Como lavar o carro corretamente?

  

 

Como Lavar Seu Carro - Car CareComo lavar o carro?
Neste tutorial, darei dicas de como lavar seu carro sem deixar marcas nem riscos na pintura do seu carro. Este método de lavagem é conhecido como: Lavagem com 2 baldes.

Produtos necessários:
– 2x Luva de Microfibra
– 2 Baldes limpos de 18 Litro
Shampoo Automotivo (Exp.: Shampoo Soft Wash Gel A2516 Meguiars, Shampoo Lava Auto Autoshine, Car Wash 3M)
– Água com pressão
Toalha Mágica ou Toalha Water Magnet X2000 Meguiars
- 1 Ultimate Filter com Balde + 1 Balde sem Ultimate Filter

ATENÇÃO
Faça todo o processo na sombra, com a lataria fria.

Como lavar corretamente seu carro?

1. Vamos pegar os 2 baldes limpos, chamar um de Balde1 (B1) e outro de Balde2 (B2). No B1, colocaremos shampoo automotivo e após, água com pressão, formando assim, espuma. No B2 vamos colocar água limpa e o Ultimate Filter no fundo do balde.

2. Jogue água com pressão sobre a superfície do carro, para remover a sujeira mais grossa e também, para ajudar a soltar as partículas de sujeira.

3. Mergulhe a Luva de Microfibra no B1 e começe a lavagem pelo teto. Após lavar 1/4 do teto, mergulhe a Luva de Microfibra no B2 e esfregue a Luva de Microfibra no Ultimate Filter, que está no fundo do balde, para remover toda a sujeira presa na Luva de Microfibra. A sujeira que sairá da Luva de Microfibra e ficará no fundo do balde.

4. Jogue água no local lavado removendo o Shampoo. Este procedimento é feito para não deixar o Shampoo Automotivo secar sobre a superfície.

5. Continue o processo 3. Mergulhe a Luva de Microfibra novamente na solução do B1 e continue a lavagem. Após lavar o teto, lave os vidros laterais, capo, porta malas, partes laterais, etc, respectivamente. Depois de ter toda a superfície de lata e vidros limpa, siga a lavagem nas rodas, pneus, caixa de rodas, etc.

6. Secagem. Após ter o carro totalmente limpo, utilize a Toalha Mágica ou Toalha Water Magnet X2000 Meguiars para efetuar a secagem. Lembre-se, inicie a secagem de cima pra baixo. Nunca utilize uma camiseta velha ou um pano qualquer para a secagem, pois eles riscam, além de deixar fiapos.

Dica:
Se for usar uma Toalha somente para efetuar a secagem, recomendamos depois de secar todo o veículo, ainda passar um pano de microfibra seco e limpo para dar o acabamento final.

Dica 2:
Utilize a segunda Luva de Microfibra, para lavar as áreas mais sujas, que são do friso pra baixo e rodas. Use essa Luva de Microfibra somente para estas áreas, já que ficará impregnada de sujeira que não sairá completamente no Ultimate Filter.

Dica 3:
Nunca faça pressão com a Luva de Microfibra sobre a superfície. Lave a pintura como que você estivesse acariciando-o. Quem deverá fazer a ação de remover as sujeiras indesejáveis é a luva de microfibra e o shampoo, não a sua força exercida sobre a superfície.

Dica 4:
Quando uma superfície estiver com cera, você notará que precisará de menos shampoo e a facilidade de lavá-lo é imensa. Não deixe seu carro sem cera, a pintura do seu veículo agradece =).

Observações:
1 -
Numa lavagem, é recomendado trocar de 1, 2 ou mais vezes a água do B2, que é o balde com água limpa e o Ultimate Filter. Isso irá depender do quanto o veículo estará sujo. Quando notar este balde sujo muito, troque de água.

2 - Lavar com Bloco de Espuma risca, porque os poros da espuma são muito pequenos e não deixam as partículas de sujeira penetrar na espuma. Assim você estará arrastando as partículas com a espuma durante a lavagem, ocasionando riscos. Por isso é recomendado sempre lavar com Luva de Microfibra ou com Luva de Lã de Carneiro.

Lava Rápido

3 - Não recomendamos levar o seu carro nos lava rápidos expresso, onde o veículo e levado dentro de um local onde é lavado por enormes cilindros. Pode ser uma maravilha pois a lavagem é rápida e você não precisa nem sair do veículo. Mas cuidado, após cada lavagem de carro, os profissionais não limpam os cilindros e toda a sujeira dos carros lavados ficam impregnados nestes cilindros, riscando a pintura do seu carro.

Gostou do artigo?
Então, insira seu email ao lado direito e receba gratuitamente as atualizações do blog Car Care.

Se ficou qualquer dúvida, deixe seu comentário.

Abraço

Clique aqui para enviar sua avaliação


Submit your review
* Required Field

Como lavar o carro corretamente?

Jan 31, 2014 by RODNEI

Muito bom, obrigado.
Dicas excelentes.


Como lavar o carro corretamente?

Dec 17, 2013 by Marcelo gomes pletes

Muito bom, assim como todos os tópicos por sinal, alem do passo a passo, tem a listagem de produtos o que ajuda e muito.


Lavagem de carro

Nov 26, 2013 by Alberto Simão

Gostei das dicas sobre a lavagem de carros


Muito boooom mesmo

Sep 01, 2013 by Osvaldo Marqes da Silva

Vou experimentar adica...me parece muito boa,deixe mais dicas de estéticas de veiculos


Car Care , BR 4.5 5.0 4 4 Muito bom, obrigado.Dicas excelentes.

Sobre Alex Sandro Schmitt

Alex Sandro Schmitt, proprietário da www.miromi.com.br, loja virtual focada no comércio de produtos em estética automotiva. Fotógrafo nas horas vagas :)
Esta entrada foi publicada em Dicas e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

136 respostas a Como lavar o carro corretamente?

  1. airton alves de souza disse:

    muito bom gostei muito

  2. Efren Nunes disse:

    Caro Alex!
    Lamentavelmente não segui as recomendações acima, e meu carro que possui a pintura na cor preta, foi lavado com um pano inadequado. Isso resultou em micro riscos em alguns pontos da pintura, que são muito visíveis especialmente à luz do sol. Tentei removê-las com cera, mas não obtive bons resultados. Ao levar o carro para obter o parecer de um profissional ele me indicou o polimento, o que gostaria de evitar. A Miromi.com oferece algum produto específico para resolver o meu caso? A argila é indicada para essa situação?
    Aguardo seu parecer!

    Abs,

  3. marcos machado disse:

    muito boa instrução!!!!

  4. Maria Falcão disse:

    Bom dia Alex!
    Minha dúvida é em relação às partes internas de vinil do carro. Qual o melhor produto para limpeza dessas partes?
    Desde já agradeço e parabenizo pelo site.

  5. Roberto disse:

    Prezado Alex,

    Minha duvida é sobre como escolher um shampoo adequado vejo que ele tem q ser o menos abrasivo possível porem isso não seria prejudicial para a limpeza do veiculo já que o mesmo não teria grande poder de limpeza não efetuando limpezas tão profundas? Gostaria de saber também sobre esse shampoos que já vem com cera se são uma boa alternativa ou iram atrapalhar em procedimentos posteriores a lavagem em caso de, polir, desinfectar ou proteger a lata já que o mesmo possui cera?

    Desde já agradeço a atenção aguado resposta.

  6. UK disse:

    Olá, amei o site.
    Porém, moro em Belém, e o frete na compra desses materiais na Miromi.com é muito caro!!

  7. AILTON MODESTO DA SILVA FILHO disse:

    Alex parabéns! Muito boa suas dicas! Conhecei o site hoje, e pretendo visita-lo por muitas vezes.

    Contudo ainda fiquei com uma dúvida: Todas as vezes que eu lavar o carro devo utilizar a cera para dar acabamento ? Por exemplo irei utilizar um acera sintética da mother para dar acabamento ( a qual dizem durar de 4 a 6 meses ). Porém, considerando-se que lavarei o carro uma 1 vez por mês ( ex. ), terei que aplicar a cera novamente a cada lavagem ? Caso não seja necessário essas aplicação mensal da cera, qual produto eu posso utilizar para dar o acabamento final na lataria ?
    E sem querer abusar, teria alguma cera ou produto indicado para realçar o brilho de um carro de cor vermelh ?

    Desde já agradeço! E Parabéns pelo belo trabalho!

    Fica na paz! aBraço!

    • Se preferir, sim, mas se não quiser, não precisa, já que você vai aplicar uma cera de qualidade a cada 2 meses.
      Mas a manutenção auxilia a aumentar a proteção da cera e principalmente, vai dar um acabamento diferenciado sempre após as lavagens.

      Se a cera diz que dura 4 a 6 meses, reaplique sempre na metade do tempo, assim vai ter uma película resistente de proteção.

      Cera para carro vermelho? Cera Collinite 915 é fantástica para essa cor.

      Abraço

      • AILTON disse:

        Muito obrigado Alex. Estou usando uma cera da Lincoln. Estou gostando bastante do resultado. A minha próxima aquisição será com certeza a cera da collinite. Quero só ver o resultado.

        Fica na paz!! Abraço!

  8. Djalma Júnior disse:

    Olá amigo! Comprei um Grand Siena cor Branco Kalahari, lavei ele com shampoo “Indy Lava Auto Express” com flanela novinha 100% algodão, após apliquei com estopa daquelas que a gente encontra em supermercado cera “Grand Prix Ipermeabilizaroda” e utilizei outra flanela 100% algodão para tirar a cera, fiz tudo na sombra, só que olhando no reflexo da luz, fica os rastros circulares embaçados. Qual produto eu utilizo pra não ficar nenhum rastro embaçado, ou seja a pintura limpinha ao olhar no reflexo da luz?

  9. rodrigo disse:

    Somente acrescento que água em alta pressao na lata também ocasiona Swirl, ricos e etc, prefiro água corrente jogada de maneira horizontal, oque evita tambem acumo de água, deixando a secagem mais rápida.

    abraços

  10. SIDNEY BARROS disse:

    BOA TARDE SANDRO , LÍ SUA REPORTAGEM DE COMO CUIDAR DA PINTURA DE UM CARRO,
    EU ADQUIRI UM AUTOMÓVEL DE COR PRETA
    EU NÃO SEI O QUE VC QUIS DIZER DO ULTIMATE FILTER O QUE É ISSO? ONDE POSSO ENCONTRAR
    PARA COMPRÁ-LO? SOU LEIGO NO ASSUNTO……..
    GRATO PELA ATENÇÃO.

  11. Rodrigo Diniz disse:

    Alex, boa tarde.

    Tem que ser shampoo ou pode ser detergente neutro? pra polir você recomenda o pano de microfibra, mais pra passar a cera pode ser ele também? meu carro é um gol preto.

    Obrigado, gostei muito da suas dicas.

    • Olá Rodrigo

      Utilize sempre detergente automotivo e de preferência os de qualidade, quero dizer, os que custam acima de R$ 15,00. Os com custo abaixo disso, normalmente possuem agentes que acabam removendo a cera. Um shampoo de qualidade, é aquele que tira a sujeira, sem remover nada a cera e que tenha uma excelente lubrificação, que é, fazer com que a luva deslise na pintura com facilidade, oferecendo pouco atrito, dificultando a criação de riscos na lavagem.
      Para aplicar a cera, recomendo o aplicador de espuma, pois o desperdício é menor. E use o pano microfibra para a remoção após da cera.

      Abraço

  12. Pingback: Palio 2008 – Faça você mesmo

  13. Robson Gregio disse:

    Bom dia.

    Muito bom, aprendi muita coisa aqui. Tenho duas dúvidas:
    Quais produtos para limpeza e brilho nos pneus (pretinhos) você indica?
    Li em outros sites uma referência ao produto da RodaBrill, você indica?
    Qual produto você indica para os vidros, especialmente o para-brisa? Aquele efeito de cristalização/vitrificação.

    Aproveitando o contato, você poderia postar algo referente a Cristalização/Vitrificação 3M.

    Abraço e Sucesso.

    • Limpa Rodas:
      Limpa Rodas Turtle Wax
      Limpa Rodas Autoshine – Custo x Benefício

      Pretinhos:
      - Endurance Meguiars
      Brilha Pneu Sonax
      Hidratante Pneus Mothers
      Brilha Pneu Sintético Turtle Wax

      Estes são os melhores na minha opinião.

      Relacionado a RodaBril, é uma marca de baixa, o que quero dizer, é uma marca de produtos mais baratos e consequentemente, qualidades inferiores. São produtos que na limpeza podem ser mais agressivos e na hidratação do pneu podem não ter durabilidade, por se trabalhar de produtos de formulação de baixa qualidade. Mas ressalto, custo benefício deles é bom, mesmo não conhecendo bem os produtos, mas sei que são baratos.

      Cristalização de para-brisas, tem o da Carlack e da Aquapel, mas os 2 tipos estão em falta. Os fabricados no Brasil não tem nem de perto a mesma durabilidade.
      Ah, tem agora o da Rain-X que está chegando em breve na Miromi que é semelhante ao Carlack, repele muito mas não chega a ter a mesma durabilidade mas é um excelente produto.

      Abraço

      • Robson Gregio disse:

        Alex, bom dia.

        Muito obrigado, e mais uma vez parabéns pela iniciativa do Blog. São informações valiosas, claras e precisas.
        Logo mais eu passo no site da Miromi, para fazer um pedido.

        Abraço e Sucesso.

  14. Sergio Ricardo Azzolini disse:

    Bom Alex, Qual a sua opinião sobre: 1- Lavagem a seco. 2 – Você já fez lavagem a vapor, esse tipo de lavagem não remove a cera?

    • Olá Sergio

      O sistema de lavagem a vapor é novidade no mercado e sinceramente, é um sistema de lavagem fantástica. Agora se remove cera eu não posso ter certeza, já que o sistema ejeta um vapor na base dos 150ºC e pode ter ceras que não resistam a essa temperatura mas, acredito que não remova, porque é um espaço de tempo muito curto de ação da lavagem na superfície e um grande diferencial, não é usado produtos químicos.
      Tem produtos de lavagem a seco que são fantásticos. Eu usei muitos e na minha opinião, o melhor é o da Lavagem a Seco Perol, fora que é muito barato.

      Abraço

  15. Meycon José Haase disse:

    Alex,

    Sempre lavo meu carro (Fiat Punto – Vermelho Alpine) com detergente neutro, nas últimas lavagens notei umas manchas mais claras na pintura, uma espécie de mancha “desmerecendo” a cor. Já apliquei cera, fiz um polimento caseiro e não consigo removê-las. Acredito que elas tenham sido ocasionadas pelo Sol, pois lavei o carro em ambiente aberto. O que você sugere para removê-las?

    Abraços!

    • Olá Meycon

      Pelo descrição, parece ser queimadura do sol. O que é isso? Uma pintura sem proteção, é atacada pelo sol por muito tempo e o verniz vai se entregando. Logo, o verniz não aguenta mais e começa a atingir a pintura. Quando isso acontece, você já não tem mais verniz e a solução é a repintura.
      Este problema ocorre primeiro sempre no teto e capo.

      O que recomendo faz?
      Se não quer repinturar, recomendo no mááááximo aplicar sempre cera para não piorar. Se for polir, vai dar mais brilho porém, vai tirar mais o verniz e depois vai ficar muito pior do que já está.

      Abraços

  16. Anderson disse:

    Qual a opção mais econômica para o procedimento de secagem sem deixar hologramas? Ouvi falar que essa é a parte mais crítica para causar riscos. Toalha Mágica, Meguiar ou pano de microfibra específica para este fim? Obrigado.

    • Exato, a lavagem é a maior causadora de riscos.
      Vou lhe montar aqui o kit, que na minha opinião, é a opção mais econômica mas de alta qualidade:
      – Shampoo – Shampoo Car Wash 3M
      – Luva Microfibra – Luva Microfibra X3002 Meguiars
      – Pano Secagem – 2x Pano Microfibra Premium Chemical Guys

      Você pode pegar 2x panos de microfibra, mas precisam ter uma gramatura de 350 pra cima pra serem bons nesta função. Você pega o primeiro pano e passa primeiro, tirando a água pesada. E depois o segundo, você só tira as leves marquinhas de água que ficaram. O segundo pano não pode ficar enxarcado, senão ele vai começar a deixar marcas de água também. Então, sempre torça o primeiro pano. Assim tu vai faze uma secagem perfeita e segura e com baixo custo.

      Abraço

  17. Caio disse:

    Belo post Alex! ajudou muito, obrigado!!

  18. Raphael disse:

    Olá Alex,

    Enviei um e-mail para vc através do site e o mesmo recomendou o seu blog para tirar as duvidas.
    Então vamos la. Meu carro é um New Civic 2008 Prata, faz 1 semana que ele foi todo polido.
    Então li vários posts aqui para tirar algumas duvidas e mesmo assim continuo.

    Essa noite comprei alguns produtos no seu site:

    Luva de Microfibra Wash Mitt Impermeável
    Pano Microfibra 40x60cm Salmão Miromi Auto
    3M Auto Car Wash (500ml)
    Autoamerica Espuma Aplicadora, PAD01 (1un)
    Pano Microfibra 30x30cm – Miromi Auto
    Autoshine Linha Batistinha Cera Líquida (500ml)

    Para limpeza externa, comprei a luva e os panos de microfibra e o shampoo 3M.

    Para limpeza dos vidros, gostaria que eles tivesse ficasse liso, quando caisse agua eles repelessem bem. Comprei a Cera Líquida Autoshine que foi recomendada no fórum Club do Civic pelo Rapha e vários usuários. Posso passar por dentro e por fora? Esta correto?

    Para limpeza das rodas, qual o melhor procedimento? E teria a necessidade de polir elas? Se sim, qual o procedimento mais correto.

    Para limpeza do painel, qual o produto mais indicado? E devo aplicar com um pano de microfibra?

    E como o carro foi recentemente polido, não comprei: Collinite Cera de Carnaúba Super Doublecoat Auto Paste Wax, 476S (255g) própria para carro prata/claro.

    Mais para um futuro polimento, quais os produtos que vc me recomenda? E quais usados para aplicar?

    Acho que por em qto é só isso.

    Abraços

  19. Marcos Rossano disse:

    Qual a sua opinião sobre a Politriz Roto-Orbital Meguiars Dual Action Polisher vale mais a pena que uma politriz ? Qual a diferença entre esta da meguiars e a Autoamerica Roto Orbital V2 MEG 550 que consta no site ? tem previsão de chegada no estoque ? Uma outra duvida que tenho quero comprar o tira risco para o I30 preto 2010/2011 mas não consigo achar qual é o código correto pode me informar ?
    abraço

    • 1. É uma bela máquina a Roto Orbital da Meguiars, vale a pena. Ela é menos agressiva que uma politriz, é um tipo de máquina focada no acabamento e facilidade de uso, só que é um pouco mais demorado que a politriz. Por isso os profissionais, que possuem domínio da politriz, usam-a e não usam Roto Orbital, só que, Roto Orbital pode e deve ser usado por profissionais na etapa de lustro, onde tem melhor resultado no acabamento final.
      2. A Roto da Autoamerica tem pronta entrega na Miromi. A Roto da Meguiars não tem previsão e quando chegar, é pra chegar somente a 110v. A Roto da Autoamerica é fabricada pela antiga fabricante da Roto da Meguiars. Ela é como a Roto da Meguiars. Só não acompanha bolsa e suporte da Meguiars, mas vem um suporte da V8 Brasil.
      3. Recomendo entrar em contato com a concessionária ou montadora para se informar da cor.

      Abraço

      • Marcos Rossano disse:

        Obrigado Alex pelas explicações , se puder me tire mais uma dúvida e a máquina politriz V8 Brasil Roto Orbital 900w se iguala a Meguiars Politriz Roto Orbital Dual Action Polisher ou a Autoamerica Roto Orbital V2, é do mesmo seguimento ? ou ela é uma politriz ?

        Abraço

  20. Odilon disse:

    Alex,

    1) Mothers Reflections Limpa Pneus Tire Care Advanced / Autoshine Linha Batistinha Limpa Pneus. Qual destes produtos para pneus é melhor e porque?

    2) Você indicaria outro melhor?

    3) Qual é o melhor produto em custo e benefício em sua opinião?

    Um abraço.

  21. andre disse:

    Ola Alex,

    Realizei minha primeira lavagem no carro de acordo com os procedimentos aqui do site. Comprei a luva, o shampoo 3m, a toalha magica….Ficou show de bola!!! Muito obrigado!
    Mas gostaria de tirar uma dúvida…
    Lavei a 2ª vez o carro e notei que algumas manchas de coco de passarinho não sairam do carro. Você poderia recomendar algum produto pra tirar essas manchas? Me aconselharam a retirar essas manchas assim que acontecesse e que um bom polimento removeria essas manchas. Porém, meu carro é 0km (cor preta) e não quero polir por enquanto!!

    valeu Alex

    • Fezes de pássaros é um ácido que as vezes acaba penetrando dentro do verniz e não é possível remover depois. As vezes nem o polimento consegue remover tais marcas, somente a repintura.

      Meu conselho é, quando ver fezes de pássaros na pintura, corra para remover.

      Abraço

  22. Adriel disse:

    Como faço para remover a sujeira da tampa do motor (capô) e a parte de dentro do motor? E para limpar a parte de dentro dos paralamas?

    • Deixe o motor esfriar, borrife um Limpa Motor, após, use um pincel para ajudar na limpeza e depois, remova a sujeira com água em pressão ou, se é um local que não pode pegar água, utilize um pano microfibra mais velho para remover a sujeira.

      Para limpar dentro dos para-lamas, use lava-jato ou, pode borrifar APC, aguarde um tempo e após jogue água em abundância.

      Abraço

  23. junior disse:

    Bom dia Alex, fiz espelhamento no meu carro (preto), alem dos cuidados com a lavagem, eu gostaria de saber qual produto passar para manter o espelhamento por mais tempo..
    cera liquida 2x por mes, coisa assim.
    Agradeço desde já.

  24. junior disse:

    Meu amigo nao posso concordar c vc sobre a lavagem expressa vc teria q c enformar mais sobre o assunto sobre o lava jato expresso moro nos estados unidos e aqui tudo e assim e ninquen reclama sobre arranhoes etc e olha q aqui ate ferrari lamborquine etc e lavado assim. e entao o q vc pensa agora vc tem q sequir a modernidade a tecnologia antes destas maquinas fossem aprovadas passarao por uma inpencao dos orgaos competente e foi aprovados.

    • Junior, então recomendo utilizar uma pistola de luz nos veículos lavados nesse sistema e veja se estão totalmente sem riscos. Os orgãos competentes não avaliam o resultado nos mínimos detalhes. Pode se informar com detailers nos EUA e obter a mesma informação que estou lhe passando.

      Abraço

    • Jonatas disse:

      Nossa Junior, como você quer que acreditemosno que você diz se você nem sabe escrever? Nem da pra entender direito o que você escreve.
      Fico com a dica do Alex, que aliás, não é só ele que diz, na TV passa sempre sobre esse assunto e sempre falam mal deste tipo de lava-jato.

  25. Almir disse:

    Olá bom dia Alex. Qual a sua opnião sobre a ecolavagem? E sobre os produtos? Voce indica alguma marca de sua confiança? Aguardo resposta. Desejo a todos uma boa semana.

    • Olá Almir
      Eu particularmente não sou muito fã da lavagem a seco. Ela funciona em veículos não tão sujos. Em caso de estarem muito sujos, pode riscar mas existem vários sistemas de lavagem a seco. Existem muitas franquias e vários sistemas diferentes.
      Eu prefiro o sistema da lavagem antiga. Fazendo lavagem de 2 baldes, você poupa muita água.

      Abraço

  26. LU disse:

    NOSSA! EU NAO IMGINAVA QUE TAIS COISAS EXISTIAM! ADOREI OS ENSINAMENTOS
    E AS RESPOSTAS ÁS DÚVIDAS.
    VOU PRESTAR ATENÇAO NESSES PRODUTOS DAQUI PRA FERNTE.
    TENHO 2 CARROS NOVINHOS ,UM VERMELHO E UM PRATA E VOU TENTAR MANTER A PINTURA.VOU VISITAR UMA LOJA E CONHECER AS CERAS E LUVAS.
    ADOREI!

  27. Erick Moreira disse:

    Boa tarde Alex, comecei hoje a visitar seu site e esta de parabéns tem muitas dicas boas para que seja feita corretamente a manutenção do carro,

    Porem tenho algumas dúvidas, veja se faço a lavagem do carro de maneira correta:
    1º Utilizo 2 baldes, um para deixar a água com sabão, e outro para que seja feito o enxague da luva, deixando a sujeira nesta água, normalmente troco a água umas 2 ou 3 vezes, depende do quanto o carro esta sujo,
    2º Lavo aproximadamente metade de cada peça para( exemplo metade do capo, metade do teto, metade de uma das portas) para depois estar limpando a luva novamente, e a todo momento enxaguo o shampoo, pois por experiencia propria ja manchei meu carro hehehe,
    3º Logo apos sua lavagem utilizo 2 panos de microfibra secos para executar a secagem, um para retirar o excesso de água e outro para executar o acabamento…
    4º Utilizo a cera em spray da 3m para dar o acabamento, e encerramento completo faço a cada 3 meses com a cera da 3m(auto cera brilho)

    Estou fazendo o procedimento correto, possuo um Sandero 2011, branco, e até o momento a pintura não se desgastou, mas ja tive experiencia em tentar vender um carro com a pintura desgastada, e foi para nunca mais cometer o mesmo erro, se o procedimento estiver incorreto de alguma forma, por favor me fale,

    Brigadão e continue com este trabalho excelente com o site!

    • Olá Erick
      1. Realmente, se estiver muito quente, mancha mesmo e é bom enxaguar com frequência.
      2. O processo todo de lavagem está perfeito, só que agora em questão da cera, essa Cera Brilho 3M, ela não tem durabilidade para aguentar 3 meses. Ela aguenta umas 2 semanas somente. Recomendo sim uma Paste Wax 3M então, essa sim você faz o enceramento de 2-2 meses (a frequência de aplicação vai também da exposição do veículo ao tempo.
      3. Carro com pintura desgastada não tem nem de perto o mesmo valor.

      Abraço

  28. Angelo Lobo disse:

    Boa noite Alex,
    Gostaria de saber se este procedimento pode ser usado em carros com qualquer tipo de cor. Pergunto isso, pois o meu carro é amarelo e tenho dúvidas principalmente sobre a cera se é a convencional ou tem alguma especifica.
    Abraço

  29. Rogério Scarpim disse:

    FALA FERA, amigo estou com um problema, tenho lava-rapido e lavo todos os carros e cristalizo com a cera premium da lincoln, exemplo na cor escura quando passo a cera encobre aqueles riscos superficiais ou hologramas e fica perfeito, mas é só ficar 30 minutos debaixo do sol da a impressao que os hologramas voltaram, me fale um produto que eu possa passa depois de todas as lavagens e que aguente pelo menos alguns dias sem riscos ou hologramas, pois nem o poderoso carlack long life tem esse poder, apesar de ser um excelente produto pois deixa a pintura lisa por muito tempo… esse da meguiar nxt seria o caso? valeu…

    • Bem, não tinha testado pra ver o poder de esconder defeitos da Cera da Lincoln. O Selante da Carlack realmente não tem esse foco de esconder defeitos.
      Uma cera que recomendo fielmente neste quesito é a Cera NXT, líquida ou pasta, tanto faz. Ela mascara que é coisa linda de se ver. Pode ir firme que tu vai gostar do resultado. Ela é mais cremosa que da Lincoln, questão é pegar sempre mínima coisa de cera no aplicador, nada de ficar carregando muito ele.

      Abraço

  30. janderson custodio da silva disse:

    adorei estas resposta vou usar essas dicas para lavar meu carro

  31. Leandro disse:

    Qual o procedimento p/ quando chover e o carro permanecer com aquelas gotas de chuva na pintura as quais secam e mancham como posso removelas apos a chuva, seria com uma MF e “Meguiars Ultimate Quik Detailer – Super Tok Final”?
    mes que vem vou comprar de vcs cerca de $400 em produtos inclusive a cera de carnauba premium da lincoln, feito todo o procedimento fexando com a cera, posso usar o “Meguiars Ultimate Quik Detailer – Super Tok Final” em toda a parte enceirada do carro, quais os benefícios que vou ter usando o produto “porcima” da cera?

    essas duvidas estavam me matando!
    Obrigado.

    • Aquelas gotas ocorrem de acordo de como você joga a água na superfície. Umas ceras tem um efeito maior e outras menor.
      As ceras da Collinite promovem muito bem esse efeito, com as ceras 476S e 915.
      Super Tok Final Meguiars também auxilia nesse efeito.
      A cera da Lincoln não consegue esse efeito todo que procura mas também tem um pouco desse efeito.

      Super Tok Final é um produto de manutenção, quer dizer, para utilizar após as lavagens, para adicionar uma proteção leve sobre a cera e/ou selante e também melhora o look. Faz também com que a cera que esteja em baixo tenha mais durabilidade.

      Abraço

  32. Melvin Sant'Ana disse:

    Olá Alex,

    Tenho um carro antigo com 25 anos de uso e um tom meio “opaco” no vidro do para-brisa tem me incomodado ultimamente. Como eu não tenho a intenção inicial de trocar-lo, qual seria o produto mais indicado para devolver a transparencia e o aspecto liso?
    Parabéns pelo site!!! Excelente ferramenta pra quem gosta de cuidar por si própio do seu veículo!

