jatear água antes de lavar a seco. Na verdade isso é desnecessário, e mais, ao jogar água com alta pressão sobre a sujeira na lataria já cria-se micro-riscos pelo atrito gerado pela força da água desprendendo a sujeira por fricção, outro ponto a considerar é que ao contrário do que a maioria pensa, na lavagem com água a probabilidade de criar micro-riscos na pintura é maior do que no processo a seco, pois na lavagem com água existe a esfregação da esponja para remover a sujeira grudada na lataria sem antes fazer qualquer proteção na pintura, já no processo a seco a proteção é feita pela aplicação produto antes da remoção da sujeira o que diminui a perigo de riscar.

    Devemos levar em consideração que água não tem nenhum poder de lubrificação para diminuir o atributo gerado pela esponja, e, também, não consegue amolecer terra e areia que continuam sólidos mesmo após o primeiro enxague antes da esfregação.

    Espero ter contribuído um pouco sobre o este processo de limpeza.

    Abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *