Clay Bar. Como descontaminar seu carro com Clay Bar (Argila)?

  

 

Clay Bar é um produto específico para remover contaminações, conhecido no mundo todo como Clay Bar e no Brasil é chamado também de argila.

Antes de explicar como descontaminar, vamos explicar o que é contaminação. 

Como usar Clay Bar - Descontaminando

O que é contaminação?

Contaminação são aquelas partículas (overspray (poeira de tinta), contaminação industrial, partícula de borracha de outros carros, etc) que ficam sobre o verniz e não saem na lavagem. Esta contaminação é facilmente identificada quando a superfície começa a ficar áspera e vai perdendo o seu brilho de acordo com a sua intensidade.

Esta contaminação surge quando um veículo fica exposto ao tempo e estas contaminações tendem a aparecer.

Como identificar a contaminação?

1. Primeiro lave o seu carro (de acordo com o tópico: Como lavar seu carro?) e depois o seque.
2. Após isso, utilize uma sacola plástica branca (de mercado mesmo) e coloque sua mão dentro da sacola (como se fosse uma luva).
3. Passe lentamente sobre a superfície. Se você escutar um chiado ou sentir a superfície áspera, isto é um sinal de que ela está contaminada e será necessário utilizar a Argila (Clay Bar) para efetuar a descontaminação.

Atualmente, em 95% dos casos é necessário descontaminar a superfície.

Neste tutorial vamos usar a Pasta Abrasiva 3M.

Como usar a Clay Bar?

Como usar Clay Bar - Moldar1. Pegue uma pequena parte da Clay Bar (de 200g você pode fazer 4 partes) e faça dela um molde sobre os 3 ou 4 dedos de sua mão (tirando o dedão).

2. Com a superfície limpa, seca, fria e na sombra, borrife um lubrificante (Quik Detailer Meguiars (embalagem vermelha, este contém silicone) ou Inspeção Final Meguiars (sem silicone) ou solução caseira (2ml (2 gotas) shampoo automotivo + 400ml de água) sobre uma parte da superfície (faça sempre por partes de aproximadamente 50x50cm).

Como usar Clay Bar - Descontaminando3. Após, utilize a Clay Bar com movimentos de vai-e-vem, fazendo uma leve pressão sobre a superfície.

4. Borrife novamente o lubrificante para não secar. Se você estiver passando a Clay Bar e notar que a Clay Bar começar a travar repentinamente, quer dizer que está faltando lubrificação. Caso falte lubrificante, a Clay Bar poderá riscar a superfície.

5. De partes em partes, verifique a argila (Clay bar) e veja a sujeira que fica Como usar Clay Bar - Contaminacao na Clay Bar
presa nela. Esta sujeira é a contaminação que estava sobre o verniz do seu veículo. Dobre a Clay Bar, deixando esta contaminação para a parte de dentro e molde novamente a argila (Clay bar), utilizando-a novamente.

6. Depois de ter feito o processo sobre a superfície, limpe-a com um pano de microfibra e veja o resultado. Caso perceba que ainda tenha contaminação, repita o processo.

Inscreva-se no canal da MiromiTV no Youtube e receba atualizações semanais:
http://www.youtube.com/channel/MiromiTV?sub_confirmation=1

 

Informação extra:

No início a Clay Bar vai parecer que está se agarrando a superfície (mesmo com a superfície bem lubrificada). Isso é normal e é um indicativo que a Clay Bar está fazendo o seu trabalho corretamente. Você perceberá que a superfície vai ficando mais lisa, menos resistente e assim, removendo a contaminação.

E agora, como guardo a Clay Bar?
Após efetuar o processo de descontaminação, dobre a Clay Bar e dê 2 borrifadas do lubrificante em cada lado. Agora sim ela está pronta para ser guardada no seu pote original, podendo usá-la novamente.

Além da pintura, onde mais posso usar a Clay Bar?
A Clay Bar pode ser aplicada em qualquer superfície, desde que seja rígida e não porosa. Podendo assim aplicar em: pinturas, vernizes, vidros, acrílicos, etc.

Cuidado
- Não deixe a Clay Bar cair no chão, caso isso aconteça, jogue-a no lixo e não a utilize mais. Isso porque a contaminação que está no chão irá se prender nela e mesmo você dobrando-a, poderá ter uma partícula de areia que poderá riscar a pintura, causando um enorme dano a pintura do seu carro.
– Clay Bar pode causar micro-riscos sobre a superfície, quanto mais contaminada a superfície, maior a chance se causá-los. Caso isso aconteça, utilize um polidor de média-leve abrasividade (Dupla Ação Meguiars, por exemplo) com um aplicador de espuma.

Com o tempo, a Clay Bar ficará contaminada e você verá que ela irá mudar de cor, devido a quantidade de contaminação. Quando perceber sua mudança de cor, descarte este pedaço pois esta contaminação poderá riscar a superfície.

Ok, removi as contaminações. Agora, o que eu faço?
Protega a superfície. Aplique uma cera de qualidade, como foi explicado no assunto sobre Como Cuidar da Pintura do seu Carro, que foi abordado no tópico anterior.

Caso ficou qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo.

Abraço

Clique aqui para enviar sua avaliação


Submit your review
* Required Field

giba.1969@hotmail.com

Mar 18, 2014 by Gilberto Correa

Valeu pelas dicas! Parabéns pela apresentação!!! Abrç!


ótimo

Jul 20, 2013 by Vagner Soares

Ceras Turtle wax para carro preto são boas e aquela Magic também da turtle para carro preto.


Obrigado pelas dicas. Valeu


Car Care , BR 5.0 5.0 2 2 Valeu pelas dicas! Parabéns pela apresentação!!! Abrç!

Sobre Alex Sandro Schmitt

Alex Sandro Schmitt, proprietário da www.miromi.com.br, loja virtual focada no comércio de produtos em estética automotiva. Fotógrafo nas horas vagas :)
Esta entrada foi publicada em Dicas e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

124 respostas a Clay Bar. Como descontaminar seu carro com Clay Bar (Argila)?

  1. walmor disse:

    Olá, meu carro, foi todo borrifado de tinta latex, consigo tirar com Clay Bar?
    Ou seria melhor fazer um espelhamento?
    Obrigado

    • Olá Walmor.
      A Clay Bar foi desenvolvida para esse tipo de situação e de muitas outras, porém há casos em que ela não resolve. Caso isso aconteça, ai sim partimos para outro processo mais agressivo.
      O polimento seria a ultima opção para resolver esse problema, pois você ainda pode tentar utilizar uma espátula plástica para remoção desses micro-pingos. Tenha cuidado para utilizar a espátula, pois ela pode danificar a pintura.

      Abraço.

  2. airton alves de souza disse:

    gostei muito

  3. junior disse:

    tipo passei ela no capo e quando terminei ele ficou todo manchado lubrificante que usei foi caseiro mesmo shampo auto+agua com borrifador e nao deixei secar o lubrificante nao sempre limpando com pano microfibra…

    Abraço

    • Borrifa agora o lubrificante caseiro na pintura e remova imediatamente com pano de microfibra e veja se sai. Provavelmente vai remover.
      Isso é marca da solução caseira. Como não se sabe o shampoo, se a água continha muito cloro e outros minerais, pode acontecer mas é raro.
      Faz o que expliquei acima e veja se sai.
      Abraço

  4. junior disse:

    ola passei a Clay Bar da 3m no meu carro da cor preta e machou o capo e algumas partes laterais gostaria de saber como resolver? E gostaria de saber se essas manchas sao devido a Clay Bar mesmo ? obrigado

    • Manchou como? Como você a utilizou? Ela não mancha, ela realmente limpa. Ela remove as sujidades, sem deixar resíduos. Utilizou com lubrificante?
      Clay Bar não causa manchas assim não. Pode ser o lubrificante que secou e você não removeu, mas é só pulverizar o lubrificante no local e limpar com pano microfibra.

      No aguardo

      Abraço

  5. Mauricio disse:

    A Clay Bar tira mancha de água?

    • Olá Mauricio

      Não, ela não remove manchas de água, já que essas manchas decorrem de chuva ácida e ela acabam corroendo levemente o verniz, depositando também no local os minerais da água. Só no polimento para remover tais manchas.

      Abraço

      • Mauricio disse:

        Não eu falo as manchas de aguá quando lava o carro e a aguá acaba secando na lataria ficando umas manchinhas circulares, ele tira essas mancha? ou tem algo melhor?

        • Essas manchas você tira borrifando um QD qualquer e removendo com pano microfibra. Só se for marca logo após a lavagem.
          A clay bar não tira essas marcas de água não, mesmo se for esse tipo. Quer dizer, vai sair porque vai ter o QD, mas é o QD que tira essas marcas.

  6. Mauricio disse:

    Posso usar o Meguiars Ultimate Quik Detailer como lubrificante?

    • Não é recomendado, pois ele contém silicone e pode dificultar a remoção da contaminação. Agora, vai funcionar? Vai sim, porém, além disso, vai contaminar a clay bar com silicone, podendo comprometer sua durabilidade. Por isso, recomendo somente lubrificantes específicos mesmo :)

  7. Pablo disse:

    Olá, estou com uma dúvida!

    Comprei esse produto para fazer polimento do meu carro: http://www.ricardoeletro.com.br/Produto/Politriz-Angular-1200W-GY-P-58125-Goodyear/1085-1098-1102-229006

    Lendo mais no site vi que você não indica esse tipo de produto para polimento, que pode prejudicar a pintura, que a melhor forma é manualmente mesmo.

    Eu ficaria dando polimento 1x ao mês!

    Devo cancelar a compra se ainda der tempo?

    Obrigado!

    • Olá Pablo

      É uma politriz pra hobista.
      Agora, não recomendo uma politriz pra quem não tem instrução de uso de um profissional capacitado, pois se não fizer isso, você vai remover muito verniz, desgastando a pintura, assim, a pintura irá ter menos proteção de verniz. Vai melhorar o brilho sim, mas para utilizar uma politriz, bom é ter auxilio de um profissional.
      No tópico, que posto o link logo abaixo, falo como efetuar um polimento, mas o que recomendo pra hobista, é Roto Orbital.

      Agora, se for efetuar um polimento, a recomendação que dou é, nada de polir me menos de 6 em 6 meses. Você vai estar removendo verniz sem necessidade.
      E nesses polimentos, verifique a situação e faça um polimento de acordo com a situação, buscando remover a menor quantidade de verniz possível.

      Espero ter lhe ajudado :)

      Abraço

      • Pablo disse:

        Obrigado pela resposta Alex,

        Fiz o pedido de cancelamento, tinha feito a compra minutos antes, espero que ainda dê tempo!

        Vou sofrer no braço mesmo então

        Me ajudou muito.

        Ganhou mais um membro do site pelo ótimo serviço prestado, continue assim e parabéns pelo site e suporte a comunidade!

        Abraço!

  8. Hugo Lopes disse:

    Alex, boa tarde! Vou fazer um polimento em meu carro, pretendo usar lixa 2000 ou 3000. Mesmo eu lixando é necessário o uso do clay bar antes?
    Abraços e Parabéns pelas dicas.

    • Boa tarde Hugo

      É importante descontaminar antes sim, porém, se lixar, a lixa também vai remover a contaminação mas quando é muita contaminação, a mesma faz com que o lixamento marque mais a pintura, deixando marcas mais profundas, dificultando o processo posterior de polimento. Sendo assim, recomendo descontaminar e depois lixar.

      Abraço

  9. Luis disse:

    Bom dia,
    Alex!

    Gostaria de uma orientação sua, pois comprei um veiculo novo. E percebi quando rodei com ele na estrada ficou com umas pintinhas pretas no para-choque e com um bichos que deixam manchas bem minúsculo. E o pior de tudo meu caro é branco como faço para remover?
    Site muito bom já deixei gravado nos meus favoritos.

    Um abração,

    • Olá Luis

      Esses bichinhos são insetos.
      Para remover, use um produto específico para esta função.

      Verifiquei mas está em falta o produto especifico para remoção desses insetos, porém, você pode usar o remover de piche da Sonax.
      http://www.miromi.com.br/sonax-spray-removedor-de-piche-tar-remover-300ml.html
      Ele faz bem o serviço também.

      E após ter removido os insetos, por favor, mantenha a pintura sempre protegida. E nos plásticos, use sempre um produto para plásticos, de preferência que seja 1 aplicação mensal.

      E quando notar novamente insetos na pintura e/ou plásticos, lave-o imediatamente.

      Qualquer dúvida, estou a disposição

      Abraço

  10. Eslon de Souza Ferreira disse:

    O alex…beleza? Ótimo trabalho que vc faz….uma dúvida: o WD 40, é aconselhavel usar para tirar manchas de óleo e pinche de asfalto que fica grudada na lataria lateral? Se não for aconselhável o que passar para remover essas manchas de óleo e pinche?

  11. pedro disse:

    Olá, amigo! Tenho um Sandero 2012-12 cor cinza acier (cinza escuro) e ele está praticamente todo pulverizado por tinta branca (pigmentos bem pequenos). Utilizando o processo da argila, pelo que vi, conseguirei retirar os resíduos de tinta, correto? Quais os processos devo utilizar para ter a pintura novinha de novo? Qual a sequencia correta a utilizar nesse caso? Falhei bastante na manutenção do mesmo, pois nesse um ano que tenho o carro ele foi encerado somente uma vez! Quero deixa-lo novinho! Ps: os vidros também tem tinta!

    Abraços e obrigado pela atenção!

  12. Lucas disse:

    Prezado, de quanto em quanto tempo (mais ou menos) precisamos aplicar a clay? Sei que pra identificar a necessidade de passar a clay, basta passar a mão na superfície e sentir se há aspereza. Mas geralmente o processo para a superficie ficar contaminada novamente demora quanto tempo? Abraço!

  13. Marcello disse:

    Tenho uma pajero sport preta e estava estacionada perto de um portão que estava sendo pintado de branco, a pintura ficou só um pouco contaminada por partículas de tinta, qual o processo e qual kit (lubrificante, removedor e cera) deveria comprar, lembrando que o carro é 2008 e preta?

  14. Jhonny disse:

    Ola alex,poderia dah uma ajuda?
    O meu carro apareceu com uns grãozinhos brancos muito pequenos no carro,parece um grãozinho de areia soh q eh micro, lavei com o shampoo nxt e passei apc perol e nao saiu, soh sai se passar a unha .Como faço pra tirar esses grãozinhos , dah pra tira com clay bar?
    Obrigado

  15. Rodrigo disse:

    Olá Alex, tudo bem? Comprei um carro 0Km na cor preta, ainda vou buscá-lo na concessionária.

    Minha pergunta é… mesmo o carro sendo zero eu posso aplicar cera nele, isso não prejudica seu verniz ou pintura?

    O trajeto que vou fazer da concessionária para minha casa vai ser suficiente para contaminar a pintura e eu ter que fazer descontaminação com ClayBar?

    Devo fazer descontaminação mesmo o carro sendo zero?

    Desculpe as perguntas mas já li todo o seu site e fiquei com essa dúvida, não entendo nada do assunto, mas seu site me ajudou muito além de ver que sua loja é bem completa onde posso encontrar produtos que não se vende em qualquer lugar.

    O que eu deveria fazer ao retirar o carro da concessionária?
    – Lavar com Shampoo Neutro (mesmo ele estando limpo?), comprei o 3M Auto Car Wash.
    – Fazer descontaminação com ClayBar mesmo o carro sendo 0Km (Qual ClayBar vc em indica com bom custo-beneficio)
    – Aplicar Cera (estava pensando em comprar a Cera Collinite 915).

    Nenhum desses produtos vão danificar minha pintura ou verniz?

    Não quero ser um escravo do meu carro mas gostaria de conserva-lo e mante-lo bem cuidado.

    Pode me ajudar com essas dúvidas? Desde já agradeço.

    • Claro, pode usar cera a vontade nele. A pintura tá curada já, porque a pintura já está curada totalmente.

      Para saber se está contaminada, lave o veículo e faça o teste informado na pintura. A maioria dos carros novos já tem contaminação, mesmo que seja leve, mas tem.

      Shampoo -> Car Wash 3M é top. Use com a Luva da Meguiars ou Pérola (mais barata e é muito boa)
      Descontaminação -> Clay 3M ou Clay Toalha Kers, as 2 são excelentes.
      Cera -> Collinite 915 em cor escura é a opção perfeita. É a cera que realmente dura na pintura.

      Não, nenhum vai danificar a pintura, pelo contrário, adicionar proteção e acabamento.

      Com esse processo, vai manter seu veículo brilhando e protegido :D

      Abraço

  16. Hugo Arraes disse:

    Alex, mais uma vez, muito bom artigo. Lá vou eu com mais algumas dúvidas (mesmo as outras, sobre cuidados com pinturas, não terem sido, ainda, respondidas :)). Vi no sítio da Miromi a Toalha Clay Bar Kers. As perguntas são as seguintes: A toalha é mais eficiente e segura que a argila? Parece ser melhor para manusear, né? Enquanto se está passando no veículo pode dobrá-la? Deve ser guardada aberta, não é? Pode usar um lubrificante quando do uso, como o QD/Showtime/Brilho Final/Solução caseira? E aquela Clay Bar Mágica, funciona, também, da mesma maneira? Qual o melhor custo/benefício, a argila ou a toalha ou a mágica? Pode passar o descontaminador em faróis, vidros, plásticos?

    Obrigado, mais uma vez, pela atenção.

    Abraço fraterno.

    • A toalha clay bar Kers é melhor e mais fácil de usar do que a argila clay bar tradicional. Só na hora de guardar, você deixa ela secar, com a borracha pra cima, e quando estiver totalmente seca, você a guarda dobrada.

      Sim, pode dobrar ela sem medo. Usa ela dobrada como que se fosse passar um pano na pintura. Sim, pode usar qualquer das soluções informadas acima. Sim funciona mesmo.
      E para limpá-la, basta lavá-la com água limpa, corrente.

      Pode usar nos faróis, vidros, plásticos lisos. Não use nos plásticos enrugados.

      Abraços :)

  17. Diego Rizzo Alonso Campano disse:

    olá comprei classic okm e o mesmo esta com poeira de tinta cor do carro é preta e ja poliu e não saiu com esse produto consigo tirar essa poeria de tinta e onde comprar e valores??obrigado

  18. Milton RQ disse:

    Alex,
    O Meguiar’s Remove Risco Scratch X 2.0 atua como a Cera NXT que apenas esconde os riscos ou realmente remove?

  19. Pingback: Kit Quik Clay Bar Meguiars – Remove contaminações

  20. Marcos disse:

    Retirei um automóvel 0 Km no último dia 22/03, mas ainda não apliquei nenhuma cera nele, o que desejo fazer em breve. Neste período já peguei trânsito pesado, chuva e estrada. A pintura esta agora está com aquela fina camada de poeira decorrente destes usos. Depois de lavá-lo para fazer a aplicação da cera, convêm aplicar antes o Clay Bar, mesmo o carro tendo pouco uso?

    • Olá Marcos

      É normal retirar o veículo da concessionária, 0 km, já contaminado. Eu comprei um HB 20 e retirei ele zero na concessionária e ele já tinha contaminação, marcas de pano e até marcas de lixamento :(
      Recomendado agora é:
      – Descontaminar
      – Encerar com cera de alta durabilidade

      E após, lavar sempre o veículo corretamente.

      Espero ter ajudado

      Abraço

  21. paulo henrique disse:

    Oi.. Eu ja vi varios polidores usar a massa abrasiva a seco sem qualqer
    Tipo de umidade e correto isso? Abraco

    • Não é seguro. O lubrificante serve para fazer o produto deslizar e principalmente, evita riscos, pois ele cria uma tensão superficial, evitando riscos. Se não utilizar nada, o produto vai ter atrito diretamente na superfície, podendo facilmente causar danos.

      Abraço

  22. Claudio disse:

    Ola Alex. Comprei um civic zero km em novembro e fizeram cristalizacao na concessionaria. Eu so vinha lavando sem cera conforme me orientaram. Mas de alguns dias pra ca percebi que a pintura estava aspera e sem brilho e parecia que tinha uns pontinhos quando se passava a mao. Lembrei que no estacionamento do meu servico, houve pintura das paredes e portoes. O que devo fazer para a pintura voltar a brilhar e ficar lisa?

  23. Já estava pensando em repintar meu carro que o vizinho “pintou” junto com sua cerca. Obrigado. Abraço

  24. Leonardo disse:

    Gostaria de saber se posso usar o clay-bar em farois

    Obrigado

  25. Habib Geara Filho disse:

    A Pintura de meu carro ,está com parates fôsca.A pintura é duco.Que produto,voçê mi aconselha para passar e tentar voltar o brilho.OBS;Moro em Juiz de Fora,M
    Caso possa mi mande respósta por e-mail.

  26. joao paulo fantin cardoso disse:

    boa noite . estou com um problemão. Eu to querendo montar um negocio direcionado na area de pintura automotiva. Onde vai ser feito desde a lavagem até polimento, recuperaçao da pintura, espelhamento, etc. E queria a sua opinião e seus consenho e indicaçao de produto e como usa.
    peço sua ajuda.

    • Olá João.

      Então, você está pedindo a receita do bolo. Na verdade a receita está indo atrás disso que você procura. Este blog é focado em estética automotiva e não em repintura e pintura. Agora, polimento, lavagem e tudo mais, você pode encontrar as informações tudo aqui. Basta ler os tópicos e principalmente os comentários. Assim você terá a resposta para muitas de suas dúvidas.

      Abraço

  27. Leandro disse:

    Esta clay bar e boa d+
    Meu carro preto estava todo cheio de tinta de alguma construcao, passe 4 horas com a clay bar no carro e removei tudo, sem deixar nenhum risco…
    Depois so tive que passar uma cera que o carro ficou novo…

  28. Rodrigo disse:

    Vou mandar pintar o capo do carro, e parachoques em breve, gostaria de saber em quanto tempo depois da pintura posso descontaminar, a pintura do carro? ou se faço o processo antes?

  29. Vanderlei Guerreiro disse:

    Olá Alex!
    Estou com uma dúvida tremenda cara.
    Caiu resina de árvore sobre a pintura do meu carro, e o pior em várias partes. Parece uma gosma ressecada de super bonder transparente mas não sai de jeito nenhum, nem pretendo forçar muito. Me indicaram remover com o produto Clay Bar.
    Tento esse mesmo ou existe outra solução, que tenha resultado melhor e mais confiável?
    Desde já te agradeço o retorno!

    • Com clay bar, gruda também.
      Pra remover, use um desengraxante ou querosene.
      Querosene remove mas não recomendo muito porque ele deixa resíduo na pintura, que faz com que a cera que será aplicada em cima não tenha durabilidade sobre o verniz.
      Abraço

  30. odair disse:

    Alex, este blog é de mais, fantástico.
    Qual a melhor maneira de se retirar manchas indesejáveis de partes preta, tais como para-choques, retrovisores, plásticos mesmo. Cuidando e isolando, sempre acaba respingando
    Agradeço
    Abraço

    • Odair, isso acontece no polimento?
      Bem, recomendo usar papel de empacotamento e fazer isolamento completo.

      Se o problema é quando passa a politriz por cima, então, está usando uma fita de baixa qualidade. Recomendo a Fita 233+ 18mm da 3M. Esta fita aguenta muito mais e vale a pena investir em uma fita melhor. Só o tempo que você ganha, fora o risco de causar um dano é muito menor.

      Abraço

      • odair disse:

        caro amigo Alex, para uma pintura que ficou muito tempo esposto ao relento e está em algus lugares o verniz está todo trincado, vc recomenda um re-pintura ou tem um jeito mais facil, ou polimento resolve. grato pela atenção
        seu blog é top,eheheheheh

  31. Rosana Rodrigues disse:

    Boa noite Alex! Acompanho seu site e lhe admiro muito! Sou uma pessoa curiosa e apaixonada por carro. Possuo um carro novo 2011 de cor preta e a pintura está com pouco brilho e alguns riscos de leve. Gostaria que me indicasse os produtos e sua utulização explicando o passo a passo. Quero um carro lindo brilhoso e protegido, pois dorme no sereno.

    Abraços,
    Rosana

    • Rosana,
      Manter um carro preto não é pra qualquer um. Você precisa se dedicar. Agora, vou lhe passar algumas dicas de como recuperar ele, onde, vou indicando outros tópicos do blog também.
      1. Como lavar seu veículo?
      Faça a lavagem de 2 baldes.

      2. Como descontaminar a pintura do seu carro com Clay Bar (Argila)?
      A descontaminação vai deixar a pintura lisinha e também, vai melhorar o brilho.

      3. Como efetuar um polimento automotivo?
      Neste caso, recomendo você utilizar o Ultimate Compound Meguiars com aplicador de espuma e trabalhar com movimentos circulares. Sinceramente, você vai sofrer, então, recomendo você adquirir uma Máquina Roto Orbital 500w da V8 Brasil, que não é tão cara assim. Você pode usar ela pra polir, encerar, remover cera.
      Se adquirir ela, recomendo usar o Composto Polidor Nissen na boina Laranja (que vem junto na orbital). Num teste que eu fiz numa pintura vermelha. A pintura estava acabada e em somente 1 processo, consegui zerar a pintura. Utilizei velocidade 5.
      A cor vermelha é danada como a cor preta, precisa de dedicação pra manter ela sempre perfeita.

      4. Como cuidar da pintura do seu carro?
      Agora vem a cera. Como seu carro fica no tempo direto, recomendo a Collinite 476S, que tem um grau de proteção muito elevado. Ela é fácil de aplicar. Aplica com aplicador de espuma, aguarda 1 minuto e já remove com pano de microfibra.

      Essas são minhas dicas, rápidas e objetivas.
      Existem muitos detalhes a mais que podem ser levados em conta mas é preciso facilitar, já que tudo indica que você não tem experiência nesse assunto.

      Se ficou qualquer dúvida, por favor, me avise, ok?

      Abraços

  32. Jessé disse:

    Boa tarde
    Alex
    Então cara meu carro pulverizou de tinta que o cara estava pintando um portão aqui na empresa com pistola e foi no meu carro…sendo que um é preto e outro é vermelho o vermelho foi oque mais atingiu o vidro ficou bem fosco ea pintura da pra ver bem a tinta sendo que a tinta é cinza eo carro preto da pra ver bem pouco a tinta cinza…ai queria saber o precedimento que posso fazer pra poder tirar essa tinta do carro….
    Um abraço

    • Recomendo utilizar Clay Bar 3M, que é agressiva e tem maior poder de remoção de pulverização. Não use a força, borrife bastante lubrificante e passe a Clay com leveza. Você sentirá que ela vai travar mas continue passando com leveza e sentirá que a superfície começará mais lisa. Quer dizer, que a contaminação está saindo.
      Não se esqueça de ir dobrando a clay bar e moldando novamente quando ela ficar suja.

      Abraço

  33. marinho lava jato disse:

    gostaria muito de ver um video completo de um polimento em um carro popular siena ,palio;enfim um carro com repintura,chuva ácida e com tinta na pintura e que realmente nessessitam de um polimento. pois carros de alto padrão só ficam na garagem…….

    • Você sabe o tempo que demora um polimento completo, certo? Por isso não terá video de polimento completo de um veículo e sim, partes de um polimento, demonstrações de produtos.
      Para essa finalidade, deverá ir atrás de cursos.

      Nos videos, usam veículos de alto padrão para chamar a atenção porque os processos e resultados serão muito parecidos (cada pintura é um resultado diferente).

      Em repintura, você usa primeiramente uma lixa P1200 ou P1500 para remover a casca de laranja, após recomendo usar lixa P2500 para refinar o lixamento, facilitando o polimento. Após, pode refinar ainda mais com a Trizact P3000, facilitando ainda mais o polimento. Só que, sempre que lixar, faça em sentidos de vai e vem. No momento que vai refinar um lixamento, faça o lixamento no sentido contrário do processo anterior. Exp.: Se lixou com P1200 e vez no sentido cima-baixo, quando usar a P2500, faça no sentido esquerda-direita, e pare de lixar quando as marcas de cima-baixo estiverem eliminadas.

      Abraço

      Abraço

  34. Odilon Santos disse:

    Alex,

    Os produtos abaixo são similares?

    1- Meguiars Tok Final Quik Detailer = Brilho Final 3M = Mothers California Gold Spray Wax;

    2- Meguiars Mirror Glaze Inspeção Final = Mothers California Gold Showtime;

    3- Se não forem equivalentes, qual a equivalência certa entre estas marcas?

    3- Todos podem ser usados para lubrificar o uso da Clay Bar, inclusive o Meguiars Ultimate Quik Detailer?

    Desculpe tantos posts e tantas perguntas, é que eu sou marinheiro de primeira viagem?

    Odilon.

    • 1. Tok Final e Brilho Final 3M são similares sim, como já respondi em outros 2 comentários seus. Na verdade, o Brilho Final 3M é mais parecido com o Inspeção Final Meguiars, já que é seguro para oficina. Mothers California Gold Spray Wax contém cera na formulação, serve para efetuar a manutenção do veículo. É parecido com o Ultimate Quik Wax, já que os 2 tem cera para manutenção. E o Ultimate Quik Detailer tem selante.

      2. São parecidos, são lubrificante os dois.

      3. Eles são iguais dá pra se dizer, função deles é a mesma, só os que são pra manutenção que são diferente. Desculpe mas pra que tantas dúvidas focadas somente em cima dos lubrificantes? Mas se ainda tiver, manda vê! ;)

      4. Não. Ultimate Quik Detailer não pode ser usado como lubrificante, pois ele prejudica a ação da Clay Bar na superfície. Contamina também a Clay Bar com selante.

      Abraço

  35. Odilon Santos disse:

    Oi Alex!
    Muito bom o seu blog, estou indicando ele e a sua loja para muitos amigos aqui de Recife. Já fiz um pedido de produtos usando as suas indicações e estou ansioso para usá-los.

    Sobre o tópico acima, vc indicou os produtos: Meguiars Tok Final Quik Detailer ou Meguiars Mirror Glaze Inspeção Final, como lubrificantes para usar com a Clay Bar. Perguntas:

    1- Para a função lubrificante + Clay Bar, vc tem preferência entre esses dois produtos indicados? Se tiver, favor explicar o por que?

    2- Fora o uso como lubrificante + Clay Bar, qual o uso principal desses dois produtos? Eles servem para a mesma coisa? Parece que um contém silicone e o outro não, qual a diferença no resultado?

    3- Para remoção daquela poeira fininha que aparece depois que lavou o carro, qual o melhor dos dois?

    4- Aqui em Recife quem vende produtos Meguiars não vende nenhum dos lubrificantes indicados, por isso tenho que comprar na Miromi, mas o frete não compensa para um pedido pequeno. A 3M possui algum produto similar desses produtos que vc indicou?

    Grato pela ajuda.

    • Olá Odilon

      Desculpe a demora em responder, hoje é que realmente consegui um tempo.

      1. Pra mim, os dois são iguais. Funcionam da mesma maneira, não cheguei a ver diferença dentre eles. Agora, acredito que o Tok Final (vermelho) tem um pouco de silicone, não podendo ser utilizado em oficina.

      2. O resultado utilizando eles é o mesmo.

      3. Os dois são bons.

      4. Sim, a 3M tem o Brilho Final, que também é excelente. Eu particularmente prefiro o da 3M porque é mais barato =)

      Abraço

  36. Lauro disse:

    Muito bom o site, vc está de parabéns… Pretendo comprar alguns produtos da Meguiars, mas estou com duvida.

    Tenho um carro preto metalico, a pintura dele está cheio do que vi que chamam de swirs, principalmente no sol…

    Minha duvida é, essa clay bar elimina esses swirls?

    Pelo que já li, estava pensando em fazer os seguintes processos:

    1- Clay bar, para descontaminar a superficie
    2- ultimate compound da meguiar pra tirar os swirls e pequenos riscos
    3- encerar com a NXT generation 2.0 pra proteger. Recomenda outra?

    Logicamente fazendo isso com o carro limpo rsrs. Esse processo está correto? ou somente o ultimate compound já descontamina a superficie?

    Fico com um pouco de receio de usar o ultimate compound pois a pintura do meu carro está brilhante, não tem perigo de riscar mais não né?

    Obrigado, e continue assim…

    • Não, clay bar não elimina as swirls não. Clay Bar vai remover a contaminação, sujeira que não sai na lavagem, que fica em cima do verniz. Swirls são pequenas marcas na pintura, que estão dentro do verniz.

      Perfeito seu processo.

      Ultimate Compound vai descontaminar mas é um assunto demorado pra explicar por aqui, já que a contaminação se mistura junto com o polidor e cria marcas na pintura. Então, faça a descontaminação e depois utilize o Ultimate Compound.

      Não. Ultimate Compound não vai riscar, pelo contrário, vai remover riscos.

      Abraço

  37. Marco disse:

    obrigado alex…

    parabéns pelo site!

    grande abraço!

  38. Continue trabalhando, ótimo trabalho!

  39. Marco disse:

    ultimate polish????

    (desculpe o numero de posts enviados)

    swirl x está esgotado na miromi.

    abração!

  40. Marco disse:

    swirl x??? nxt líquida???

    aBRAÇO

  41. Marco disse:

    olá alex……

    adquiri uma clay bar 3m hoje.
    li rapidamente o rotulo do produto e apliquei…..
    cometi o erro de fazer movimentos circulares!!!!! depois que me lembrei que se faz somente´´vai e vem´´…..meu carro é preto…..notei pequenos arranhados…..passei nxt 2.0 e ficou show…..porem axo que com tempo aparecerão denovo….o que me recomenda para passar em casa??? quando começarem a aparecer passar a nxt????………..ainda bem q apliquei somente em uma área pequena para testar (15cmx15cm)….estou com um certo medo! alguma cera ou lustrador mais duradouro?

    outra dúvida….passar cera 1 vez por mês é prejudicial a pintura?

    fiz assim….
    1-quick detailer
    2-clay bar
    3-microfibra
    4-nxt pasta
    5-quick detailer

    produtos que tenho em casa:
    quick detailer
    nxt 2.0 pasta
    elimina riscos 3m
    grand prix tradicional
    grand prix impermeabilizadora
    massa polir maxxi ruber no 2
    lava autos 3m shampoo

    grande abraço!

    • 1. Clay Bar 3M não risca se você não fizer força na hora de usá-la e não deixar faltar lubrificante.

      2. Quanto mais frequente for a aplicação de cera, melhor, isso não estraga a pintura não, pelo contrário, aumenta a proteção.

      3. Se usou a Clay de modo circular, como sabe que essas marcas são da clay? Podem ser marcas da lavagem e é mais fácil ser da lavagem do que da clay.

      4. Se quiser, pode usar a Massa de Polir da Maxi Rubber (eu acho ela muito abrasiva para essa função mas é o que você tem aí) com aplicador de espuma e tente remover as marcas que tem na pintura. Após, pode efetuar a aplicação da Cera NXT Meguiars.

      5. Protetor mais duradouro, somente Ceras da Collinite.

      Abraço

  42. André disse:

    esses micro-riscos que podem aparecer no carro em decorrencia da clay bar, o Dupla Ação Meguiars irá remove-los ou apenas mascara-los? digo isso aplicando manualmente, pois nao tenhu maquinas. e quais exemplos de outros produtos que posso utilizar para retirar esses micro-riscos manualmente?

  43. Bom Dia!!
    Alex;
    Quais são os problemas que uma pintura contaminada terá? Por que ouço muito: – Minha pintura está brilhando então está bom, mas na verdade a pintura está com aspereza e tem um certo brilho. A preoculpação para a descontaminação vem mais se tem pingos de tinta ou partículas pretas de fuligem na pintura.
    Percebi que a grande maioria dos carros que estam aspero o verniz racha ou descama tem alguma coisa a ver com a contaminação?
    Parabéns pelo blog e a iniciativa de expor o certo!!
    Muito Obrigado e Sucessos!!

    • Olá Rhodes

      Uma pintura contaminada é, sujeiras que ficam presas em cima do verniz, mesmo depois de lavar a superfície. Isto é, a superfície começa a ficar áspera por causa dessa contaminação e vai perdendo o brilho. Pode acontecer uma superfície sem riscos e totalmente contaminada e você ver a pintura e ela estar com acabamento de semi-brilho, eu já vi. Eu só descontaminei e efetuei um lustro depois, ficou perfeito.

      Sim, 90%, 95% dos carros estão contaminados, uns mais, outros menos. Se você ver que a pintura está áspera, pode descontaminar e ela vai ficar lisa novamente.

      Desculpe, não entendi o que quis dizer com “racha” ou “descama”. Refere a trincados? Se sim, isso é problema na pintura, pode ser que tenha massa plástica por baixo, se for repintura.

      Abraço

  44. Almir Medeiros disse:

    Alex, tenho basicamente mais duas dúvidas:

    Qual é o ponto certo em que eu tenho que dobrar a clay? Qual o nível de sujidade que eu tenho que ter na clay a ponto de enrolá-la?

    A segunda seria, em quantos pedaços proporcionalmente voce aconselharia eu dividir a clay 3M ?

    Obrigado mais uma vez.

    • Não existe um ponto certo. Quando notar que começa a sujar, você já vira. Não precisa esperar sujar bastante porque também, essa sujeira pode causar riscos na pintura.

      A Clay da 3M, de 200g pode fazer tranquilamente 4 pedaços.

      Abraço

  45. John Camarao disse:

    alex, comprei um carro usado e acho que o dono anterior nao sabia cuidar direito do carro, ele esta com as partes plasticas muito manchadas de cera, e o pneu do carro esta com uma cor bem estranha, ja passei varias vezes o silicone da 3m e nada da cor meio amarelada sair, minhas duvidas sao:

    1 – Que tipo de cera o dono anterior pode ter usado para deixar os plasticos do veiculo tao manchados assim? eu costumo usar a a car finish da 3m e mesmo quando a cera pega um pouco no plastico nao fica manchada assim, depois q eu removo com a flanela de microfibra fica um preto normal

    2 – qual o melhor pretinho que voce recomenda hoje no mercado?

    3 – como nao sei que ceras o dono anterior usava eu quero passar um produto que tire totalmente a cera velha para passar a nxt meguiars. O clay bar faz essa funcao?? se eu lavar com o shampoo grand prix e depois passar a clay bar, vou conseguir tirar 100% a cera velha?

    • 1. Questão de plásticos esbranquiçados por ceras que já estão a muitoooo tempo, é algo meio complicado, porque a cera chega a impregnar no plástico. O que pode ajudar é um Mister Massa ou um Renova Plásticos Meguiars, esses poderão ajudar mas digo, as manchas poderão voltar devido a essa cera antiga estar impregnada no plástico.

      2. Preto pra Pneu? Endurance da Meguiars, é caro mas é o melhor.

      3. Clay Bar não tira cera, somente tira a contaminação, aspereza que fica sobre o verniz. Para tirar cera antiga, somente lavando o carro várias e várias vezes. Recomendo é esquecer que existe cera antiga e aplicar a nova em cima, com o tempo a cera antiga vai sair, mesmo aplicando outra por cima, ela vai se desgastando e vai sair com o tempo. E depois vai ter somente a cera nova que você está aplicando.

      Abraço

  46. Almir Medeiros disse:

    Alex, gostaria de saber quantas vezes em média dá pra usar a clay bar, e se eu posso usá-la ainda que contaminada várias outras vezes, ou seja, quantos carros ela faz numa boa?
    E outra pergunta é, eu posso usar o Auto Brilho da 3M nessa solução? e o UQDetailler não é bom pra isso? Pq nesse caso eu só disponho destes dois produtos, ou seja, ou faço com estes, ou com a solução normal de shampoo.
    Obrigado.

    • Clay Bar pode ser usada várias e várias vezes, o momento certo de descartá-la é quando se nota que ela começa a mudar de cor e nota-se que tem muita sujeira impregnada nela, mesmo dobrando-a. Não tem uma base de carros porque se descontaminar 5 carros bem contaminados, ou 50 carros pouco contaminados, tudo depende.
      Auto Brilho pode ajudar a remover contaminação porque ele contém abrasivos mas eu sinceramente recomendo usar a Clay Bar para remoção de contaminantes.
      UQD é recomendado para proteção e brilho, não para lubrificante ou remoção de contaminações.
      Abraço

  47. Eduardo disse:

    No lugar do Meguiars Quik Detailer posso usar o 3M Perfect-It Brilho Final?
    E se fizer apenas a solução caseira, vou ter um resultado pior por causa disso?

    Meu carro é preto e além de estar contaminado está cheio daqueles micro-riscos que formam “círculos”, se aplicar apenas a clay + cera NXT o resultado será ruim?

    Obrigado!

    • Claro, pode usar o Brilho Final da 3M. Não, não terá mesmo resultado com uma solução caseira não e também a Clay endurece mais rapidamente com soluções caseiras, isso eu percebi.
      Não, não será ruim não. O que você vai estar fazendo, é remover outras coisas e esses microriscos vão ficar, na verdade, quando usar a Cera NXT você vai tapear todas essas marcas mas eles vão voltar de algumas lavagens. Essas marcas normalmente vem da lavagem incorreta do veículo e se resolve somente com um lustro caso é superficial.
      Abraço

    • Thiago disse:

      Alex, vi que você disse que o Brilho Final da 3M tem o mesmo objetivo do Tok Final Quik Detailer A3316 473ml Meguiars, certo? Existem diferenças entre eles? Você tem preferência por algum, ou ambos são bem parecidos? Pois o da 3M sai mais em conta.

      Abs,

      • Olá Thiago

        Na verdade, o Brilho Final 3M tem a mesma função que o Inspeção Final Meguiars, que é parecido com o Tok Final (ele contém silicone).
        O Brilho Final 3M é muito bom e pode pegar ele que vai dar conta do recado.

        Abraço

      • Thiago disse:

        Entendo. Mas pelo que li nas instruções do Brilho Final da 3M, utiliza-se o spray e remove com o pano. Nao eh utilizado o Clay nesse caso? Fiquei na duvida quanto a isso. Como deve ser feito o manuseio?
        Abs!

        • Olá Thiago

          O vendedor da 3M não sabia que dava pra usar o Brilho Final como lubrificante de Clay Bar kkkkkkkkkkkk. Eu mostrei pra ele que isso é possível e que é um excelente produto para esta função. No rótulo do produto não diz que pode ser usado como lubrificante de Clay mas ele é um excelente produto para esta função =)

          Utilização dele é igual como qualquer outro lubrificante, borrife na pintura, passe a claybar, remova com pano de microfibra.

          Abraço

          • Thiago disse:

            Show. Entendi. Se eu utilizá-lo sem o clay, ele não irá remover então o spray de tinta, etc, né? Só servirá para dar brilho. Correto? Então na falta do Quik Detailer, podemos utilizar o Brilho Final mesmo. É melhor que solução caseira, né?
            Abração Alex e mais uma vez, parabéns pelo site, pelo blog e pela competência!

          • Clay Bar remove contaminantes que está em cima do verniz. Dependendo do resíduo de tinta, ele remove sim. Clay Bar remove aquela aspereza que fica na pintura mesmo após lavada. Removendo essa contaminação, a superfície fica com mais brilho. Melhor o Brilho Final 3M que a solução caseira. Querendo ou não, a solução caseira vai resecando a Clay Bar com o tempo.

            Abraço

  48. Claudio Frasson disse:

    Alex , o que você pode me dizer sobre a clay magic line, é semelhante a clay da zaino ( policlay)?

    • Olá Claudio
      A Clay da Magic Line tem uma qualidade muito elevada, sendo da mesma clay de várias empresas. Assim como: Ricardos, Clay Magic, Billy e outras. Sim, sua qualidade é muito semelhante a clay da Zaino.
      Abraço

  49. Armando disse:

    Queria saber se há algum produto pra aplicar depois da lavagem, mas antes da clay bar que fosse um descontaminante mais suave e deixasse a coisa mais fácil pra clay bar.

    Qual sua opinião sobre desengraxantes?

    Uma vez usada a clay bar, vejo muitos produtos que dizem ajudar na descontaminação. São necessários?

    • Olá Armando
      Desengraxante é excelente para remover gorduras e sujeiras da pintura mais agressivas que talvez não saissem da pintura. Bom que é usar um desengraxante antes da cera ou uma pré-wax ou IPA, assim removendo todo o excesso de produto. Estive em Gramado/RS onde o Viny mostrou a aplicação do Clean Shot e o Aquartz + Xcelerator, removendo todo o excesso de produto que fica sobre a superfície antes da aplicação da proteção e lhe digo, é muita excesso de produto que pode ficar.
      Concerteza, Clay bar é fundamental. Se você passa a mão sobre a superfície após o carro lavado e sente uma aspereza, é a vez da Clay Bar.
      Abraço

  50. alexandre reis disse:

    boa tarde,amigo pesquisando entre um site e outro sobre esse mesmo assunto da clay bar, ja li a respeito de pessoas usando argila de vidraceiro com lubrificante devido a aparencia e consistência, em relação custo beneficio bem melhor né mas e claro tem coisa que não podemos ter medo de economizar queria saber sua opinião sobre….grand abraço..