  33. Carlos disse:

    Alex, bom dia !, Sei q nao é o lugar certo, mas nao achei nenhum contato então perguntarei aqui. To precisando de um bom APC externo, pra lavar principalmente as partes baixas do carro e interior de portas, porta-malas e tals, mas queria um bom do tipo shampoo, pra passar e dar uma geral com pincel. Tava olhando Perol q agora vcs vendem, mas diz ser usado pra seco, então nao sei se seria isso. Me indica alguma coisa ?? Queria aquele verdinho da Chemical, mas la com vcs ta tudo OFF. O que tu recomenda ? Aqueles de bombonas da Meguiars sao bons ? nao vi nenhum especifico pra externo ! Abs !

    • Olá Carlos

      APC é um produto multiuso, produto de limpeza de interiores e é por isso que não encontrou um APC pra exterior. Não tem o da Meguiars e o da Chemical porque estão cadastrados para ver o interesse, porém, a previsão é receber o APC da Meguiars para metade de Novembro. Hoje eu recomendo você utilizar o APC da Perol. Diluia em 1:2, até 1:5.

      Abraço

  34. Forte abraço e sucesso! Adriano Soares Júnior disse:

    Amigo, estou com uma dúvida sobre o pano de microfibras mas não sei se esse tópico aqui é o correto. É seguinte, moro num sitio e na rua não tem asfalto (é terra). Qualquer saída o carro volta com poeira ou até mesmo após a lavagem se passar um carro na rua ele se suja (é uma Hillux preta). Tenho vontade de passar o pano de microfibra seco para retirar a poeira, será que vai arranhar?
    Forte abraço e sucesso!
    Adriano Soares Júnior

  35. Thyago m.C disse:

    Passo aqui para Elogiar o blog, sensacional!
    Parabéns por nos passar dicas e informaçoes!
    Forte abraço,
    sucesso!

  36. Alex, boa tarde !
    Primeiramente, parabéns pelo belo serviço que presta àquelas pessoas que gostam de cudar de seus veículos, ou seja, grande parte da população.
    Gostaria de que me esclarecesse as seguintes dúvidas:
    1. Assistí no VRUM, programa automotivo da TV ALTEROSA de bhte. (filiada do SBT), que para uma lavagem ideal de um veículo o idela é utilizar luva de lã de carneiro e pano de micro fibra. É isto mesmo ? Entretanto, onde posso comprar estes produtos e mais shampoo indicado para lavagem ?
    2. Luva contendo 100% poliester pode riscar o veículo ?
    3. É verdade que o tratamento de banco de couros não requer nada além de vaselina comum, aquela vendida em farmácia ?
    Aguardo o seu retorno e agradeço pela atenção.

    Ronaldo – Bhte.

    • Boa tarde Ronaldo

      1. Sim, pode lavar com luva de lã ou luva de microfibra. Para secagem, use pano de microfibra.
      Os Shampoos pode adquirir aqui.
      http://www.miromi.com.br/estetica-automotiva/shampoo-automotivo.html

      2. Luva 100% poliester? Poderia me dar um exemplo de um tipo de luva assim? Normalmente a microfibra 100% poliester é microfibra de baixíssima qualidade.

      3. Couro não é nada mais que uma pele animal. Você passaria simplesmente vaselina na sua pele? Esses produtos exigem anos e anos de estudo, não basta um processo dar resultado na hora e sim, resultado a longo prazo, pense nisso.

      Abraço

  37. Thiago disse:

    Olá Alex! Sou fã do seu site e do blog. Sempre leio para relembrar de alguns detalhes de lavagem. Mas também tenho algumas dúvidas:

    1) O que usar para retirar o piche. Moro numa cidade que é muito suja, então sempre que chove, obviamente suja o carro bastante, e depois que seca, o mesmo fica cheio de piche ou substâncias grudadas na lataria (piche, entre outros). A única coisa que retira é querosene, mas o mesmo é agressivo à pintura. Portanto, teria algum produto com esse objetivo? E se sim, quando uso ele, ele também retira a cera. Ou consegue conservar? Ex: o querosene retira a cera;

    2) O Shampoo da 3M é bom? Vale a pena? Não fica atrás de nenhum outro? Limpa o carro bem sem remover a cera?;

    Abs e sucesso!

    • Olá Thiago
      1) Tem gente que usa querosene. Remove? Concerteza e muito bem. Mas por que não usar querosene? Querosene vai deixar um resíduo na pintura que fica brilhante, lindo só que, o querosene remove toda a cera e não deixa outra cera pegar na pintura novamente. Sendo assim, você terá que desengraxar pra tirar o querosene que ficou na pintura para depois aplicar cera. O que é o recomendado? Utilizar produtos específicos para remoção de piche. Recebemos da 3M um Removedor de Piche e estamos cadastrando em breve no site (quando ele voltar) o Removedor de Piche da Sonax.

      2) Sim, é um shampoo fantástico. Vale a pena sim. Vai limpar muito bem, sem remover cera. Compre e teste e depois me diga se gostou. Se não gostou, devolvo o dinheiro =)

      Abraço

      • Thiago disse:

        1) Você já testou esse removedor de piche da 3M? Ele cumpre bem o papel? Não agride a pintura? E quando é usado, ele retira a cera? Qual é melhor, o 3M ou Sonax?

        2) Já comprei. Só estou aguardando chegar. =)

        Valeu!

        Abs!

        • Olá Thiago

          Ainda não fiz o teste do Removedor de Piche 3M sobre o resultado dele em cima da remoção. Vou dar um jeito e fazer esse teste no final do mês. Não, ele não agrede a pintura. Não sei ainda lhe dizer qual é o melhor, porque não consegui testar os 2 produtos. Mas já posso adiantar, comprar produtos direcionados para função sempre é o melhor caminho para a solução.

          Abraço

  38. Luiz Fiorelli disse:

    Alex, muito bacana as dicas de lavagem.

    Gostaria de saber se existe algum curso com técnicas de lavagem, polimento e afins. Caso positivo, qual você recomendaria?

    Grande abraço !!

    • Olá Luiz Fiorelli
      Recomendo seguramente o curso do Viny Detailer e do Paulo Cera.
      Terá curso deles nesse final de semana em Maringá/PR a um custo de R$ 850,00 por pessoa e será no sábado e domingo.
      O curso deles irá abordar polimento e proteção. Agora, questão de lavagem, limpeza e tudo mais, o Viny tem um excelente conhecimento com isso. Vejo carros que ele deixa tão limpo que parecem que sairam novos da concessionária. Caso queira contato deles, responda aqui que lhe passo.
      Abraço

      • Luiz Fiorelli disse:

        Alex, desculpe a demora em responder, mas estive fora do ar por alguns dias.

        Poderia me passar o contato deles? Tenho bastante interesse nesse cursos.

        Você acha que trabalhar da forma correta hoje é rentável. Na minha região tenho público grande de Classe A. Estou propenso a investir nesse negócio, estou estudando mercado e afins, gostaria de saber sua opinião, que conhece do riscado.

        Abraços !!

        • Senai você precisa procurar eles na sua região. Eu não tenho contato, cada região é um contato diferente e você precisa procurar, você vai achar fácil. Agora se oferecem curso de polimento, eu não posso garantir mas em centros grandes, eles oferecem.

          Esse negócio está crescendo muito no Brasil mas é necessário se especializar para ser diferenciado e cobrar valores maiores, porque polidores que cobram valores baixos e oferecem serviços de baixa qualidade está cheio no mercado. O que falta realmente são profissionais diferenciados.

          Abraço

  39. Cristina disse:

    Adorei as dicas!
    Comprei um carro novo preto (dificil, mas adoro). Fiz espelhamento para ajudar na manutencao, estou com tanto medo de riscar que ainda nao fiz a primeira lavagem (1,5mes). Vou tentar fazer isso amanha!
    So que nao tenho maquina de pressao, se usar mangueira vai riscar? Qual seria o cuidado?
    Sei que vcs adoram carros, mas meu hobby e gastronomia rs… entao como tempo livre e curto, alguem conhece um local em SP que trate os carros com todo esse carinho? (zona oeste ou sul seria otimo).
    Obrigada!

    • Olá Cristina
      Não tenha medo quanto a riscar ele na lavagem. Se fizer tudo certo, não vai riscar.
      Não, não vai riscar não.
      Faça o seguinte, antes de começar a lavar, jogue água com a mangueira na superfície, fazendo a sujeira ficar molhada, ela limpa mais fácil. Onde tem sujeira mais grossa, coloca um pouco de pressão na mangueira e tenta tirar com ela o mais grosso, depois você parte pra técnica de lavagem.
      Tem muitos profissionais de qualidade em SP agora não sei lhe informar na sua região. Se tiver um profissional da zona oeste de SP, faça contato com a Cristina =)
      Abraço

  40. Thiago disse:

    Olá Alex! Mais uma vez, parabéns pelo Blog.
    Tenho 2 perguntas:
    1) Qual shampoo é mais indicado para a lavagem do carro? O Soft Wash Gel Meguiars, ou o Nxt Generation Meguiars? A diferença é de R$ 10.00. Há uma diferença significativa, ou apenas detalhe?
    2) Quanto às luvas, tem diferença entre essa azul e a da Meguiars? Se eu comprar essa azul, posso ficar tranquilo que terei o mesmo resultado da Meguiars?
    Abraços!

    • 1. Digamos que é a quase a mesma coisa. São shampoos lançados em épocas diferentes, um tem um marketing mais novo e também, um tem 473ml e outro 532ml. Em relação a qualidade, poderia lhe dizer que é a mesma coisa, pois se tiver diferença de qualidade é insignificante.
      2. Sim, pode ficar tranquilo sim. Essa luva mais barata é de ótima qualidade também. Ela retém mais água que a da Meguiars, sendo um pouco mais pesada a lavagem mas é detalhe mesmo, ela também é um pouco menor, a da Meguiars é maior. A estrutura da luva da Meguiars também é melhor mas a mais barata também é de qualidade e pode lavar sem causar danos a pintura.
      Abraço

  41. Armando disse:

    Tenho 2 dúvidas sobre shampoo:
    1 – Vi no seu site que o shampoo Soft Wash Gel não é indicado em oficina de pintura. Ele tem silicone ou cera? Porque faz menos de 60 dias que repintaram/poliram meu carro.
    2 – Esses shampoos Meguiar’s / Mother’s / AutoShine/ 3M são específicos pra uso com ceras das respectivas marcas ou posso usar shampoo de uma marca e a cera de outra marca? Existe alguma vantagem de usar a mesma marca pra evitar reação química ou um shampoo tirar a cera do outro?

    • Olá Armando
      1 – Sim, Soft Wash Gel e o Shampoo NXT contém silicone na formulação, para dar mais brilho. Não recomendado para veículos repintados até 60 dias após a pintura. Então, não recomendo este shampoo pra você.
      2 – Não, não tem nada a ver, pode misturar marcas de shampoo com ceras. Não tem nenhuma vantagem quanto a isso. Se usar um ótimo shampoo de uma marca e uma excelente cera, não tem problema algum, terá um excelente resultado.
      Abraço

  42. Thomas disse:

    Alex, olhando em comunidades e foruns ( que vc participa tambem detail… ) o tal APC e basico para limpeza geral e nada mais eh que um MULTI USO para linha automotiva confere?
    nesse caso o que pode falar sobre o multiuso da auto shine ( tentei o sac da miromi antes) ele tem um otimo preço na bombona de 5Lts, nao espero milagres mas o produto e bom? ou vale a pena investir em outro?, qual? gostei do lava a seco deles mas vi criticas do produto para couro deles entao fiquei na duvida quanto ao “APC”…
    e confere que se usa esse tipo de produtos em varias situações, como 1 limpeza em plasticos, bancos, gostaria de mais info lembrando que seria para uso com pacote de lava a seco
    obrigado por mais essa, abraços

    • Olá Thomas
      Isso mesmo, APC é um produto de limpeza de interiores. Vou ser sincero, não usei o Multiuso da Autoshine, mas a Autoshine tem excelente custo x benefício em seus produtos. Sobre o Limpa Couro da Autoshine, ele custa R$ 7,90. Vai querer comparar com um que custa R$ 40,00 ou 80,00? Dai fica complicado, é um produto pra um certo tipo de público. É mais barato porque a matéria prima não é tão rica quanto outros. Questão é, não vá esperar de um produto de R$ 10,00, o mesmo acabamento de um produto que custa R$ 50,00, entende?
      Exato, este produto é para limpeza geral mas ouvi comentários que a médio-longo prazo não é interessante utilizá-lo na limpeza de couro. Viny irá tratar deste assunto em breve aqui no blog.
      Abraço

  43. Thomas disse:

    Alex, nao consegui nem esperar a resposta do outro topico hehe
    outras duvidas sao:
    1- percebi que alguns dizem ” nao contem/uso silicone” e tambem se produto para pneus ou plasticos cair na pintura retire imediatamente, dando a entender que ele faria mal a pintura, so que mesmo nos produtos top que vou comprar pela miromi ( Cera de Carnauba Amarela Hi-Tech Líquida Wax e Mirror Glaze Composto Ultra Cut Compound ) existe silicone neh!? enfim, os produtos com silicone atrapalam se o carro foi repintado recentemente? ou a questao e contaminar carros ao lado do que esta sendo polido e com o teflon a mesma coisa?
    ate para partes internas ja ouvi dizer que silicone “evapora” deixando os vidros impregnados atrapalhando a visao…
    2- no outro topico que pedi dicas de pacotes mensais para oferecer a clientes no lava a seco…
    posso criar 1 que tenha o uso dos produtos da lincoln ( nao tem embalagem grande?) partindo da primeira aplicaçao ( Polidor 3 em 1 Fritz ) com maquina e de mes em mes aplico o plc diluido ou puro?? apos lavar a seco?!?!
    e outro pacote que partiria da primeira aplicaçao ( Mirror Glaze Composto Ultra Cut Compound ) e de mes em mes a ( Cera de Carnauba Amarela Hi-Tech Líquida Wax ) ?!? seriam boas opçoes para carros ja com pintura em bom estado e que o dono queira brilho e proteçao lavando a seco toda semana caso necessario ou nao recomenda essa combinaçao
    3- pretendo trabalhar com motos tambem e geralmente elas tem superficies metalicas cromadas, aluminio polido ou nao, metal fosco, pintura eletrostatica, plastico liso e nao aqueles mais porosos ( rachadinhos) que produtos preciso usar nesses casos?
    mais uma vez obrigado e desculpa se esta virando abuso hehe, mas acredito que assim como eu outros vao lendo as perguntas e respostas para adquirir mais informaçao quanto possivel