    • Olá Alexandre
      Gostei de usa pergunta a respeito da massa de vidraceiro.
      Quem quiser usar, pode usar sem problemas, mas profissional que conhece os benefícios de uma clay bar de qualidade, não usa massa de vidraceiro.
      Massa de Vidraceiro deixa resíduos e marca facilmente a superfície. Após efetuar a descontaminação com ela, é necessário estar limpando a superfície, para remover os resíduos da Massa de Vidraceiro que ficam grudadas no veículo. Se quiser usar, nada contra mas pelo custo de uma Pasta Abrasiva 3M que rende uns 10 a 40 veículos (dependendo do estado de contaminação), o custo por carro ficará R$ 3,00 por carro (isso com grande contaminação) e se usar massa de vidraceiro terá que ficar limpando a superfície e ainda não vai fazer o serviço bem feito como a Pasta Abrasiva.
      Esta é a minha opinião a respeito.
      Abraço

  51. Pingback: Espelhamento 3M. Como efetuar um Espelhamento 3M? | Car Care

  52. Alex, primeiramente parabens pelo blog e pela excelente loja, a Miromi. Segundo, gostaria de saber se depois de fazer essa descontaminação, é necessário algum tipo de polimento, seja manual ou com politriz. Pergunto isso pois provavelmente meu carro está MUITO contaminado, sou amigo de um chapeador aki da cidade, e praticamente todo sabado estou na oficina dele, então é tinta, verniz e pulverização total pra todo lado. Adquiri a Paste Wax Tech 2.0 e tb a Cera de Carnauba da Meguiars, posso fazer esse procedimento em meu carro ? Decontaminação + Paste Wax Tech + Cera Carnauba ? Ou precisarei de um polimento depois da argila ?? Obrigado e grande abraço !!

    • Olá Carlos
      Vc deve descontaminar e depois analisar se é necessário polir. Se tiver riscos, marcas, sim, será necessário efetuar um polimento, de acordo com o tópico de Polimento abordado aqui na CarCare. Como lhe disse, terá que analisar a superfície após a descontaminação. Caso não haja necessidade, poderá aplicar diretamente o selante + cera. Se tiver marcas e aplicar diretamente a cera, elas irão mascarar os riscos mas com o tempo estes riscos voltarão.
      Abraço

      • Carlos disse:

        Pois eh Alex, dito e feito, fiz o procedimento de descontaminação em metade do capo do meu carro (cor prata), e surgiram aqueles micro risquinhos, os srwrils. Farei no resto do capo agora apenas para deixar com a aparencia igual, pois ta muito aspero, mas no resto do carro vou esperar até conseguir fazer um bom polimento. Abs !!

        • Carlos, esses micro riscos surgem quando, é feito pressão demais sobre a clay bar ou quando a superfície está realmente muito contaminada. No segundo caso, é difícil remover a contaminação sem causar estes micro-riscos. Você pode ter percebido que, mudou a cor do carro onde foi descontaminado e tem muito mais brilho que no local onde está contaminado. Agora para remover estes micro-riscos, efetuando um lustro vc removerá facilmente estes micro-riscos, já que realmente estas marcas são bem superficiais.
          Se tiver ainda dúvida, pergunte =)
          Abraço

  53. MARCELO LAVACAR disse:

    Parabens pelo blog e tb pela loja MIROMI, tenho comprado com ela e estou satisfeito com o atendimento e agilidade…
    P A R A B E N S

  54. Pingback: Como efetuar um polimento automotivo? | Car Care

  55. Jácson Antolini disse:

    Para lubrificar, posso utilizar o Ultimate quick detailer?

    grato.

  56. oziel melo de souza disse:

    parabéns pelo blog alex.

    irá esclarecer muitas duvidas sobre produtos e sua aplicaçao correta.

    vlw.

  57. Diogo Potz disse:

    Sei q não tem mto a ver com o tópico, porém gostaria de saber a diferença de polimento simples para polimento cristalizado.

    Abraços e continue com esse blog q é muito interessante!!

    • Olá Diogo.
      Vamos abordar este assunto de nomenclaturas que confundem muito a cabeça das pessoas em breve mas vou lhe adiantar aqui. Cristalização, Espelhamento, Polimento e por ai vai… O que existem são processos que são efetuados e cada profissional hoje usa um nome para determinar um processo e isso muda de profissional para profissional. Para um o Espelhamento é melhor que a Cristalização e para outro a Cristalização é melhor que o Espelhamento, o que importa mesmo é o que é realmente feito para obter tal resultado e proteção, isso é que importa. Isso muitas vezes acaba confundindo. Um polimento simples para um profissional normalmente é uma aplicação de Massa de Polir + Cera. Vai ficar um monte de marcas após lavagens. Cristalização é para ser um processo mais completo, com várias boinas e com uma aplicação de uma cera melhor. Mas normalmente Cristalização, Espelhamento, Diamantização, Polimento especializado ou sei lá o nome que quiser chamar, o nome não importa, o que realmente importa é o que o profissional vai fazer e como ele vai fazer isso, pois existem profissionais e profissionais. Tem gente que se diz o melhor mas na hora de ser seus serviços, os processos são todos mascarados e quando vai lavar, os riscos voltam. Bem, vou falar isso detalhadamente num outro tópico =)
      Abraço

  58. Ronaldo Lacerda disse:

    Ótima explicação. Eu já usava a Clay Bar e agora vou aperfeiçoar a técnica.
    Obrigado!

  59. Bom dia amigo! Parabéns pelo blog! Muito legal e útil!
    Gostaria de deixar minha opinião sobre o produto!
    Utilizo a mais ou menos 8 meses esse produto e a cada 2 meses tenho que passar na lataria do carro, já que onde moro tem muitas indústrias de ferro e fibra, essas impuressas acabam afetando diretamente a pintura do carro, bem como removo também as chuvas ácidas do vidro com esse produto.
    Recomendo a todos pois parece ser melhor que mandar polir, já que não altera em nada a característica do vernís do auto.
    Abraços
    Sidnei Rodrigues

  60. Onde encontrar este produto CLAY BAR ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>