    muito obrigado, abraços

    • Capaz, sem problemas, vamos lá =D
      1 – Depende, produtos que contém silicone, são informados na descrição do produto. Polidor mesmo com silicone hoje, o que eu tenho é somente o 3 em 1 da Lincoln os outros não tem. Só preciso fazer um comentário, a Cera Hi-Tech pasta ou líquida, tem a mesma formulação, o que muda somente é o tipo de produto, o custo do produto é de acordo com o rendimento dele e os 2 precisam ser aplicados e aguardar o tempo de secagem para após serem removidos. O Ultra Cut é polidor, não contém silicone, ele corta como o Corte Diamante e deixa um acabamento como o Dupla Ação, assim poderiamos definir o Ultra Cut, além de render muito bem.
      Sim, quando contém silicone, um carro repintado em até 60 dias, não pode usar produtos com silicone ou cera pois estes acabam fechando os poros da tinta, deixando dela evaporar. Porque mesmo após ela estiver seca, os solventes continuam evaporando, sendo assim, em vernizes frescos, não se usa produto com silicone nem cera. Se um carro é repintado a mais de 60 dias, pode usar cera sem problema algum. Teflon também é um tipo de cera, que fecha os poros. Não se usa produtos com cera no ambiente de repintura, isso contamina o local. Caso esteja 2 carros, com a pintura curada, mais de 60 dias, não tem problema se o polidor do lado estiver usando produtos com cera ou silicone na formulação.
      2 – Pode criar sim. Não, Lincoln não tem em bombonas, na verdade a muito tempo atrás tinha mas não teve giro e acabaram tirando de linha. O Polidor 3 em 1, recomendo você cuidar como usa, porque ele pode e irá mascarar muitos riscos. Você pode achar que está perfeito mas na verdade não está, porque o silicone está escondendo. Recomendo usar o Composto Polidor, o brilho vai demorar pra abrir porque não tem silicone. PLC aplicado na boina de espuma tem mais proteção que usar PLC diluido num borrifador mas em si a proteção da PLC não é tão elevada quanto uma cera de carnaúba em pasta.
      Sobre o pacote. Ultra Cut é um polidor que precisa de refino de lustro. Após o lustro, vc aplica uma cera de mais qualidade, no caso, pode usar a Hi-Tech Líquida tranquilo. Manutenção vc faz com PLC ou Ultimate Quik Detailer.
      3 – Moto normalmente tem pintura three coat, que são 2 camadas de tinta e verniz. Por isso pode ver que as cores são diferentes, parece que tem mais brilho, porque elas tem uma tecnologia diferente mas por cima disso tem verniz, como em qualquer outro carro. Você faz o polimento do mesmo jeito. No caso de motos, recomendo ter boinas de 4″.
      Capaz, não ta virando abuso não. Acredite, você tira suas dúvidas e tem muita gente lendo e aprendendo junto =)
      Se ficou alguma dúvida, deixe-me saber.
      Abraço

      • Bernardo disse:

        Em relação à manutenção com com PLC ou Ultimate Quik Detailer, vale a pena economizar alguns reais usando o PLC diluído? Ou terá mais proteção usando o UQD, mesmo que mínima?

        • Olá Bernardo

          Sim, qualidade do UQD é superior mas o custo benefício da PLC diluído é fantástico.
          Eu particularmente usaria PLC diluída no lugar do UQD. Porém, o acabamento deixado pelo UQD é bem melhor (a proteção é superior também), vai do quanto cada um está disposto a investir.

          Abraço

  44. Rodrigo Fattori disse:

    Bhá acho que eu postei meu comentário no blog errado, aqui é sobre lavagem de carro e não polimento, desculpe.

  45. Rodrigo Fattori disse:

    Obrigado pelas explicações Alex, espero poder comprar o mais rápido possível a Politriz Roto-Orbital da Meguiar’s, tomara que chegue logo, pois já tive uma politriz da Dewalt e é muito pesada pra trabalhar.
    Mais uma pergunta. Porque no espelhamento nunca é citado os produtos da Meguiar’s, e só da 3M. Não que eu tenha alguma coisa contra a 3M, mas acho que a Meguiar’s tem os produtos melhores, não sei, pode ser que eu esteja errado. Desde já obrigado.

    • Olá Rodrigo
      Rsrs, pergunta interessante, não? Espelhamento, como descrito no tópico, é somente um nome que é registrado pela 3M, por isso Espelhamento é com produtos 3M, entendeu? Tem gente por ai dando nome de Espelhamento pra tudo que é coisa. Mas entenda bem, Espelhamento não é nada mais que um polimento e após a aplicação de cera de carnaúba de qualidade.
      Espelhamento é um nome, marketing. O que realmente conta não é nome e sim o processo e os produtos utilizados para chegar a tal resultado, sempre com o menor desgaste possível de verniz.
      3M comprou Meguiars porque a Meguiars estava roubando (e ainda está) o mercado da 3M. Porque? Tem um know-how muito maior e uma linha de produtos muito mais completa e são produtos de alta qualidade.
      No mercado, Meguiars não tem um nome específico mas tem gente que fala que Meguiars é Espelhamento outros falam que é Cristalização mas esses nomes só confundem, melhor usar o termo genérico Polimento =)
      Abraço

      • Bernardo Nolasco disse:

        Alex, sobre esta compra da Meguiars pela 3M:
        Se a 3M comprou por estar perdendo mercado, isto não significa uma ameaça para os produtos Meguiars ? Acho que você comentou que apesar da compra, não houve interferência na produção.
        Particularmente não vejo com bons olhos quando empresas se fundem, porém espero que os produtos Meguiars continuem com o mesmo foco e qualidades.

        • Olá Bernardo
          Vou te dizer que a 3M não tem controle sobre a produção nos produtos da Meguiars, assim, só está controlando mais sua distribuição. Isso realmente que estou percebendo. Na verdade, em mudança em produto, vi somente nos protetores de interiores a introdução do Scotchgard na fórmula. Quer dizer, se estão mexendo, é coisa muito sutil.
          Pode ver que a Meguiars continua cada vez a lançar mais produtos.
          Sim, 3M comprou Meguiars porque a Meguiars estava roubando todo o mercado da 3M e também, por ser líder do segmento.
          Abraço

  46. Lothar disse:

    Alex, uma grande dificuldade que tenho é para manter a parte interna dos paralamas. Tem alguma recomendação para tal?
    Abs e parabéns pelo blog.
    Lothar.
    ______

    • Olá Lothar
      Tem 2 modos:
      1. Desmonta o paralama.
      2. Existe o Limpa Rodas da Meguiars, que é borrifado sobre a superfície que solta a sujeira e depois só usa o lava a jato pra deixá-lo limpo. Pode ser usado também o Limpa Rodas e Motor da Autoshine, mas este vc precisa espalhar o produto com pincel, na verdade, ajudar a limpar com o pincel e depois usa um jato de água para removê-lo.
      Abraço

  47. Carlos disse:

    Agora sei como lavar meu futuro que carro!! :)

  48. Paulo disse:

    Muito bom o blog. Parabéns! Gostaria de saber a sua opinião sobre lagavem a seco. Qual o melhor produto para lavagem a seco?

    • Olá Paulo. Existem vários produtos para lavagem a seco na verdade. Eu ainda prefiro não abordar este assunto como resposta e sim num post. Só uma coisa lhe digo, se não souber efetuar a lavagem a seco de forma correta, poderá facilmente riscar a superfície, ocasionando pequenos riscos. Hoje, a marca no Brasil mais famosa é da Eleva (DryWash) e a Autoshine também fabrica este produto.
      Abraço

  49. veridiano disse:

    Não subestimando a dicas dadas, que são ótimas, quando o carro está com sujeira leve, tipo poeira, eu prefiro lavar utilizando somente as mãos mesmo, pois é fácil perceber se não está sendo riscado com resíduos que ficam nos tecidos.

  50. Pingback: Como efetuar um polimento automotivo? | Car Care

  51. Claudio Burtet disse:

    Muito bom, lembrando sempre que a lavagem se faz de cima para baixo, até metade das portas, após Vc lava as caixas de ar (geralmente abaixo dos frisos, que são limitadores das sujeiras asfálticas) rodas e caixas de rodas são o último processo. Fazendo assim, Vc evita retornar partículas estranhas a superfície pintada e não irá ferir o brilho do seu carro.
    Beleza, Alex…
    Muito bom trababalho.
    Claudio Burtet – SALLESMAN/MEGUIAR’S-BRASIL

  52. Pingback: Sorteio: Kit de Lavagem. Participe! | Car Care

  53. Vartan disse:

    Alex,

    Eu tenho a toalha mágica para secar o carro so que eu notei que ela gruda muito no carro e nao da aquela “deslizada”. Será que isso é pq a toalha ainda é nova? so usei ela 4x para secar o meu carro. A primeiras impressões nao me agradou muito nao, to quase desistindo de usar ela e arriscar a compra da Toalha Water Magnet X2000 Meguiars. Vc tem alguma previsão quando essa toalha vai está disponível?

    • Vartan,
      Sim, isso é normal na Toalha Mágica e antes de usá-la pela primeira vez, correto é lavar com água morna e sabão neutro. Recomendo usar ela pra secar usando a técnica usado pelo SnowFlakes que é demonstrado neste video abaixo:

      Faça o teste e me diga se ela continua trancando.
      Sobre a Toalha Water Magnet Meguiars eu fiz a importação a 4 meses e deveria ter chegado, acredito estar chegando neste mês ou inicio de maio.
      Abraço

  54. Pingback: Como descontaminar a pintura do seu carro com Clay Bar? | Car Care

  55. carlos cunha disse:

    preciso de uma dica , tenho uma amiga que tem um corsa antiguinho azul met. e parachoques pretos (foram pretos um dia kkkk), agora estao quase brancos, preciso de um produto que realmente salve esses parachoques deixando novamente pretos. ja pasei alguns produtos , na hora fica lindo mas em alguns dias e algumas chuvas ja era. desde ja obrigado

    • Olá Carlos Cunha. Conheço 2 produtos que podem revitalizar que tem qualidade. Mister Massa da Original Shine e Renova Plásticos Ultimate Meguiars. Os 2 tem alta durabilidade e vão desgastando com o tempo mas não saem na primeira semana. Eu particularmente gosto do Mister Massa, num teste que eu fiz num plástico esbranquiçado, após 1 mês ele perdeu somente 50% do seu efeito.
      Abraço

  56. Pingback: Como cuidar da pintura do seu carro? | Car Care

  57. Nelson Mello Jr disse:

    Alex boa noite!
    Muito boa as suas dicas, essa maneira é usada pela maioria dos profissionais em detail no Brasil e exterior.
    Tenho uma dúvida?
    Se for usar uma máquina de alta pressão até pela economia de água que ela proporciona, qual seria a pressão correta, mais fraca, média ou bem forte ?
    Outra coisa usando a máquina poderíamos usá-la para lavar a luva sobre uma superfície limpa no lugar da água do balde B2 , ou estraga a luva?
    Parabéns , um grande abraço.

    • Olá Nelson, muito bom ver você por aqui =D
      Pode usar pressão média, e tente usar a pressão média-forte, se a máquina for muito forte, poderá riscar a superfície com a pressão. Outra, sempre use a pressão reto em cima da superfície, nunca de lado.
      Pode utilizar mas com pressão baixa porque se for alta pressão, irá estragar a luva mas eu não vejo vantagem pois o consumo de água para lavar a luva de microfibra será maior.
      Grande abraço

  58. Jackson P. Marques disse:

    Olá, Gostei muito do Blog, acho que todas dicas vem para nos ajudar a cuidar melhor de nossos carros e aprendemos também, pois as vezes lavamos nossos carros na casa e gostamos do que fizemos, mais não vemos os nossos erros grosseiros que tivemos com o carro por simples falta de atenção e de conhecimento, falo isso devido a falta de um equipamento certo para realizar o serviço e conhecimento para o mesmo. Equipamento seria todos produtos que levam o sucesso do serviço Bem Feito!

    Meus parabéns pela iniciativa!

  59. Caroline disse:

    Adorei o blog, adoro cuidar do meu carro e mantê-lo sempre lindo e em perfeitas condições mecânicas. Gostaria de propor alguns tópicos:
    – Quais os cuidados com direção hidráulica?
    – Quais os cuidados com o ar condicionado?
    – Como faço para não ser enganada por profissionais no que se refere à rotina correta de manutenção desses e outros itens?

  60. Marcelo Bevilaqua disse:

    Concordo e são mto boas as suas dicas, só que acho interesante começar a lavar o carro p baixo, pois quando for fazer ao contrário as gotas d agua que estão nas partes superiores que foram lavadas podem ir secando, por mais que esteja na sombra. Valeu até mais mto bom este blog.

    • Olá Marcelo. Vou discordar. Acontece que, quando vc começa a lavar de baixo para cima, vc irá impregnar a luva com sujeira muito pesada e esta sujeira não sairá totalmente no balde e vc irá riscar a pintura com esta sujeira que ficará impregnada na luva. No momento que irá lavar, vc verá que nas partes mais sujas, a remoção da sujeira da luva fica cada vez mais difícil.
      Abraço

      • igor burkowski disse:

        olá. Eu também gosto de realizar a pré lavagem (soltar a sujeira com limpa rodas, balde e pincel) por baixo (rodas, caixa de rodas, caixas de ar, bigodes, e grades) para depois iniciar o processo normal. Mas utilizo duas luvas, uma para a parte suja!!! e outra para a parte da lataria mais tranquila. Inclusive quando o cliente vê a troca de luvas ele elogia. Att Igor Speedwash.

  61. Pedro Tadeu Sassa disse:

    To de acordo, principalmente após ter feito um espelhamento é o correto senão acaba perdendo todo trabalho rapidinho…

  62. elson cabral disse:

    Excelente!!!! Realmente aprendi como lavar meu carro corretamente. Trabalho com flanelas de micro fibra e esta informacao será muito útil nas vendas delas.

  63. EDSON ROSA disse:

    Obrigado pela aula. Só preciso saber onde se adquire o pano de microfibra.
    Parabens
    Edson

  64. Jose Cardoso disse:

    Blog de vendedor, intenção única de fazer propaganda de uma loja.

    • igor burkowski disse:

      É por isso que o Brasil não vai para frente. Esses comentários deveriam ficar gardados para quem não aprecia o trabalho sério de um colega. Abraço

  65. Bruno disse:

    Muito boa a ideia do blog, estamos precisando de ideias como esta aqui no Brasil!
    Qual o melhor tipo de luva que indicam: esta da foto do tópico (com tentáculos), aquela da meguiars (wash mitt) ou pode ser aquelas de supermercado mesmo? Obrigado!

  66. Perfeito, lavo meu corolla assim e uso todos os produtos Meguiars desde shampoo luva de micro fibra, toalhas, flanelas, cera, acabamento final interno e externo e recomendo a todos que gostam de ter seu carro em estado de 0km …

  67. Beleza adorei a dica pos lavo carro a muito e sempre fica pelo agora sei como faço. Valeu a dica

  68. Germano disse:

    Muito bom! Eu tenho um carro preto e o uso da luva de microfibra e da toalha mágica são essenciais para não riscar o carro. Parabéns pelo blog pessoal, vou indicá-lo a muitos amigos.

  69. robertojr disse:

    Parabéns pela iniciativa, estavamos precisando de um blog com informações sobre limpeza e conservação automotiva. Sucesso.

  70. Cleusa Ladario disse:

    Perfeito, aprendei aqui hoje a maneira certa de lavar meu carro, obrigado

    • Kleber Custódio disse:

      Bom, agora que estou passando minha jóia para o meu pai, vou aproveitar e ensinar ele como continuar mantendo o presente sempre brilhando.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>